Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Recentemente ocorreu uma pequena catástrofe na minha casa. Tenho uma cave que a transformei em zona habitacional e tenho dois poços (um de águas pluviais e outro das residuais), com uma bomba submersível em cada a retirar a água. Num fim de semana prolongado saí uns dias com a família e quando cheguei tinha a cave inundada com cerca de 30 cm de água, resultando prejuízos avultados. Quando cheguei, o quadro eletrico tinha saltado e as bombas deixaram de bombear água.

    Neste momento, procuro uma solução para tal facto não voltar a suceder. Falaram-me num alarme que deixa informação no telefone, quando a luz vai a baixo; gerador que liga quando as bombas estão desligadas e até num sensor de água, etc...

    Na prática, não sei nem conheço exatamente nenhum sistema.

    Qual a melhor solução e que gastos não necessários?

    Agradeço a ajuda,

    Filipe
  2.  # 2

    Para evitar este tipo de riscos, deve-se colocar sempre mais que uma bomba em cada poço, a funcionar alternadamente, conforme a utilização, alguém falhou, quem projetou ou quem executou.

    Pode ter ainda uma fonte de energia auxiliar como uma UPS para a bomba funcionar x horas ou um gerador a gasóleo ou a gás.

    Se não for viável aplicar mais uma bomba ao lado da existente, poderá ter uma bomba suplentar para utilizar nestes casos, mas deve sempre ter uma fonte auxiliar de energia.

    E pode ter o alarme de nível, mas se estiver longe, deve ter alguém de confiança e robusto para fazer o trabalho por si.
  3.  # 3

    Você pode e deve melhorar o sistema, mas antes de mais deve esclarecer ao pormenor porque é que o quadro disparou. Se há defeito nas bombas ou na sua ligação de nada serve ter 3 sistemas de aviso, porque o importante é que as bombas trabalhem no auge da cheia.
  4.  # 4

    Clioll, Aparentemente o quadro desligou por motivos de muita trovoada, segundo a vizinhança.

    Htavares73, O que é uma UPS? Quanto custa colocar em funcionamento?

    Também pensei no gerador, mas para isso preciso de saber quando o quadro vai abaixo.

    Filipe
 
0.0064 seg. NEW