Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 27 abril 2018 editado

# 281

Colocado por: PaioClaro que queremos bem para os nossos filhos,
    tenho um com 8 anos, quando tiver na altura de ir para a universidade senão tiver possibilidades para o meter lá, que vou fazer??
    Concordam com este comentário:Alexluxx

O Paio está à espera que até lá saia a sorte grande? Ou está a fazer por isso?
    É que sao duas coisas bem diferentes.
    Ou acha que fazer uma casa numa vida chega? Ou é daqueles que diz " ah os meus pais nao me deram nada. Portanto o que eu deixar ao meu filho é sempre mais do que eu recebi!"
    Felizmente os meus pais para alem de me aguentarem a estudar ate ao fim do curso (univ. Publica), sempre me incentivaram a nunca desistir e aproveitar o esforço do trabalho deles.
    Estamos a trabalhar e a poupar para a educaçao do nosso filho hoje e para amanha.
    Não espero que ele seja médico, piloto, professor, politico, advogado, arquitecto, juiz ou engenheiro. Pode ser aquilo que ele quiser ou aquilo que ele aceitar que a vida lhe destine.
    Apenas espero que no fim seja um cidadão honesto, esforçado e grato.
    Como pai apenas desejo que ele seja feliz e que o esforço dos pais e a educação e valores que lhe transmitimos o ajudem a concretizar as ambiçoes dele.
    Se para isso for preciso abdicar de conforto, lazer e alguns sonhos egoistas, nao tenha duvida que o faremos.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgferr, jorgand, Anonimo1710, zeto, GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos
    • zeto
    • 8 setembro 2018

# 282

boas caros foristas, depois de me ausentar por uns tempos do Forum, regresso novamente a este local onde se aprende bastante, onde se tira opiniões,onde as vezes nos irritamos, onde nos rimos etc.
    como o próprio titulo diz em relação a "viver em portugal com 1000/1200€/mês"
    cheguei a uma conclusão final, foram anos de duvidas,ansiedade, foram 2300 comentários, onde cada um tinha uma opinião diferente,membros que se chatearam com o tópico e o abandonaram, até alguns deles ficaram sentidos comigo (aqui peço desculpa por algo),,,
    Pois felizmente já regressei a portugal defenitivamente depois de 28 anos fora,
    para poder dar um resumo nos meus gastos mensais, "em especial para o forum da casa" notei ao cêntimo estes dois mêses todos os gastos que tive, para assim poder-vos dar valores,, cheguei á conclusão que vou precisar de 1500€ mensais,
    a todos os que participaram neste tópico um muito obrigado,,
    desejo- vos o dobro aquilo que vós me desejares a mim
    um bem haja a todos
    Zeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  1.  # 283

Por 300 paus de diferença arranja um part time de algo que até faça por gosto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
    • zeto
    • 9 setembro 2018

# 284

Colocado por: jorgferrPor 300 paus de diferença arranja um part time de algo que até faça por gosto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

Sim claro, tenho de passar o tempo com alguma coisa, ou até voluntário de algo
  2.  # 285

Porra! Precisa de 1500€ para viver em Portugal ?! Bem lixada estava a maioria das famílias portuguesas se precisassem de 1500€ para viver.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 286

Pode viver perfeitamente,se não tem filhos a estudar i uma hipoteca.
  4.  # 287

Olá,

Para contribuir para o tópico, vivo em Lisboa, Benfica, com a minha companheira:
    Tenho uma renda mensal de 225€;
    Pago 7,5€ de água e 15€ de luz+gás;
    Gasto 75€/mês em alimentação;
    Hobbies eletronica/informatica que me levam facilmente 50€/mes

Todos estes gastos são por pessoa.
    E não tenho mais nenhum custo fixo. Ainda este ano vendi o meu carro e comprei uma trotinete eléctrica para me deslocar (custou 400€, dá 30km/h, autonomia de 30km. Carrego no trabalho), pelo que agora os meus custos em transporte são 0€. Demoro 8min a chegar ao trabalho.

