Iniciar sessão ou registar-se
    • JLC
    • 23 abril 2018

     # 1

    Agradecia ajuda para a seguinte questão.

    Estou em fase de renovação da minha cozinha. Esta renovação vai incluir a substituição do exaustor.

    Vivo no último piso de um prédio com 12 andares, com ventilação mecânica. O caudal da ventilação mecânica é reduzido.

    A empresa que está a montar a cozinha (face ao caudal da ventilação mecânica do prédio) aconselhou a compra de um exaustor com motor.

    O exaustor escolhido é da marca TEKA (com motor). Quando o fui escolher o exaustor, a pessoa que me atendeu aconselhou a que fosse acoplada ao exaustor uma electroválvula.

    Quando falei na electroválvula à empresa que está a tratar da renovação da cozinha, esta disse que a sugestão da electroválvula não fazia qualquer sentido.

    Confesso a minha total ignorância sobre o assunto e agradeço a ajuda sobre o mesmo,

    Obrigado
  1.  # 2

    Esqueça a electrovalvula. e compre o exaustor que gosta...
  2.  # 3

    qual seria a finalidade da eletrovalvula?
    • JLC
    • 24 abril 2018

     # 4

    2 finalidades:

    1ª) Eliminar (totalmente) as entradas de cheiro provenientes de outros andares (via coluna ventilação mecânica)

    2ª) Eliminar o ruído proveniente do funcionamento da ventilação mecânica do prédio
  3.  # 5

    Mas isso intercala uma simples valvula anti-retorno... não é preciso qq electro-valvula...
    http://www.sodeca.com/repositoryComponents//documentos/02_12_ValvulaAntiretorno.pdf
  4.  # 6

    uma coisa é uma eletrovalvula outra coisa é uma válvula antiretorno.
    Alguns exaustores já trazem válvula anti retorno simples
    • JLC
    • 24 abril 2018

     # 7

    Bom dia.

    Antes do mais obrigado pelo(s) feedback(s).

    São 2 os pontos da pessoa que defende a electroválvula:

    1ª) Desde o momento zero a electroválvulaé mais eficaz que a válvula antiretorno, pois "fecha" melhor que a válvula antiretorno

    2º) Com o tempo a cávlua antiretorno começa a deixar passar cheiros/ruído, o que não sucer com a electroválvula.

    Faz sentido esta explicação?

    Entretanto já houve quem me dissesse que esixtem exaustores que já vêem com electroválvulas incluídas. É verdade? se sim alguem pode indicar a marca/modelo?
    • zinna
    • 24 abril 2018 editado

     # 8

    Já vivi num edifício que tinha ventilação mecânica para exaustor e WC. Na altura houve pessoas que se queixaram de pouca extração..
    Foram verificar e tinha partido uma correia...
    Pode ser com o tempo o motor pode estar cansado...
    O exaustor do apartamento não tinha motor, tinha uma eletrovalvula que abria quando abria a tampa.
    Nunca tive problemas de extração, excepto quando avariou...
 
0.0126 seg. NEW