Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: BigmouseTenho um deles com seguro contra todos os riscos.

Eu também tinha um assim. Desisti até porque as condições da franquia dificilmente compensaria o custo. Pegando o exemplo do farol, tendo o carro +10 anos, a propria seguradora pode recusar meter de origem, caindo por terra essa vantagem.

Colocado por: Bigmouseesta é fácil de compreender. Mulheres.

Mulheres, no plural? Assim compreendo! A minha gasta uns 60€ por ano. Basicamente leva 2 cortes.

Colocado por: DR1982Voce tem filhos?

Porquê, quer me vender algum dos seus?

Nem quando estava na zona de Paris há 5 anos atrás gastava isso. E eramos 4 bocas a alimentar.

Gastar 5 mil por ano em supermercado com a desculpa que temos filhos é absurdo. Mal das pessoas em Portugal se isso assim fosse.

Por essa lógica então quem ganha o salário mínimo não podia ter filhos. Estava tudo condenado a morrer só e abandonado.

Roupa é passada de irmãos para primos e sobrinhos etc. A que não foi transmitida, os avós fizeram questão de encher o guarda roupa sem termos pedido nada - um pouco sorte, admito.
    Depois existem sempre familiares próximos que lá trazem uma peça de roupa de vez em quando. Também compro roupa usada e não tenho problema nenhum, diria 90% da roupa comprada é nestes termos.

Brinquedos muitos deles também podem ser transmitidos. Os que não forem transmitidos, são comprados em 2ª mão. Muitas das vezes com a agradável surpresa de ter ainda as etiquetas. Os últimos que comprei foram todos assim.

Papas/comidas, não compro - é tudo caseiro. Carregadas de açucar e produtos de merd*, não obrigado. Maior parte dos pais não vem os ingredientes, eu vejo. Só por ai poupa-se imenso.

A única coisa que realmente custa dinheiro que não podemos evitar é as fraldas. Mas isso existem inúmeros sites onde se compra directamente à fábrica e por vezes com promoção de enfiar as dodots a um canto (Little Big Change, Tamboor, Les Petits Culottes, etc). Toalhitas húmidas é comprar em lotes de 1000 na Amazon ou outra idêntica. Ainda na semana passada havia uma muito boa na amazon espanhola.

moral da historia: Nunca comprar produtos de puericultura nos supermercados. Nunca.

A grande fatia corrente das minhas despesas no supermercado é com detergentes/limpeza e com os produtos de origem animal: carne, peixe e produtos transformados, etc. Desde que comecei a cortar nestes produtos e voltar a cozinhar como os meus avós cozinhavam, muito à base das leguminosas, que reduzi imenso, mas mesmo imenso a minha fatura no supermercado... Não só agora compro menos carne mas de melhor qualidade. Aprendi a ter outro prazer na cozinha, conjugando economia e ecologia. Detalhes.

Agora, perguntar-me se eu tenho ou deixo de ter filhos, só porque não acho normal gastar no supermercado quase o equivalente a 1 salário mínimo anual, não tem nexo nenhum. Uma coisa não invalida ou valida automaticamente a outra.

Amanhã também vai recomendar um homem fazer uma vasectomia se ele receber o SMN? No final de contas, ele precisa no mínimo 5K para as despesas correntes se desejar ter filhos. Mais vale ele cortar já os tomates bem rentes.

Mas quem sou eu para ensinar os outros como viver ou fazer poupanças no supermercado.
  2.  # 322

Colocado por: NostradamusNem quando estava na zona de Paris há 5 anos atrás gastava isso. E eramos 4 bocas a alimentar.

Gastar 5 mil por ano em supermercado com a desculpa que temos filhos é absurdo. Mal das pessoas em Portugal se isso assim fosse.

Qual seria o valor espectável então?

Comprar carne e peixe está caro, e aumentou bem nos ultimos meses.
  3.  # 323

Colocado por: NostradamusGastar 5 mil por ano em supermercado com a desculpa que temos filhos é absurdo. Mal das pessoas em Portugal se isso assim fosse.
    Apenas 100 euros por pessoa ? Parabéns.
  4.  # 324

3 (7/2/2 Anos)

Colocado por: DR1982Voce tem filhos?
  5.  # 325

Colocado por: Bigmouse3 (7/2/2 Anos)

Eu fiz a pergunta ao nostradamus, porque a despesa que apresenta para 5 pessoas acho bem aceitavel.
  6.  # 326

Isso bem eles podem tentar. pode demorar algum tempo, mas leva original. Já me tentaram fazer isso e não se saíram bem ( e já era um carro de 1990).

