Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: SkinkxNão tem que ser sempre arroz. A única coisa verdadeiramente desafiante nos materiais do Bond é o PEAD dos esgotos, que nem toda a gente trabalha aquilo... o resto, quando não trabalham aprendem. Mas o exemplo começa em cima.

Mostre lá exemplos de problemas em canalizações devido à falta de qualidade dos tubos.
    Convém que os utilizadores do forum fiquem esclarecidos, e para isso convém mostrar exemplos.
  2.  # 262

Colocado por: Picaretaem canalizações
    domésticas que é o que aqui se discute,

e não ambientes industriais
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 263

Colocado por: Picareta
    Mostre lá exemplos de problemas em canalizações devido à falta de qualidade dos tubos.
    Convém que os utilizadores do forum fiquem esclarecidos, e para isso convém mostrar exemplos.

Dizer que os tubos são todos iguais é como dizer que as telhas são todas iguais, que as impermeabilizações são todas iguais, que os tijolos e blocos são todos iguais e que os ETICS são todos iguais. É uma falácia. Que não queiram dedicar tempo a isso, que achem que não justifica o investimento, tudo bem, cada um pensa o que quer. Mas igual não é.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 264

Skinkx. na minha opinião estas discussões é como nos carros:
    Se um Dacia me leva do ponto A ao ponto B, porque vou gastar 20x mais num Ferrari?

Se o PVC para uma casa serve as necessidades do cliente para que lhe vou por um produto que custa mais? se o cliente quiser e tiver essa capacidade financeira muito bem, se não o menos bom também serve...
    se uma execução normal serve que razão se deve optar por uma toda "pipi"? se o cliente quiser e tiver essa capacidade financeira muito bem, se não o menos bom também serve...
  5.  # 265

Colocado por: manelvcSkinkx. na minha opinião estas discussões é como nos carros:
    Se um Dacia me leva do ponto A ao ponto B, porque vou gastar 20x mais num Ferrari?

Se o PVC para uma casa serve as necessidades do cliente para que lhe vou por um produto que custa mais? se o cliente quiser e tiver essa capacidade financeira muito bem, se não o menos bom também serve...
    se uma execução normal serve que razão se deve optar por uma toda "pipi"? se o cliente quiser e tiver essa capacidade financeira muito bem, se não o menos bom também serve...

Uma execução "normal" é uma cagada, porque se ficar bem já não é tão "normal" como vocês julgam.

Outra coisa: houve aí um cliente do Bond que disse que o orçamento dele era 10% mais caro, ou seja, muitas vezes a diferença de qualidade nem se repercute assim no produto final. Anda-se aí muitas vezes a comparar sistemas de PRH e outras coisas bem menos prementes ao dia-a-dia e por vezes não valorizamos devidamente e as instalações sanitárias são uma delas.

Por exemplo, e para não julgarem que estou sempre a falar contra o Jorge, os depósitos de AQS que ele usa valem todo o cêntimo a mais que os clientes pagam. Há melhores? IMO há, mas o da Daikin/Rotex é muito bom e prefiro gastar mais uns euros ali do que noutra coisa absolutamente supérflua.

Isso de servir as necessidades pode ser uma discussão a ser tida em conta. O problema é que o que serve as necessidades numa casa de 100 k também é o mesmo que vai numa casa de 800 k, por isso depois o argumento cai pela base. Desde o projecto À execução não há nem criatividade nem procura de soluções diferenciadas.. aliás, fica muito bem ter uma casa de banho com mármores de 150 €/m2 e depois uma caixa de PEX, metálica ou em plástico, lá no meio.

Tudo pode ser ponderado em função do custo, mas muitas das vezes nem há ponderação, é sempre arroz.
    Concordam com este comentário: zinna, Anonimo06082021
  6.  # 266

Um bom exemplo é o **** que andou Às voltas para meter o PE da Geberit na casa dele... o PVC também servia, mas ele lá entendeu que valia o dinheiro e a maçada meter algo que, para ele, é uma mais-valia.

As redes de águas e esgotos nunca são alvo de ponderação e só lhes é dado valor quando dão problemas.
  7.  # 267

Colocado por: manelvcSkinkx. na minha opinião estas discussões é como nos carros:

No fundo é tudo uma questão do quanto se valoriza determinado componente.

Há quem não valorize redes de águas, eu valorizo. Mas há pessoas que valorizam outras coisas que eu não valorizo, assim se faz o mundo.

Uma coisa é certa: na hora de instalar são baratas, na hora de reparar são caras.
  8.  # 268

Outro bom exemplo: há caixilharias de alumínio com corte térmico, que eu conheça, pelo menos desde os 45 mm aos 85 mm de espessura. Todas cumprem os mínimos, todas certificadas, todas estanques e termicamente performantes.

A partir daí, há diferenças entre todas e cabe ao cliente e/ou projectista escolher a que mais se enquadra num determinado projecto ou obra.

É óbvio que numa casa de 100 k não vou meter a melhor série, mas não é assim tão incomum uma casa de 250 k levar com a série mais básica e nem vidro térmico ter.

Ou se percebe o valor das coisas ou então é mesmo tudo igual.
    • Skinkx
    • 24 junho 2018 editado

# 269

Ou o mesmo argumento, mas ao contrário: porque não fazer um PRH com tubo Zantia com apoio de uma BC Proteu?

Se vamos por aqui, isso vale para tudo. Se é tudo igual, é tudo igual nas águas, esgotos e restantes instalações. E se não é igual, também não é igual nas águas e esgotos.

As pessoas por vezes têm a pirâmide de valores invertida e esquecem-se que uma das necessidades mais básicas do ser humano é a água e o saneamento básico e muitas vezes investem em sistemas de domótica que não passam de objectos de masturbação para fazer subir e descer estores (quando podiam e deviam fazer muito mais), para depois andarem a poupar em coisas bem mais essenciais, mas que nem se apercebem do seu valor.

