Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Pedro Azevedo78Não quer levar o zedasilva consigo para a reunião?

    É parvo!
    O zedasilva tem muito amor aos dentes.
  2.  # 62

    Colocado por: zedasilva
    É parvo!
    O zedasilva tem muito amor aos dentes.

    :)
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 63

    Colocado por: JoelMNão tem de cumprir mas a temperatura desse piso vai.se propagar ao piso de cima a não ser que a laje que separa os pisos leve isolamento!

    esse isolamento é obrigatório
  4.  # 64

    Bom dia!

    Bom, eu e o meu marido reunimos em obra com o empreiteiro e o DT para melhores esclarecimentos. Houve algumas situações que eu tinha interpretado mal e fiquei agora esclarecida:

    - a única zona que vai estar subterrada é a da garagem, cerca de 40cm, mas vai levar dreno junto às fundações e as paredes vão ser impermeabilizadas;

    - a restante área do piso rés-ao-chão não vai estar subterrada;

    - o piso vai de facto levar caixa de brita, impermeabilização e isolamento. Ainda vai subir um pouco e o pé direito no projecto é só 240cm;


    Quanto à questão de nesse piso não ter capoto mas sim o revestimento em pedra a ideia actual será:

    -no piso de cima poderemos "puxar" as paredes 2cm para dentro Edit: aumentar 2cm ao capoto, relativamente ao inicialmente projectado, o que nos permite no piso de baixo trabalhar sem engrossar a casa Edit: o andar debaixo relativamente ao andar de cima;

    -no piso debaixo levar um revestimento de pedra gateada de 2cm, bloco, barramento, caixa de ar, wallmate gesso cartonado (acho que era esta a ordem, não confirmo). A decisão está adiada para dia 26 quando reunirmos com o Engenheiro da térmica e toda a equipa.

    Falei na ideia do amigo @Pedro Barradas que desaconselhou a caixa de ar e mencionou uma obra sua com parede dupla. Mencionei também a solução do amigo @fernandoFerreira porém, assim como o arquitecto, o empreiteiro disse que naquele piso bloco normal poderia seria melhor ao invés do bloco termino, de forma a estar mais protegido da humidade.
    Mais conclusões ficaram adiadas para a reunião com o engenheiro da térmica, onde terei de tomar uma decisão

    Face ao exposto pergunto, com o vosso conhecimento e experiência, qual das três soluções de isolamento é a mais indicada no meu caso? Ou haverá outra?
    Dia 26 tenho de tomar uma decisão e não quero ser mal aconselhada. Quero ir bem preparada.

    Grata pela ajuda.
  5.  # 65

    Colocado por: Pedro Azevedo78De onde é MargaridaOVaz?
    Não quer levar o zedasilva consigo para a reunião? O que gastar com ele acredite que vai poupar na obra...
    Concordam com este comentário:nunos7,zinna


    Sou de Braga.

    O meu marido pretendia levar à obra outro engenheiro civil e um fiscal para darem uma segunda opinião quanto à impermeabilização, está a pedir orçamentos porque temos um budget que não conseguimos esticar muito.
    O caro @zedasilva teria interesse e disponibilidade de se deslocar à obra e nos disponibilizar os seus serviços e dar o seu parecer quanto à impermeabilização?

    As sapatas, vigas de fundação e os pilares não foram impermeabilizados porque não estava previsto no projecto, você poderia dar-me uma segunda opinião quanto a isso e, se for necessário intervir, recomendar-me uma solução.
  6.  # 66

    Colocado por: MargaridaOVaz@zedasilva teria interesse e disponibilidade de se deslocar à obra

    Margarida, agradeço o contacto mas neste momento as nossa idas a Braga são muito esporádicas.
    Sendo nós de Aveiro certamente que não temos preços concorrenciais com os colegas da zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaOVaz
  7.  # 67

    Colocado por: MargaridaOVazvai levar dreno junto às fundações e as paredes vão ser impermeabilizadas

    O problema são esta zonas, duvido que vão retirar aquela terra para fazer o dreno e a impermeabilização
      sapatas.JPG
  8.  # 68

    Colocado por: zedasilva
    O problema são esta zonas, duvido que vão retirar aquela terra para fazer o dreno e a impermeabilização
      sapatas.JPG


    Correcto, não vão fazer isso.