Colocado por: NostradamusEu também tinha um assim. Desisti até porque as condições da franquia dificilmente compensaria o custo. Pegando o exemplo do farol, tendo o carro +10 anos, a propria seguradora pode recusar meter de origem, caindo por terra essa vantagem.

eu não quero impor nada a ninguém, simplesmente deixei o meu exemplo com dados concretos.

se formos a analisar bem os anos anteriores, o custo de supermercado é menor. Neste item ainda esta incluído as ferramentas do LIDL :) não vou ao pormenor de detalhar.

Colocado por: NostradamusPorquê, quer me vender algum dos seus?

Nem quando estava na zona de Paris há 5 anos atrás gastava isso. E eramos 4 bocas a alimentar.

Por essa lógica então quem ganha o salário mínimo não podia ter filhos. Estava tudo condenado a morrer só e abandonado.

Roupa é passada de irmãos para primos e sobrinhos etc. A que não foi transmitida, os avós fizeram questão de encher o guarda roupa sem termos pedido nada - um pouco sorte, admito.
    Depois existem sempre familiares próximos que lá trazem uma peça de roupa de vez em quando. Também compro roupa usada e não tenho problema nenhum, diria 90% da roupa comprada é nestes termos.

Brinquedos muitos deles também podem ser transmitidos. Os que não forem transmitidos, são comprados em 2ª mão. Muitas das vezes com a agradável surpresa de ter ainda as etiquetas. Os últimos que comprei foram todos assim.

Papas/comidas, não compro - é tudo caseiro. Carregadas de açucar e produtos de merd*, não obrigado. Maior parte dos pais não vem os ingredientes, eu vejo. Só por ai poupa-se imenso.

A única coisa que realmente custa dinheiro que não podemos evitar é as fraldas. Mas isso existem inúmeros sites onde se compra directamente à fábrica e por vezes com promoção de enfiar as dodots a um canto (Little Big Change, Tamboor, Les Petits Culottes, etc). Toalhitas húmidas é comprar em lotes de 1000 na Amazon ou outra idêntica. Ainda na semana passada havia uma muito boa na amazon espanhola.

moral da historia: Nunca comprar produtos de puericultura nos supermercados. Nunca.

A grande fatia corrente das minhas despesas no supermercado é com detergentes/limpeza e com os produtos de origem animal: carne, peixe e produtos transformados, etc. Desde que comecei a cortar nestes produtos e voltar a cozinhar como os meus avós cozinhavam, muito à base das leguminosas, que reduzi imenso, mas mesmo imenso a minha fatura no supermercado... Não só agora compro menos carne mas de melhor qualidade. Aprendi a ter outro prazer na cozinha, conjugando economia e ecologia. Detalhes.

Agora, perguntar-me se eu tenho ou deixo de ter filhos, só porque não acho normal gastar no supermercado quase o equivalente a 1 salário mínimo anual, não tem nexo nenhum. Uma coisa não invalida ou valida automaticamente a outra.

Amanhã também vai recomendar um homem fazer uma vasectomia se ele receber o SMN? No final de contas, ele precisa no mínimo 5K para as despesas correntes se desejar ter filhos. Mais vale ele cortar já os tomates bem rentes.

Mas quem sou eu para ensinar os outros como viver ou fazer poupanças no supermercado.

o que dá/dava ao pequeno almoço aos seus filhos com 2 anos?

Colocado por: NostradamusPapas/comidas, não compro - é tudo caseiro. Carregadas de açucar e produtos de merd*, não obrigado. Maior parte dos pais não vem os ingredientes, eu vejo. Só por ai poupa-se imenso.

Brinquedos e roupas, nas idades dos menos e tudo reutilizado.

