Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: tviegas

    Não lhe estou a fazer nenhuma critica, nem a invejar ou deixar de invejar, o que estou a dizer é que se alguem ou um agregado familiar tiver um orçamento limitado ( e seguramente serão muitos assim) so se pode viver com o que se tem e seguramente muitos vivem com 1000€/mes ou menos para tudo, por isso gastarem 600 ou 500 em comprar será impraticável.
    E isso é viver ou sobreviver?
    Sejamos honestos...
    É que eu pelo menos assumi que estivessemos a falar de viver de forma confortável e não de viver sempre com o cinto esganado.
  2.  # 2

    Colocado por: DR1982Isto é discutível, dito dessa forma parece que é tudo igual e que so muda a marca.


    Em muita coisa é, além de que quem se queixa pode bem viver sem marcas.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  3.  # 3

    Colocado por: tviegas

    Não lhe estou a fazer nenhuma critica, nem a invejar ou deixar de invejar, o que estou a dizer é que se alguem ou um agregado familiar tiver um orçamento limitado ( e seguramente serão muitos assim) so se pode viver com o que se tem e seguramente muitos vivem com 1000€/mes ou menos para tudo, por isso gastarem 600 ou 500 em comprar será impraticável.


    Eu bem entendi. Agora se estiver a viver numa aldeia, que tenha hortas, frangos e ovos, claro que irá gastar muito menos.
  4.  # 4

    Colocado por: Doctor Z

    Eu bem entendi. Agora se estiver a viver numa aldeia, que tenha hortas, frangos e ovos, claro que irá gastar muito menos.
    E as hortas e criação de animais da lucro? Ou o lucro é saber melhor o que se come?
    Os frangos criados em casa ficam mais caros que comprados no supermercado
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv, nhenriques, jg231, macinblack
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982E as hortas e criação de animais da lucro? Ou o lucro é saber melhor o que se come?
    Os frangos criados em casa ficam mais caros que comprados no supermercado
    Concordam com este comentário:azwsedcrfv,nhenriques




    Posso dizer que faz diferença no orçamento. Não é só a carne, é os ovos, os miúdos para canja, o sangue para a cabidela.
    Até porque aqui na aldeia não se alimenta os animais só de ração comprada, mas sim erva, couves, restos. Logo ainda compensa a criação.

    A ideia que tudo que se compra aos agricultores da aldeia é mais saudável, ai ai ai...
    Dou o exemplo eu e a minha esposa semeamos batatas, a nossa vizinha que vende semeia depois de nós e colhe antes de nós, diferença é que volta e meia vejo—a a "sulfatar" algo nas batatas. Por isso fico com a pulga atrás da orelha do que seja.
  6.  # 6

    Colocado por: Pereira_89



    Posso dizer que faz diferença no orçamento. Não é só a carne, é os ovos, os miúdos para canja, o sangue para a cabidela.
    Até porque aqui na aldeia não se alimenta os animais só de ração comprada, mas sim erva, couve restos. Logo ainda compensa a criação.

    O frango é uma carne tão barata, que mesmo usando isso tudo desconfio q ainda ficam mais caros.

    Os pintos andavam nos 1,50€ (o ano passado, este ano deve ser mais), só dou ração até às 6 semanas,Dps comem alguns cereais naturais, pão, restos de verduras e o q pastarem. normalmente ficam até aos 3,5-4 meses, rendem 4 a 5kg limpos. Dps comem alguns cereais naturais, pão, restos de verduras e o q pastarem.
    • DR1982
    • 19 abril 2022 editado

     # 7

    Colocado por: Pereira_89

    Posso dizer que faz diferença no orçamento. Não é só a carne, é os ovos, os miúdos para canja, o sangue para a cabidela.
    Até porque aqui na aldeia não se alimenta os animais só de ração comprada, mas sim erva, couves, restos. Logo ainda compensa a criação.