    No piso leva brita e isolamento.
    Na lateral bloco para cima.

    Li aqui no fórum que uma tela pitonada poderia ajudar. Mas também li que andar a escavar naquelas zonas pode não ser boa ideia. Acho que esta questão da impermeabilização só mesmo vista em obra e muito bem pensada.

    O arquitecto e o empreiteiro dizem que não vai haver problemas, mas certamente ninguém me assina um documento de responsabilidade como o caro amigo sugeriu, e é por isso mesmo que eu e o meu marido queremos uma segunda opinião de um profissional que se desloque à obra, veja o que foi feito e o que está projectado.
  9.  # 69

    Colocado por: MargaridaOVazCorrecto, não vão fazer isso.

    Colocado por: MargaridaOVazO arquitecto e o empreiteiro dizem que não vai haver problemas,

    Se não tem aquela zona impermeabilizada como raio é que eles podem dizer isso?
    Eu até os percebo, como a zona não deve ser muito húmida, a haver humidades ascendentes será sempre fora do prazo de garantia, logo estão salvaguardados
  10.  # 70

    Colocado por: MargaridaOVaztambém li que andar a escavar naquelas zonas pode não ser boa ideia

    Depende de como foi feita a estrutura.
    Se a estrutura assentou em terreno firme, com os devidos cuidados é possível.
  11.  # 71

    Tenho perdido horas a ler aqui no fórum e cheguei a uma conclusão que fica para futuros DO:

    Está claro, neste momento, que não tenho total e completa confiança nos técnicos que contratei - estou agora a aperceber-me disso, depois de ter constatado que a impermeabilização deveria ter sido pensada e executada de outra forma.
    Hoje teria gasto mais dinheiro fosse com os técnicos do projecto ou o empreiteiro para poder estar completamente descansada sem perder horas e horas a estudar e a ler testemunhos.

    Mesmo com o arquitecto, houve questões que facilitamos, nomeadamente nos exteriores, layout da cozinha e layout da suite principal, porque fomos sempre numa de que depois "arrumávamos" as coisas à nossa maneira e até nos daria mais gosto sermos nós a decidir como queríamos, consoante as nossas vivenciais, ideias, experiências etc.
    Hoje tinha exigido mais do arquitecto, ou procurado outro, e teria deixado tudo definido desde inicio para depois não andar a perder horas e horas a pensar, a ler, a ver fotografias etc para idealizar os diferentes layouts.

    Quando aqui lia a dizerem para deixarem os desenhos para os técnicos, discordava, em parte, porque achava que eles tinham a técnica mas nós, DO's, é que íamos lá viver e as coisas tinham de estar à nossa maneira. Tem de haver um meio termo e quem tem de trabalhar nas soluções são eles, até porque foram pagos para isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  12.  # 72

    Margarida
    A obra tem caderno de encargos e/ou projeto de execução?
  13.  # 73

    Ambos, embora o caderno de encargos mas não esteja muito detalhado.
  14.  # 74

    Colocado por: MargaridaOVazAmbos,

    Sem qualquer compromisso.
    Se nos quiser enviar, poderemos dar uma vista de olhos na parte referente às impermeabilizações, de forma a perceber se ainda podem exigir alguma coisa
  15.  # 75

    Muito agradecida pela sua amabilidade, assim que chegar a casa e reunir isso envio-lhe para o seu email.
  16.  # 76

    Não querendo ser desmancha prazeres mas se as coisas forem como imagino, as hipóteses de poderem exigir alguma coisa talvez sejam reduzidas.
    Mas como disse só analisando
  17.  # 77

    Boa tarde caríssimos!

    Antes de mais quero agradecer ao caro zedasilva pela disponibilidade que demonstrou de forma atenciosa.

