Iniciar sessão ou registar-se
    • vazp
    • 21 abril 2018

# 1

Boa tarde, peço um esclarecimento se possivel.

Moro num apartamento duplex com terraços no topo e quartos no piso inferior.
    Quando fui morar para esta casa, ao fim de 2 ou 3 meses comecei a ter problemas de saude que não tinha. Excluí muita coisa, desde vistoria completa a mofos, bolores, medi a humidade da casa com aparelhos e de humidades o problema foi excluido. A nivel de materiais à vista, não ha nada toxico, paredes de estuque, tintas pouco toxicas, pedra, azulejo, o normal. Ate que uns anos depois, ha cerca de dias, venho a saber que o isolamento termico nos terraços foi feito com poliuretano projectado e com tela de impermeabilizacao. Nos tectos veêm-se umas gotas amarelas, aqui e ali, sem explicacao. Raspei, foi para cultura e nao era bolor nem fungos. Um arquiteto amigo meu, disse-me por alto que estas espumas de poliuretano, em terraços e com o calor de verao acima de 35 graus, pode derreter a espuma e esta libertar gases. Fui investigar e de facto estas espumas largam gases e componentes volateis quando sujeitas a calor. Ate podem derreter e perder as suas caracteristicas.

Uma vez que esta espuma é composta tambem por isocianatos, pergunto ao forum ou a quem tenha conhecimento, se estes gases podem entrar em casa, pela laje de betao, considerando a porosidade e permeabilidade do betão. Todos os outros factores eventualmente toxicos foram excluidos. Este não foi visto mais cedo por nao se saber o que havia por baixo das lajetas do terraço.
    Existe algum debate sobre a toxicidade do poliuretano. É otimo termicamente e ate acusticamente mas acredito que os problemas de saude possam vir desta toxicidade a entrar em casa diariamente por via gasosa. Os sintomas sao dores de cabeça, falta de ar, tonturas, olhos vermelhos, sintomas a nivel de sistema nervoso, dores musculares, etc. Inexistentes antes de morar nessa casa. Os sintomas diarios sao parecidos aqueles que muitas pessoas sofrem se estiverem duas ou tres horas num centro comercial.
    Alguem sabe se estes poliuretanos sao proprios para terraços e se eventualmente com temperaturas altas, o isolamento possa derreter e libertar gases para dentro de casa? Para piorar a questao, uma tela de xisto de 4kilos foi colocada em cima do poliuretano, dificultando os gases de sairem para cima, para a atmosfera.
    Terei de destruir um terraço de 100m2 por causa disto?
    Nao sei o que fazer, obras ou vender a casa.
    Muito grato
  1.  # 2

Descobri há pouco tempo que o poliuretano é um material muito problemático.
    Todos os isolamentos à base de petróleo perdem as suas características com o tempo, agravando-se ainda com as condições a que está submetido: demasiado calor ou a luz do sol.
    O poliuretano, principalmente, com o fogo, liberta gases de alta toxicidade.
    Melhor consultar o LNEC para fazer uma avaliação mais apurada, nomeadamente este investigador: http://www.lnec.pt/edificios/pt/nucleo/nucleo-de-revestimentos-e-isolamentos/unidades-operativas-3/

Coloco ainda outra questão, o WIFI da sua casa não estará a afetar também a sua saúde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vazp
    • vazp
    • 24 abril 2018

# 3

Obrigado pelo esclarecimento e pelos links fornecidos.
    Em relação ao wifi, é algo que nunca me ocorreu. O local onde tenho o router é na sala e ao lado tenho um telefone sem fios. Nunca me debrucei sobre esta questão das frequencias wifi. Mas noutras casas tinha wifi e não tinha estes sintomas inexplicaveis e numerosos.

Ainda na questão sobre os eventuais gases libertados pelo poliuretano, haverá algum medidor de gases ou CO2 ou de compostos volateis, que possa ser usado para verificar este problema?
    Ou contratar uma empresa que faça estas medições de qualidade do ar? Já procurei mas não encontrei empresas viradas para este tipo de trabalho. Existem algumas mas só fazem para industrias, hospitais, escritorios,etc.
    Obrigado mais uma vez
  2.  # 4

Colocado por: vazpExistem algumas mas só fazem para industrias, hospitais, escritorios,etc.

Então fazem também a si, se lhes solicitar.
    Tem de monitorizar a qualidade do ar interior... empresas de auditoria energetica de grandes edificios tem capacidade tecnica para isso.

PS: duvido, mas duvido mesmo que o problema advenha do PU aplicado no terraço... pode haver outras causas, ambientais exteriores ao edifício, ou mesmo decorrentes de COV's, decorrente do mobiliário, por exemplo.
    Acho que deve contactar um alergologista e submeter-se a uma bateria de testes por forma a verificar quais as suas sensibilidades.
  3.  # 5

Também não explicou aqui quais os problemas de saude que começou a ter? quais são os sintomas? respiratórios, cutêaneos, ambos?

0.0125 seg. NEW