    A ideia que tudo que se compra aos agricultores da aldeia é mais saudável, ai ai ai...
    Dou o exemplo eu e a minha esposa semeamos batatas, a nossa vizinha que vende semeia depois de nós e colhe antes de nós, diferença é que volta e meia vejo—a a "sulfatar" algo nas batatas. Por isso fico com a pulga atrás da orelha do que seja.
    Eu tambem vivo na aldeia e sempre vivi, embora perceba pouco tenho noção de que a maior parte das coisas não compensa monetáriamente.
    Batatas? Compram se a 20centimos o kilo, mal dá para s semente
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
  7.  # 8

    Colocado por: DR1982Eu tambem vivo na aldeia e sempre vivi, embora perceba pouco tenho noção de que a maior parte das coisas não compensa monetáriamente.
    Batatas? Compram se a 20centimos o kilo, mal dá para s semente
    Concordam com este comentário:azwsedcrfv



    Nós cultivamos alface, tomate, pepino, batatas, batata doce, morangos entre outros. Alguns o ano inteiro pk temos uma estufa com 18m2.
    Frangos e ovos a minha sogra abastece—nos, peru, pato, alheiras caseiras o meu pai tb nos dá às vezes.
  8.  # 9

    Colocado por: DR1982E as hortas e criação de animais da lucro? Ou o lucro é saber melhor o que se come?
    Os frangos criados em casa ficam mais caros que comprados no supermercado
    Concordam com este comentário:azwsedcrfv,nhenriques,jg231


    Falo do caso que conheço, ou seja, o dos meus pais. Tem uma boa horta onde cultivam quase tudo. Tem frangos caseiros que alimentam ou com restos de verduras ou com cereais. Mesmo que fique mais caro, sabem o que estão a comer.

    De vez enquanto dão-nos alguma coisa quando tem (hortaliças, frangos, fumeiro, etc...).
  9.  # 10

    Colocado por: Doctor Z

    Falo do caso que conheço, ou seja, o dos meus pais. Tem uma boa horta onde cultivam quase tudo. Tem frangos caseiros que alimentam ou com restos de verduras ou com cereais. Mesmo que fique mais caro, sabem o que estão a comer.

    De vez enquanto dão-nos alguma coisa quando tem (hortaliças, frangos, fumeiro, etc...).
    Ou seja, esta a dizer o mesmo que eu disse acima, a vantagem é que sabem o que comem, de resto, monetáriamente tenho as minhas dúvidas.
    Sem falar que o que compra no supermercado sabe que come os animais ou o que cultiva comerá ou não.
  10.  # 11

    Colocado por: Doctor ZAinda assim, não me chegou a dizer como gastar menos.


    Dica: é cultural e dependa da educação de cada um.

    Gastar menos no supermercado implica cozinhar mais e comer melhor e menos.

    Aposto que quem gasta mais que os 5 mil por ano em supermercado, raramente faz sopa em casa ou come as 3 a 5 peças de fruta por dia recomendadas.
    A fruta e os legumes ainda sao mais baratos ao Kg que o filet mignon e a picanha.

    https://www.ordemdosnutricionistas.pt/noticia.php?id=1190

    Os portugueses continuam a comer demasiado. E o que é pior: de forma desequilibrada. A Balança Alimentar Portuguesa (BAP) 2016-2020, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) precisa que o aporte calórico médio diário por habitante foi de 4075 quilocalorias, isto é, duas vezes acima do valor recomendado para um adulto de peso médio saudável (2000 quilocalorias) e superior, por outro lado, às 3954 quilocalorias registadas no quinquénio 2012-2015.


    Se os portugueses ingerem, em média, o dobro das calorias necessárias, não é difícil perceber que:

    a) comem em demasiado, portanto compram em demasiado
    e/ou
    b) compram alimentos ricos em calorias tais como snacks, bolachas, coisas ricas em açucar e gordura etc. "Alimentos" que pesam no orçamento familiar sem vantagem nutricional.

    Este tópico tornou-se o cumulo do ridículo. Onde se discutia ser possível viver com 1200€ por mês, rapidamente tornou-se num concurso de medição de **** (ou contas bancarias) de quanto cada um gasta no mínimo no supermercado.

    Depois, se aparecem agregados a gastar menos que a bitola dos 5K por ano, é porque é bruxedo, magia negra e alquimia. Como se fosse o segredo do século.

    Típica mentalidade do: "Se eu não consigo, mas ninguém consegue. Não é possível, não consigo aceitar que alguém ganhe mais do que eu ou gaste menos".
    Concordam com este comentário: cesarl
    • Sasapo
    • 20 abril 2022 editado

     # 12

    Colocado por: DR1982Ou seja, esta a dizer o mesmo que eu disse acima, a vantagem é que sabem o que comem, de resto, monetáriamente tenho as minhas dúvidas.
    Sem falar que o que compra no supermercado sabe que come os animais ou o que cultiva comerá ou não.