    Hoje de manhã tive reunião com os técnicos, que estava inicialmente prevista para o dia de amanhã.

    Quanto à impermeabilização o que vai ser feito é encher-se com uma camada de brita, inclusive as vigas de fundação; depois leva um plástico em cima; por fim XPS que vai reforçar a impermeabilização e vai também conferir um melhor isolamento.

    Nas vigas de fundação exteriores, como vai ter a brita, plástico e XPS, o bloco vai arrancar em cima dessa impermeabilização e em cima vai levar uma espuma PU, para o bloco não estar em contacto com a laje.


    Quanto ao isolamento da parede que quero revestir em pedra, vão ser pedidos orçamentos para duas soluções:

    1- colar o revestimento em pedra ao bloco de 20cm e fazer o isolamento pelo interior com uma parede dupla com bloco de 7cm, sem caixa de ar mas com 6cm de XPS;

    2- fazer na mesma capoto, colando depois a pedra. Aqui a ideia era fazer no chão uma espécie "plataforma" em cimento (de forma a alargar a viga de fundação), que também estaria impermeabilizada com a brita, plástico e XPS que vem do piso, será impermeabilizada onde está em contacto com a terra. Em cima dela a calha de arranque do capoto que assim aguenta mais o peso do revestimento em pedra que terá 2cm de espessura e 2.5m de altura. Adicionalmente também se pode "pregar" a pedra aos pilares para garantir que a mesma não cai.

    Também falei com o técnico da térmica sobre investir um pouco mais no isolamento em toda a casa e pedi orçamento para duas soluções diferentes:

    1- Em vez dos 6cm de capoto que estão previstos, passar a ter 8cm;

    2- Manter os 6cm de capoto mas as paredes interiores em vez de reboco/estocar, fazer uma parede de gesso cartonado que seja isolada com, por exemplo, XPS;

    Opiniões quanto às soluções apresentadas?

    Grata pela atenção.

    Nota: sempre que usei aspas foi por não me recordar do termo técnico que foi usado.
  18.  # 78

    Colocado por: MargaridaOVaz
    Quanto à impermeabilização o que vai ser feito é encher-se com uma camada de brita, inclusive as vigas de fundação; depois leva um plástico em cima; por fim XPS que vai reforçar a impermeabilização e vai também conferir um melhor isolamento.

    O plástico substitua por tela pitonada.
    Veja no projeto de termica se não necessita a apenas de xps junto ás paredes exteriores.
  19.  # 79

    Colocado por: zedasilvaVeja no projeto de termica se não necessita a apenas de xps junto ás paredes exteriores.

    o piso térreo não é habitação.
    de qualquer forma a meter, eu metia em toda a área
  20.  # 80

    Amigo @zedasilva, ainda não verifiquei o projecto da térmica, mas quem sugeriu esta solução foi o engenheiro da térmica, sei que inicialmente só estava previsto a caixa de brita e XPS.
    Claro que aplicar em toda a área o plástico e o XPS poderá ter uma boa dose do que aqui se chama "factor caganço" :)

    Até foi mencionado que ponto plástico e XPS poderia abdicar da brita e fazer o enchimento de outra forma mais barata. Vou aguardar os orçamentos:

    - VMC duplo fluxo e VMC normal onde a ideia é também fazer a ventilação no piso térreo;
    - ETICS 6cm e 8cm;
    - Os laços das paredes exteriores com gesso cartonado e XPS por dentro;
    - No piso térreo sistema ETICS com revestimento em pedra de 2cm;
    - No piso térreo parede dupla com XPS e sem caixa de ar onde a pedra é colada com argamassa;

    Nesta última solução eles queriam fazer com caixa de ar mas depois de ler aqui alguns comentários a dizer que a mesma pode ser mal executada e trazer problemas e foristas a recomendar abdicar da caixa de ar, acho que é isso que vou fazer, embora os técnicos quisessem a caixa de ar.
 
0.0315 seg. NEW