Como vêm, dá para viver, para 1 pessoa, sem perder qualidade de vida, no centro de Lisboa, por nem 400€/mês.

Para terem noção, trabalho por conta de outrem. Não ganho muito, certamente estou abaixo da média nacional.
    Ainda assim, em 2017 tive uma poupança média mensal de 1094€/mês.
    Em 2018, tenho poupado, em média, até 31 de Agosto, 1175€/mês. Relembro que isto são 12 meses, quando na verdade nós ganhamos 14.

Controlo todos os meus gastos ao pormenor, penso que auditar as próprias contas é o principal fator que leva a poupança.

Em breve vou mudar de casa, para a zona de Queluz, sendo que prevejo que os meus custos mensais baixem cerca de 100€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto, Tjda
  5.  # 288

Colocado por: migasllOlá,

Para contribuir para o tópico, vivo em Lisboa, Benfica, com a minha companheira:
    Tenho uma renda mensal de 225€;
    Pago 7,5€ de água e 15€ de luz+gás;
    Gasto 75€/mês em alimentação;
    Hobbies eletronica/informatica que me levam facilmente 50€/mes

Todos estes gastos são por pessoa.
    E não tenho mais nenhum custo fixo. Ainda este ano vendi o meu carro e comprei uma trotinete eléctrica para me deslocar (custou 400€, dá 30km/h, autonomia de 30km. Carrego no trabalho), pelo que agora os meus custos em transporte são 0€. Demoro 8min a chegar ao trabalho.

Como vêm, dá para viver, para 1 pessoa, sem perder qualidade de vida, no centro de Lisboa, por nem 400€/mês.

Para terem noção, trabalho por conta de outrem. Não ganho muito, certamente estou abaixo da média nacional.
    Ainda assim, em 2017 tive uma poupança média mensal de 1094€/mês.
    Em 2018, tenho poupado, em média, até 31 de Agosto, 1175€/mês. Relembro que isto são 12 meses, quando na verdade nós ganhamos 14.

Controlo todos os meus gastos ao pormenor, penso que auditar as próprias contas é o principal fator que leva a poupança.

Em breve vou mudar de casa, para a zona de Queluz, sendo que prevejo que os meus custos mensais baixem cerca de 100€.
    Ainda que você seja poupadinho se for em casal com dois filhos da 400*4=1600 euros. Tendo filhos da jeito ter um carro, lá se vai a poupança da tratineta
  6.  # 289

Isso ja é mais sobreviver, raio de vida a viver com tudo contado ao cêntimo... Nao conseguia viver de forma tão racional refém do dinheiro...
    Concordam com este comentário: Picareta, Sabrina, jorgferr
  7.  # 290

Colocado por: migasllEm breve vou mudar de casa, para a zona de Queluz, sendo que prevejo que os meus custos mensais baixem cerca de 100€.

Com a situação que relata, o que é que o leva a querer mudar a residência de Benfica para Queluz ??!!!!
  8.  # 291

Colocado por: McKeinPorra! Precisa de 1500€ para viver em Portugal ?! Bem lixada estava a maioria das famílias portuguesas se precisassem de 1500€ para viver.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Esses sobrevivem!
    • eu
    • 9 setembro 2018 editado

# 292

Colocado por: migasllGasto 75€/mês em alimentação;

Não sei como conseguem... isso dá 2,5 € por dia.