    Tenho um terreno com árvores de fruto onde tambem cultivo vegetais como tomates (cherry entre outros), alface, morangos, cenouras, couve, etc etc. As árvores de fruto, apesar de não serem muitas, dão em bastante quantidade e por isso aproveito para vender, também troquei uma pequena ramada com videiras por kiwis e por ano vendo umas dezenas (talvez centenas) de kilos. No final, pagam todas as despesas de tratar o cultivo e ainda dá para uns dias de férias (modestos).
  11.  # 13

    Colocado por: Nostradamus

    Dica: é cultural e dependa da educação de cada um.

    Gastar menos no supermercado implica cozinhar mais e comer melhor e menos.

    Aposto que quem gasta mais que os 5 mil por ano em supermercado, raramente faz sopa em casa ou come as 3 a 5 peças de fruta por dia recomendadas.
    A fruta e os legumes ainda sao mais baratos ao Kg que o filet mignon e a picanha.

    https://www.ordemdosnutricionistas.pt/noticia.php?id=1190



    Se os portugueses ingerem, em média, o dobro das calorias necessárias, não é difícil perceber que:

    a) comem em demasiado, portanto compram em demasiado
    e/ou
    b) compram alimentos ricos em calorias tais como snacks, bolachas, coisas ricas em açucar e gordura etc. "Alimentos" que pesam no orçamento familiar sem vantagem nutricional.

    Este tópico tornou-se o cumulo do ridículo. Onde se discutia ser possível viver com 1200€ por mês, rapidamente tornou-se num concurso de medição de **** (ou contas bancarias) de quanto cada um gasta no mínimo no supermercado.

    Depois, se aparecem agregados a gastar menos que a bitola dos 5K por ano, é porque é bruxedo, magia negra e alquimia. Como se fosse o segredo do século.

    Típica mentalidade do: "Se eu não consigo, mas ninguém consegue. Não é possível, não consigo aceitar que alguém ganhe mais do que eu ou gaste menos".


    concordo com o seu comentário. Aqui em casa entram 2000€ líquidos, conseguimos juntar cerca de 500€ mensais, mas tivemos de corrigir alguns luxos que tinhamos para manter a média.
    Sentimos bastante o aumento que houve com o início da guerra, em que os nossos gastos aumentaram mais de 10%.
  12.  # 14

    Colocado por: Sasapo
    Tenho um terreno com árvores de fruto onde tambem cultivo vegetais como tomates (cherry entre outros), alface, morangos, cenouras, couve, etc etc. As árvores de fruto, apesar de não serem muitas, dão em bastante quantidade e por isso aproveito para vender, também troquei uma pequena ramada com videiras por kiwis e por ano vendo umas dezenas (talvez centenas) de kilos. No final, pagam todas as despesas de tratar o cultivo e ainda dá para uns dias de férias (modestos).
    Pois, por aqui dão-se. Se calhar por isso é que todos se queixam que a agricultura nao compensa.
  13.  # 15

    Colocado por: Nostradamus

    Dica: é cultural e dependa da educação de cada um.

    Gastar menos no supermercado implica cozinhar mais e comer melhor e menos.

    Aposto que quem gasta mais que os 5 mil por ano em supermercado, raramente faz sopa em casa ou come as 3 a 5 peças de fruta por dia recomendadas.
    A fruta e os legumes ainda sao mais baratos ao Kg que o filet mignon e a picanha.

    https://www.ordemdosnutricionistas.pt/noticia.php?id=1190



    Se os portugueses ingerem, em média, o dobro das calorias necessárias, não é difícil perceber que:

    a) comem em demasiado, portanto compram em demasiado
    e/ou
    b) compram alimentos ricos em calorias tais como snacks, bolachas, coisas ricas em açucar e gordura etc. "Alimentos" que pesam no orçamento familiar sem vantagem nutricional.

    Este tópico tornou-se o cumulo do ridículo. Onde se discutia ser possível viver com 1200€ por mês, rapidamente tornou-se num concurso de medição de **** (ou contas bancarias) de quanto cada um gasta no mínimo no supermercado.

    Depois, se aparecem agregados a gastar menos que a bitola dos 5K por ano, é porque é bruxedo, magia negra e alquimia. Como se fosse o segredo do século.

    Típica mentalidade do: "Se eu não consigo, mas ninguém consegue. Não é possível, não consigo aceitar que alguém ganhe mais do que eu ou gaste menos".


    4 ou 5 peças de fruta isso é que é dar no açúcar.

