Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ****Aqui da para ver o betão em baixo das paredes , foram betonados troços de 50cm e no final foi feito o ensoleiramento , para solidificar a

    Obg pela dica esse betao e so na metade interior da parede ou e toda a parede.Essa soleira toda em betao ligada a esse betao sem haver pilares fico com uma casa mais solida
    Essas placas amarelas sao xps ou sao conferagem
  2.  # 22

    Colocado por: José BarnabéNão precisa deitar a casa abaixo. É um dos procedimentos comuns em reabilitação de fundações.
    Não seria melhor drenar o fundo dessa caixa + o perímetro exterior e deixar essa laje permeável em vez de anular a higroscopicidade com plásticos? Foi pena não ter optado por rebocos à base de argila.
    Só por curiosidade, tem aí 2 dimensões de adobes

    No exterior vai levar um dreno no interior tirei a terra em 40cm elevou a gravilha para drenar para o exterior por isso eu leigo acho que se fizer como o **** disse acho que a agua fica dentro e nao sai. Tenho lido no forum que e uma boa solucao para evitar a humidade e para o betao nao se misturar com a gravilha.
    As paredes nao tem pedra mas adobes em cima de tijolos burro em cima da terra
  3.  # 23

    Se a água ficar dentro e não sai e ainda por cima impermeabiliza o pavimento, a água vai subir pelas paredes e enfraquecer a resistência mecânica e térmica dos adobes, veja lá isso bem. É uma solução convencional p construção corrente. Para construção em terra não sei se é o melhor... Pode se que apareça aqui alguém que saiba. Vá pondo fotos.
  4.  # 24

    Colocado por: ****Um dreno fica exterior , aplicado no perímetro para drenar as fundações, assim como possíveis humidades existentes nessa zona das fundações , se fizer as fundações e complementar com um dreno isso é que era trabalho.

    Para que o projeto de estabilidade se nao estou a tocar nas paredes, esta casa ja tem mais de 100anos os antigos donos ja tem 90 e ja ca nasceram a unica intervencao foi a colocacao de um lintel a toda a volta e vigotas de cimento e telha.
  5.  # 25



    Você é que perguntou se não precisa de pilares , até os grandes castelos caíram um dia .

    Falei nos pilares pq o facto da sua dica servir para consolidar as fundacoes a soleira de betao so fica ligada a essa fundacao
    Quando ha catastrofes ate as pontes caem
    Obg
  6.  # 26

    Eu não punha esse plástico..

    Enchia isso com uns 15cm de brita e depois o XPS e piso em cima.

    Não vale a pena andar a inventar.. dá mais trabalho e com uma construção dessa idade, se não caiu e não mexer muito.
  7.  # 27

    Colocado por: SS1128Eu não punha esse plástico..

    Enchia isso com uns 15cm de brita e depois o XPS e piso em cima.

    Não vale a pena andar a inventar.. dá mais trabalho e com uma construção dessa idade, se não caiu e não mexer muito.

    Obg pela partecipacao a gravilha ja la esta com 25cm antes do xps tem que levar betao para ficar direito
  8.  # 28

    Colocado por: tomane
    Obg pela partecipacao a gravilha ja la esta com 25cm antes do xps tem que levar betao para ficar direito

    Nesse caso fazia uma massa fraca pra nivelar e depois XPS e piso final em cima..
    O plástico se vai for flutuante ponha por baixo do flutuante..
  9.  # 29

    Colocado por: ****

    não caiu não pode melhorar .


    Claro que pode, mas o trabalho/gasto que dá para a melhoria que trás..não me parece lógico..
  10.  # 30


    Colocado por: ****
    é assim que depois as aguas começam a entrar , a descalçar as paredes e no final , racham por tudo quanto é lado .

    Nao percebo o que escreveu a casa tem +100anos o chao era terra+capa cimento+alcatifa de plastico(era so humidade debaixo) e nao cai vai cair agora que tem gravilha para a agua passar melhor para o exterior
  11.  # 31

    é pena
  12.  # 32

    Colocado por: José Barnabéé pena

    E pena o que?
    Voce disse para nao usar o plastico e vai usalo numa remodelacao que esta a fazer"Remodelação do piso em edifício com mais de 100 anos" ou e diferente de lamina drenante
  13.  # 33

    Colocado por: ****...
      E0363ADA-6188-4A17-A251-D251C0221CC2.jpeg

    Boa noite se calhar tenho que usar a sua dica pq numa outra parte as fundacoes nao tem os tijolos por baixo dos adobes, estes estao em cima da terra e cacos.
    E dificil fazer como disse ****?
  14.  # 34

    Quem lhe pode dar uma boa ajuda com a construção em terra é a arquiteta Ana Antunes: https://www.facebook.com/anaperdigao.arq
  15.  # 35

    Boas anexo fotos para vossa analise
    Fiquem bem
      20190509_153311.jpg
  16.  # 36

    Outra
      20190509_153336.jpg
  17.  # 37

    Dias esses cortes sao feitos de fora a fora isto e do interior ate ao exterior na parede, coloco um taipal encostado a parede do lado de fora e outro dentro afastado para poder encher com o betao certo?
    O meu medo e depois encher o chao c/betao armado e este puxar a humidade da terra
  18.  # 38

    Colocado por: ****No lado de fora tenta não fazer buraco, normalmente se espessura dessas paredes forem 30 cm , abre aí 25cm , e assim sim não precisa de taipal exterior , uma tela pictonada ou uma manga plástica , resolve o seu medo das humidades ascendentes .

    As paredes tem 50/60, percebi, mas pelo interior o taipal tem que ficar afastado da parede para poder deitar o betao e tenho que fazer um furo no taipal para por 1 ou 2 ferros nos quais se ata a armadura da soleira.
    A manga plastica e posta por baixo do betao armado?
    Desculpe as perguntas mas sou um pseudotrolha
  19.  # 39

    Boa tarde Dias desculpe estar a fazer tantas perguntas.
    1-nao percebo o diametro do ferro que escreveu "10 11 15"?
    2-os troços nao deveriam ser de 50cm como indicou antes ou podem ser 100cm como esquema que enviou?
    3- nao vai haver ligacao nos ferros debaixo da parede? mas sim ligados na armadura do chao
    Anexo meu esquema c/o que percebi.mais uma vez obrigado pelo seu tempo
      20190515_152906.jpg
  20.  # 40

    Colocado por: ****Não consigo ver o seu desenho mas acho que é isto
      D35719D6-9683-475F-89AE-5201A09A4487.jpeg

    Mais uma vez obrigado o taipal ficara a 25cm da parede para poder encher o betao, quer dizer nao e necessario meter gravilha para drenar de dentro para fora.
    O dreno exterior sera feito como tinha previsto
 
0.0194 seg. NEW