Os nossos avós tinham a "casa de banho" no quintal, nem água quente tinham. Tomamos por garantido uma coisa de valor inestimável e nem sequer nos apercebemos daquilo que ela representa. O Palácio de Versalhes não tinha casas de banho interiores por causa do cheiro e uma coisa tão genial quanto simples, como o sifão, resolve esse problema. E as pessoas poupam num sifão, que é a diferença entre ter uma casa de banho dentro de casa ou um arcão de madeira no quintal, para depois andar a gastar em porcarias que não acrescentam nada ao valor de uma casa, mas que sempre servem para mostrar aos amigos que se impressionam com pouco.

Eu penso assim, outros pensarão diferente. Como eu disse, é isso que faz o mundo, há espaço para todos.
  9.  # 270

Colocado por: SkinkxDizer que os tubos são todos iguais é como dizer que as telhas são todas iguais, que as impermeabilizações são todas iguais, que os tijolos e blocos são todos iguais e que os ETICS são todos iguais. É uma falácia. Que não queiram dedicar tempo a isso, que achem que não justifica o investimento, tudo bem, cada um pensa o que quer. Mas igual não é.

Onde é que eu disse que eram iguais? .... e a minha questão ficou sem resposta.
  10.  # 271

Colocado por: manelvcSe o PVC para uma casa serve as necessidades do cliente para que lhe vou por um produto que custa mais?

O problema para mim nem é o custo do material, são os instaladores, com os materiais com que trabalham todos os dias já é uma desgraça, imagine com materiais que desconhecem. Claro que podem contratar o Bond, mas fica muito mais barato contratar um canalizador junto ao local da obra.
  11.  # 272

Skinks, vc hoje acordou inspirado :)

para complementar o que disse, ali no tópico ao lado, de "como ventilar uma casa", é maquinaria para aqui, sistema para ali, auto-regulavel para acolá.

Será que abrir a janela não basta? ou quanto muito gastar meia dúzia de "tostões" num acessório das ferragens, para criar microventilacao, em vez de alguns sistemas tecnicamente evoluídos, complexos para a realidade comercial/instalação nacional, e com custos a condizer ...

alguém sabe quanto gastaram os Russos, versus os Americanos, em arranjar uma forma de escrever no espaço (gravidade zero)?- onde uma caneta normal não funciona
  12.  # 273

Usaram um lápis?
  13.  # 274

Nao se preocupem que o cliente ficou satisfeito e é uma pessoa bastante informada.
  14.  # 275

Colocado por: manelvcUsaram um lápis?

afirmativo...
    entretanto, reza a fabula que os americanos, gastaram uns milhões à desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero.
  15.  # 276

Colocado por: nmex2Skinks, vc hoje acordou inspirado :)

para complementar o que disse, ali no tópico ao lado, de "como ventilar uma casa", é maquinaria para aqui, sistema para ali, auto-regulavel para acolá.

Será que abrir a janela não basta? ou quanto muito gastar meia dúzia de "tostões" num acessório das ferragens, para criar microventilacao, em vez de alguns sistemas tecnicamente evoluídos, complexos para a realidade comercial/instalação nacional, e com custos a condizer ...

alguém sabe quanto gastaram os Russos, versus os Americanos, em arranjar uma forma de escrever no espaço (gravidade zero)?- onde uma caneta normal não funciona

Infelizmente a micro-ventilação não pode ser contabilizada por cá. Em Espanha, salvo erro, julgo que pode ser.

As grelhas que eu falei são coisas muito baratas, nem é nada demais em termos de preço.
  16.  # 277

Colocado por: Picareta
    Onde é que eu disse que eram iguais? .... e a minha questão ficou sem resposta.

Há uns tempos atrás visitei uma instalação de um edifício público escolar com redes de aço inox cravado e esgotos em PEAD. Para uma máquina laboratorial qualquer utilizaram para lá uns bicones de latão que aquilo já estava cheio de verdete, mais uns anos e vão à vida. A restante rede, tudo em inox cravado, absolutamente imaculada.

Não é tudo igual e não tem tudo a mesma durabilidade. É tudo uma questão de números... mas a minha guerra nem é usar-se materiais correntes em obras correntes, aí existe equilíbrio, orçamentos contidos, materiais na mesma gama.

O problema são os "acabamentos de luxo" onde nem o que está à vista é luxo, quanto mais o que fica nas paredes.
  17.  # 278

Colocado por: ****

Mas se for umas a sério , não é nada barato , e fazer as janelas , quem as fazia ?

Não estou a perceber essa pergunta... as grelhas que eu falei são super-baratas, as mais caras são as da Renson, claro que fica "outra loiça". Mas para meter as grelhas que eu falei qualquer serralheiro as mete na janela... e a ferragem de micro-vebntilação não deve ser nenhuma exorbitância...
  18.  # 279

Colocado por: nmex2entretanto, reza a fabula que os americanos, gastaram uns milhões à desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero.

Para dissipar mitos:

Fact or Fiction?: NASA Spent Millions to Develop a Pen that Would Write in Space, whereas the Soviet Cosmonauts Used a Pencil

Writing in space

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: alexp
  19.  # 280

Colocado por: ****

As da renson que ponho nas janelas duvido que em Portugal, alguém faça , estamos a falar da grelha de fora a fora da janela e o vidro , agarra a mesma certo ?

Há quem as importe, por isso deve haver quem as aplique, mas eu nunca vi. Aliás, acho que uma vez liguei para o importador a saber o preço e realmente aquilo não é para nós...

0.1068 seg. NEW