    Pode-se gastar mais ou menos consoante o que se come como é logico, e como foi explicado, não é só comida, há fraldas pelo meio..

    5K para um agregado está longe de ser muito.
  14.  # 16

    Colocado por: Nostradamus

    Dica: é cultural e dependa da educação de cada um.

    Gastar menos no supermercado implica cozinhar mais e comer melhor e menos.

    Aposto que quem gasta mais que os 5 mil por ano em supermercado, raramente faz sopa em casa ou come as 3 a 5 peças de fruta por dia recomendadas.
    A fruta e os legumes ainda sao mais baratos ao Kg que o filet mignon e a picanha.

    https://www.ordemdosnutricionistas.pt/noticia.php?id=1190



    Se os portugueses ingerem, em média, o dobro das calorias necessárias, não é difícil perceber que:

    a) comem em demasiado, portanto compram em demasiado
    e/ou
    b) compram alimentos ricos em calorias tais como snacks, bolachas, coisas ricas em açucar e gordura etc. "Alimentos" que pesam no orçamento familiar sem vantagem nutricional.

    Este tópico tornou-se o cumulo do ridículo. Onde se discutia ser possível viver com 1200€ por mês, rapidamente tornou-se num concurso de medição de **** (ou contas bancarias) de quanto cada um gasta no mínimo no supermercado.

    Depois, se aparecem agregados a gastar menos que a bitola dos 5K por ano, é porque é bruxedo, magia negra e alquimia. Como se fosse o segredo do século.

    Típica mentalidade do: "Se eu não consigo, mas ninguém consegue. Não é possível, não consigo aceitar que alguém ganhe mais do que eu ou gaste menos".


    Calha bem que não compro m*rdas dessas (snacks e outras porcarias), mas sim frutas e legumes. Fazemos de comer sempre em casa. Ainda ontem fiz uma sopa de legumes e estava bem boa.

    De qualquer forma, se querem comer razoavelmente bem sem comer todos os dias batatas cozidas com sardinhas enlatadas, 300€ por mês (ou menos) para um casal com 2 filhos parece-me muito pouco. Quem consiga fazer essa ginástica é de louvar.
    Concordam com este comentário: NTORION
  15.  # 17

    Colocado por: Jose_BM4 ou 5 peças de fruta isso é que é dar no açúcar.


    O açucar na é de todo igual.

    Frutose, sacarose e glucose tem efeitos diferente no organismo. Ninguem apanha diabetes por comer 5 frutas por dia.

    Colocado por: Jose_BM5K para um agregado está longe de ser muito.


    Não é muito nem é pouco.

    A questão é: é possível gastar menos que esse valor sem ter que fazer grandes conceções, passar fome ou mendigar.

    A famosa dieta mediterrânea não diz para comer carne e peixe a todas as refeições ou todos os dias.

    piramide

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4663587/

    Isto é como a historia dos m² das casas. Quem vive num castelo de 300m² diz que não percebe como há pessoas a conseguir viver em barracas de 100m² com 4 filhos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 18

    Colocado por: Nostradamus

    O açucar na é de todo igual.

    Frutose, sacarose e glucose tem efeitos diferente no organismo. Ninguem apanha diabetes por comer 5 frutas por dia.



    Não é muito nem é pouco.

    A questão é: é possível gastar menos que esse valor sem ter que fazer grandes conceções, passar fome ou mendigar.

    A famosa dieta mediterrânea não diz para comer carne e peixe a todas as refeições ou todos os dias.

    piramide

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4663587/

    Isto é como a historia dos m² das casas. Quem vive num castelo de 300m² diz que não percebe como há pessoas a conseguir viver em barracas de 100m² com 4 filhos.
    Concordam com este comentário:desofiapedro



    Mas o valor que se falou não cabe na analogia, talvez nem para os 100 m2..

    Qual é o seu valor optimo para um adulto? 50 euros?
  17.  # 19

    Volto a repetir, quem disse que gastava 5k ou mais no supermercado, frisou bem que não tinha filhos.
  18.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaVolto a repetir, quem disse que gastava 5k ou mais no supermercado, frisou bem que não tinha filhos.
    https://forumdacasa.com/discussion/55192/16/viver-em-portugal-com-1200-era-1000-2/#Comment_1921869
    O Bigmouse tambem disse que gastava cerca de 5k, mas com 3 filhos e 2 deles com 2 anos.
 
0.0748 seg. NEW