Colocado por: Anonimo06082021sempre os carros como comparação...que raio de comparações.
Colocado por: zedasilva
Podemos comparar com as motos? Eu sei que o amigo James gosta de motos.
Eu tb sempre gostei de duas rodas. Quando tive hipoteses andei quase 5 anos a poupar para comprar uma Honda. Na altura só havia outra igual à minha, em Portugal. Toda a gente dizia que por aquele preço comprava duas motos e ainda sobrava dinheiro.
Era verdade? Era!
E faziam a mesma coisa que a minha, algumas até mais.
Hoje continuo a gostar de duas rodas, quero comprar uma SOLEX, poderemos comparar ao PVC aquecido com macarico.
Poderia comprar outro tipo de moto? Felizmente sim, mas hoje os requesitos que exijo a uma moto são completamente diferentes.
Na canalização é igual, desde que o DO tenha consciência de que existem alternativas ao PVC aquecido com macarico.
Aqui o amigo James tem razão. A grande maioria do DO vai para obra sem sequer saber o que vai levar a sua canalização
Colocado por: Picareta
Mostre lá exemplos de problemas em canalizações devido à falta de qualidade dos tubos.
Colocado por: Skinkx
Infelizmente a micro-ventilação não pode ser contabilizada por cá..
Colocado por: VCAC
Skinkx, uma ajudinha...
Não conheço bem os despachos e as portarias relativas ao REH, pode indicar-me onde está referido que a micro-ventilação não se pode contabilizar para o calculo da taxa de renovação de ar?
M3. Em edifícios de habitação novos ou sujeitos a grandes intervenções, pode-se contabilizar a ventilação proporcionada pela abertura das janelas das casas de banho ou das cozinhas para o valor de RPH da fração?
Não. A ventilação proporcionada pela abertura das janelas das casas de banho ou das cozinhas será exclusivamente usada para a renovação do ar desses compartimentos e não para a totalidade da fração, de modo a evitar que odores e humidade transitem desses compartimentos de serviço para os restantes compartimentos.
Tal como referido no Despacho n.º 15793-K/2013, retificado pela Declaração de Retificação n.º 127/2014, a consideração de aberturas das janelas para efeitos de ventilação apenas poderá ocorrer em edifícios existentes.
Colocado por: Skinkxnum comércio e serviço com porta aberta
Colocado por: Picareta
É ridículo obrigarem uma loja com porta aberta a ter um CE, ainda por cima são muito mais caras as taxas, do que para habitação.
Colocado por: SkinkxPodemos questionar o quanto quisermos isto, na medida em que se for uma grelha conta e se for uma micro-ventilação não conta.caro skinks como técnico deveria saber que a micro ventilação se for num sistema certificado e com ventiladores de extração conta para efeitos de CE, enquanto que uma entrada incondicional não pode ser contabilizada.
Mas isto é o que está escrito e o que vale em contexto de certificação.
Volto a repetir, mesmo num comércio e serviço com porta aberta a ADENE não permite considerar essa abertura e muitas vezes (sempre?) leva com um sistema de VMC, tanto faz ser um cabeleireiro como um escritório de contabilidade.
Isto anda um bocado descompensado, mas é o que temos. Não matem o mensageiro.
Colocado por: jorgealvescaro skinks como técnico deveria saber que a micro ventilação se for num sistema certificado e com ventiladores de extração conta para efeitos de CE, enquanto que uma entrada incondicional não pode ser contabilizada.
A entrada ou abertura só por si nunca poderá ser contabilizada pois não garante caudal.
Colocado por: VCACSkinkx...
Permita-me discordar do "mensageiro" :)
Não está nada escrito no Despacho n.º 15793-K/2013, nem na rectificação n.º 127/2014 sobre a não consideração da micro-ventilação para efeitos de cálculo da taxa de renovação horária...
Nas perguntas e respostas da ADENE a questão M3 e consequente resposta refere zonas particulares de uma habitação e a resposta vai ao encontro de que sim, as janelas podem participar para a renovação de ar nesses compartimentos específicos, não podem é, existindo apenas abertura dessas janelas da cozinha e casas de banho, participar na renovação de ar de toda a habitação.
Nada nessa resposta da ADENE sugere que a micro-ventilação em janelas dos outros compartimentos possam contribuir para o calculo da taxa de renovação do ar na habitação.
Digo isto, porque acho muito estranho na habitação as janelas não poderem ser contabilizadas, sendo que no RECS (edifícios com níveis de ocupação maiores e com requisitos bem mais apertados no que respeita à qualidade de ar interior), dependendo de determinada configuração do espaço, taxa de ocupação, etc... PODEM!!! (é difícil, mas podem...)
Por ultimo, ressalvar, que o documento de perguntas e respostas produzido pela entidade gestora da "máquina" não são "legislação"