Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber a vossa opinião! Os meus pais tem a casa penhorada por terem sido fiadores e na altura em que aconteceu não podemos fazer nada porque não tínhamos uma estabilidade financeira. A questão é a seguinte queremos saber se é possível que eles vendam a casa a nós, os filhos. É possível essa venda apesar da casa estar penhorada? Obrigada!
  2.  # 2

    Porque não doar em vez de vender?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  3.  # 3

    Desde já obrigada pela resposta.
    Doar sem ainda lhes pertencer na totalidade!? Como funciona isso da doação?
  4.  # 4

    Esqueça a doação, isso é um disparate, pode vender se o dinheiro da venda for suficiente para os seus pais pagarem a dívida que motivou a penhora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  5.  # 5

    > Como funciona isso da doação?

    Paga um imposto (acho que 10% do valor patrimonial).

    Com penhora sinceramente não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  6.  # 6

    Colocado por: Picaretapode vender se o dinheiro da venda for suficiente para os seus pais pagarem a dívida que motivou a penhora.

    Correcção....pode vender de qualquer maneira, mas vender sem retirar a hipoteca é mais um disparate....apenas gastar dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  7.  # 7

    Obrigada!Pois de facto, um dos agentes de execução da penhora afirmou que não poderiam vender a casa e acho que isso é um absurdo pois assim não podem pagar as suas dívidas. Vou tentar ver com um advogado e ver o melhor para que estes possam ficar salvaguardados na sua velhice!
  8.  # 8

    Porque é que pretendem vender a casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaPorque é que pretendem vender a casa?



    O que pretendemos saber e fazer era tentar nós, os filhos comprar a casa para pagar as dívidas sem que os meus pais tenham que sair de casa.
  10.  # 10

    Colocado por: SaravyO que pretendemos saber e fazer era tentar nós, os filhos comprar a casa para pagar as dívidas sem que os meus pais tenham que sair de casa.

    Não precisam de comprar a casa, dão o dinheiro aos pais para eles pagarem a dívida e cancelar a penhora, depois os pais fazem a doação da casa aos filhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Não precisam de comprar a casa, dão o dinheiro aos pais para eles pagarem a dívida e cancelar a penhora, depois os pais fazem a doação da casa aos filhos.


    Como o valor é elevado teríamos de fazer um crédito e dai a questão dessa possibilidade de comprarmos.
  12.  # 12

    E quem vai fazer crédito sobre uma casa penhorada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  13.  # 13

    Colocado por: SaravyComo o valor é elevado teríamos de fazer um crédito e dai a questão dessa possibilidade de comprarmos.

    Isso é possível, mas poderá não ser fácil. O banco empresta o dinheiro, mas no dia da escritura a penhora tem que ser cancelada, e a dívida que motivou a penhora é paga. Acho que deve falar nisto com o agente de execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  14.  # 14

    Colocado por: olvcpcvE quem vai fazer crédito sobre uma casa penhorada?

    Todos os dias os bancos emprestam dinheiro para comprar casas hipotecadas, julgo que com uma penhora é a mesma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  15.  # 15

    Vamos tentar entrar em contacto com o agente de execução e saber se é viável esta nossa proposta.
    Agradeço os vossos comentários e ajuda que me deram algumas luzes para saber por onde começar a agir.
  16.  # 16

    Houve um caso aqui no fórum em que a pessoa que licitou o bem penhorado em leilão não conseguiu comprar.Porque os filhos do casal com o bem penhorado, usando uma cláusula estipulada na lei, pagaram o mesmo que o licitante mais alto ia pagar pelo bem.
    Mas o ideal seria não terem que ir a leilão.Era pagar a dívida e ficarem com o bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: olvcpcv, Saravy
  17.  # 17

    Colocado por: PalhavaHouve um caso aqui no fórum em que a pessoa que licitou o bem penhorado em leilão não conseguiu comprar.Porque os filhos do casal com o bem penhorado, usando uma cláusula estipulada na lei, pagaram o mesmo que o licitante mais alto ia pagar pelo bem.
    Mas o ideal seria não terem que ir a leilão.Era pagar a dívida e ficarem com o bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:olvcpcv,Saravy


    Pois é mesmo o que queremos evitar. Comprar antes que queiram leiloar visto ter sido uma casa onde sempre viveram e construíram.
  18.  # 18

    Caro,

    Poder vender, até podem. Mas isso não extingue a penhora, nem tem qualquer efeito sobre a execução. Portanto, mesmo que vendam, o bem continuará penhorado e pode ser vendido coercivamente pelo Banco. Neste sentido, veja o artigo 819 do Código Civil:


    Artigo 819.º
    (Disposição ou oneração dos bens penhorados)
    Sem prejuízo das regras do registo, são inoponíveis em relação à execução os actos de disposição, oneração ou arrendamento dos bens penhorados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
  19.  # 19

    Na caderneta actualizada de um imóvel penhorado consta o processo de penhora e para quem (credores ou estado)reverte o bem...pelo que a escritura não será feita seguramente entre o comprador e a entidade penhorada.
  20.  # 20

    Colocado por: PalhavaNa caderneta actualizada de um imóvel penhorado consta o processo de penhora e para quem (credores ou estado)reverte o bem...pelo que a escritura não será feita seguramente entre o comprador e a entidade penhorada.

    Ou seja, nenhum cartório fará a escritura que pretendiam: directamente de pais para filhos.

    Podem tornar-se "fiéis depositários" e desincentivar potenciais compradores/licitantes...
    Já me aconteceu ligar telefonicamente para um fiel depositário que me disse:"vou exercer o direito de preferência!!!por favor não licite."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saravy
 
0.0140 seg. NEW