Cá em casa somos 4 e raramente gastamos menos de 600 euros (os 4) em alimentação. E nos meses em que cometemos a loucura (!!!) de almoçar várias vezes no restaurante, então nem vos digo...
  9.  # 293

Colocado por: euNão sei como conseguem

Massa com massa .... mas pouca.
    • zeto
    • 9 setembro 2018

# 294

Colocado por: McKeinPorra! Precisa de 1500€ para viver em Portugal ?! Bem lixada estava a maioria das famílias portuguesas se precisassem de 1500€ para viver.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Atenção ainda não tenho filhos, mas mesmo que vá ter, esses 1500€ vão ter de chegar, é obvio que neste momento vivo bem sem filhos, logo que os tenha, vou ter de alterar os gastos, na alimentação estou a gastar + - 100€ semanal para dois.
    aqui envio os meus gastos mensais, para 3 adultos

Alimentação,produtos limpeza, bebidas/mês = 600

Pacote internet, phone, tv, tlm/mês= 80

Luz edp/mês=100

Seguro casa/mês=20

Seguros carros /motas mês=50

Seguro saude/mês=100

Gasolinas/mês=100

Lenha/pelletes aqc/mês= 100

imi/mês=40

Serviços carros/motas mês=25

Inspeções carros/mês=8

Selos imp. circulação/mês=16

consultas/taxas muder. medicamentos=60

Taxas lixo= 6

outras despesas, extras, comer fora/mês= 195

Total 1500
    • emad
    • 9 setembro 2018 editado

# 295

Colocado por: zeto
    Atenção ainda não tenho filhos, mas mesmo que vá ter, esses 1500€ vão ter de chegar, é obvio que neste momento vivo bem sem filhos, logo que os tenha, vou ter de alterar os gastos, na alimentação estou a gastar + - 100€ semanal para dois.
    aqui envio os meus gastos mensais, para 3 adultos
    Alimentação,produtos limpeza, bebidas/mês = 600
    Pacote internet, phone, tv, tlm/mês= 80
    Luz edp/mês=100
    Seguro casa/mês=20
    Seguros carros /motas mês=50
    Seguro saude/mês=100
    Gasolinas/mês=100
    Lenha/pelletes aqc/mês= 100
    imi/mês=40
    Serviços carros/motas mês=25
    Inspeções carros/mês=8
    Selos imp. circulação/mês=16
    consultas/taxas muder. medicamentos=60
    Taxas lixo= 6
    outras despesas, extras, comer fora/mês= 195
    Total 1500

Se tirar o pacote de tv, seguro de saúde, seguro da casa, despesas extra, poupa quase 400€. Afinal isso bem espremido ja da 1100€. E acho que se tirar à boca isso ainda desce para 1000€.
    Acho que anda para aí uma obcessaozita com isto.
    Nao percebo como alguem que diz à boca cheia que construiu um casarao sem olhar a despesas venha para aqui passar agora uma imagem de sacrifício orçamental mensal porque decide regressar a portugal.
    Concordam com este comentário: zeto, desofiapedro
  10.  # 296

Boa Tarde. Um tópico que estava lá atrás e que passados 4 anos, as coisas estão literalmente diferentes. Hoje esses mesmos 1200/1500€ nunca foram tão "insuficientes" para um casal com ou sem filho(s)para habitação, alimentação, serviços, transporte. Cumps
    • zeto
    • 16 abril 2022

# 297

Colocado por: socioBoa Tarde. Um tópico que estava lá atrás e que passados 4 anos, as coisas estão literalmente diferentes. Hoje esses mesmos 1200/1500€ nunca foram tão "insuficientes" para um casal com ou sem filho(s)para habitação, alimentação, serviços, transporte. Cumps
    Sim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.
  11.  # 298

Colocado por: zetoSim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.
    Se nao pagar casa... se a esses 1200 tirar 400 ou 500 para casa ja a porca torce o rabo.
    Concordam com este comentário: zeto
  12.  # 299

Mas 1200€ é o vencimento de um casal a ganhar o ordenado mínimo cada um, isso é o pão nosso de cada dia, de milhares de famílias em Portugal.
    Uns gerem melhor o que ganham, outros nem por isso.
    •  
      GMCQ
    • 16 abril 2022

# 300

Colocado por: zetoSim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.
    1200€ por pessoa 1200x2 (casal), ou apenas e só apenas 1200€ de rendimentos a entrar em casa? Estou confuso homem... 😂😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaomgf

0.0658 seg. NEW