Colocado por: NostradamusBrinquedos muitos deles também podem ser transmitidos. Os que não forem transmitidos, são comprados em 2ª mão. Muitas das vezes com a agradável surpresa de ter ainda as etiquetas. Os últimos que comprei foram todos assim.
  7.  # 327

Colocado por: NostradamusFinalmente os 5000€ por ano em compras de supermercado, acho muito elevado, mesmo para uma família de 2 adultos com crianças.

Você faz compras para a casa? Se incluir, carne/peixe então...
  8.  # 328

Se uma família gastar 50€/mês em restaurantes é um luxo, então Portugal é um país de ricos, a avaliar pelos restaurantes onde passo quase todos os dias.
    • zeto
    • 18 abril 2022 editado

# 329

.
    • zeto
    • 18 abril 2022 editado

# 330

Colocado por: NTORION
    Você faz compras para a casa? Se incluir, carne/peixe então...
    Eu não tenho filhos e gasto esses 5000 ou ainda mais
    Concordam com este comentário: NTORION
  9.  # 331

Por Ultimo deixo a formula de poupança antes de iniciar a construção da moradia.

Dia 1 de cada mês, cada um iniciava com 500/600€ de saldo. O restante ia para a conta poupança.
    Esse saldo, tinha que dar para pagar todas as contas do mês, incluindo credito habitação que era muito baixo face ao que se vê usualmente (+/- 130€).

Claro que havia 1 ou 2 meses que não era possível, devido a encargos pontais elevados (seguros, IUC, IMI,...)

Basicamente tentávamos adaptar o nosso estilo de vida, para o caso de termos um dia de nos sujeitar a viver com o ordenado mínimo.
  10.  # 332

Colocado por: zetoEu não tenho filhos e gasto esses 5000 ou ainda mais

O que não quer dizer nada. Você pode simplesmente ser esbanjador.

Nós somos 3 e média deve ser à volta de 100€ por mês por pessoa.
  11.  # 333

Colocado por: PickaxeSe uma família gastar 50€/mês em restaurantes é um luxo, então Portugal é um país de ricos, a avaliar pelos restaurantes onde passo quase todos os dias.

Pois a questão é que muitos portugueses vivem acima do que tem, gastam tudo no inicio do mês e no final é o logo se vê, não existe uma cultura de gestão e poupança, o que interessa é manter a aparência. Lembro bem de uma empresa onde trabalhei em que um dos diretores era escocês e raramente ia almoçar fora, ou comia a sandes no escritório ou ia para o jardim, enquanto o portuga era todo o dia comer no restaurante como rico e que for visto a levar comida de casa é visto como um bicho raro.
  12.  # 334

Colocado por: rjmsilvaesbanjador
    Esbanjador é uma coisa, viver a vida de forma diferente e ter gostos diferentes é outra.
  13.  # 335

Colocado por: DR1982Esbanjador é uma coisa, viver a vida de forma diferente e ter gostos diferentes é outra.

Ter gostos diferentes, que se refletem em gastos médios muito acima do que é habitual, na minha opinião é ser esbanjador.
    Mas cada um que gaste o que quiser. O CR7 dá 100k por mês à mulher para as despesas da casa. Tem gostos muito diferentes.
  14.  # 336

Colocado por: rjmsilva

Ter gostos diferentes, que se refletem em gastos médios muito acima do que é habitual, na minha opinião é ser esbanjador.
    Mas cada um que gaste o que quiser. O CR7 dá 100k por mês à mulher para as despesas da casa. Tem gostos muito diferentes.
    Ha quem goste de comer vitela e aha quem goste de comer pescada ou salsichas, sao gostos diferentes.
  15.  # 337

Entretanto podem alterar o nome do tópico para "1500€".

Tem de ser atualizado com o preço do m2.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, socio
  16.  # 338

Tem de ser atualizado ao preço do frango e do tomate.

Nos supermercados é onde se tem notado mais a paulada da inflação.
  17.  # 339

O frango é das carnes mais baratas, eles sabem bem onde lucrar com as crises.
  18.  # 340

Colocado por: rjmsilvango é das carnes mais baratas, eles sabem bem onde lucrar com as crises.

É carne que pouco compro (os meus pais têm uma capoeira que alimenta a malta), mas o custo da ração para as ditas em 6 meses dobrou...

0.0744 seg. NEW