Colocado por: PaioClaro que queremos bem para os nossos filhos,
tenho um com 8 anos, quando tiver na altura de ir para a universidade senão tiver possibilidades para o meter lá, que vou fazer??
Colocado por: jorgferrPor 300 paus de diferença arranja um part time de algo que até faça por gosto :)
Colocado por: migasllOlá,Ainda que você seja poupadinho se for em casal com dois filhos da 400*4=1600 euros. Tendo filhos da jeito ter um carro, lá se vai a poupança da tratineta
Para contribuir para o tópico, vivo em Lisboa, Benfica, com a minha companheira:
Tenho uma renda mensal de 225€;
Pago 7,5€ de água e 15€ de luz+gás;
Gasto 75€/mês em alimentação;
Hobbies eletronica/informatica que me levam facilmente 50€/mes
Todos estes gastos são por pessoa.
E não tenho mais nenhum custo fixo. Ainda este ano vendi o meu carro e comprei uma trotinete eléctrica para me deslocar (custou 400€, dá 30km/h, autonomia de 30km. Carrego no trabalho), pelo que agora os meus custos em transporte são 0€. Demoro 8min a chegar ao trabalho.
Como vêm, dá para viver, para 1 pessoa, sem perder qualidade de vida, no centro de Lisboa, por nem 400€/mês.
Para terem noção, trabalho por conta de outrem. Não ganho muito, certamente estou abaixo da média nacional.
Ainda assim, em 2017 tive uma poupança média mensal de 1094€/mês.
Em 2018, tenho poupado, em média, até 31 de Agosto, 1175€/mês. Relembro que isto são 12 meses, quando na verdade nós ganhamos 14.
Controlo todos os meus gastos ao pormenor, penso que auditar as próprias contas é o principal fator que leva a poupança.
Em breve vou mudar de casa, para a zona de Queluz, sendo que prevejo que os meus custos mensais baixem cerca de 100€.
Colocado por: migasllEm breve vou mudar de casa, para a zona de Queluz, sendo que prevejo que os meus custos mensais baixem cerca de 100€.
Colocado por: McKeinPorra! Precisa de 1500€ para viver em Portugal ?! Bem lixada estava a maioria das famílias portuguesas se precisassem de 1500€ para viver.
Colocado por: migasllGasto 75€/mês em alimentação;
Colocado por: euNão sei como conseguem
Colocado por: McKeinPorra! Precisa de 1500€ para viver em Portugal ?! Bem lixada estava a maioria das famílias portuguesas se precisassem de 1500€ para viver.
Colocado por: zeto
Atenção ainda não tenho filhos, mas mesmo que vá ter, esses 1500€ vão ter de chegar, é obvio que neste momento vivo bem sem filhos, logo que os tenha, vou ter de alterar os gastos, na alimentação estou a gastar + - 100€ semanal para dois.
aqui envio os meus gastos mensais, para 3 adultos
Alimentação,produtos limpeza, bebidas/mês = 600
Pacote internet, phone, tv, tlm/mês= 80
Luz edp/mês=100
Seguro casa/mês=20
Seguros carros /motas mês=50
Seguro saude/mês=100
Gasolinas/mês=100
Lenha/pelletes aqc/mês= 100
imi/mês=40
Serviços carros/motas mês=25
Inspeções carros/mês=8
Selos imp. circulação/mês=16
consultas/taxas muder. medicamentos=60
Taxas lixo= 6
outras despesas, extras, comer fora/mês= 195
Total 1500
Colocado por: socioBoa Tarde. Um tópico que estava lá atrás e que passados 4 anos, as coisas estão literalmente diferentes. Hoje esses mesmos 1200/1500€ nunca foram tão "insuficientes" para um casal com ou sem filho(s)para habitação, alimentação, serviços, transporte. CumpsSim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.
Colocado por: zetoSim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.Se nao pagar casa... se a esses 1200 tirar 400 ou 500 para casa ja a porca torce o rabo.
Colocado por: zetoSim está tudo mais caro, mas continuo ateimar que 1200€ Chega para viver em Portugal para um casal com um filho sem grandes luxos claro.1200€ por pessoa 1200x2 (casal), ou apenas e só apenas 1200€ de rendimentos a entrar em casa? Estou confuso homem... 😂😂