Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Método simplificado:
    "edifícios com o máximo de 4 pisos"
    "espaços sem actividades que impliquem emissão de poluentes"
    "sem aparelhos de combustão"

Mais, o que é dito acerca disso está referido na Portaria 353-A/2013 e actualizações e essa aplica-se exclusivamente a comércio/serviços, não se aplicando a habitação. Sendo que tanto num como noutro caso falamos de simplificações, quem assim entendeu lá terá razões técnicas para isso, que também me escapam, mas com que tenho que lidar.
    • VCAC
    • 25 junho 2018

# 302

Colocado por: Skinkx

quem manda é a ADENE

A ADENE não manda absolutamente NADA...
    A ADENE gere o sistema SCE e quanto muito "fiscaliza" apenas o que lhe compete que é : se os técnicos estão ou não a cumprir o que está legislado!!!

Quem manda é que legisla... e os técnicos que projectam!!!
    Se o técnico que está a projectar considera que a solução X que apresenta é a melhor para um caso específico Y, seja ela qual for, e se não está em incumprimento com o que se encontra legislado em vigor só tem de a defender, e venha quem vier...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 303

Colocado por: VCAC

A ADENE não manda absolutamente NADA...
    A ADENE gere o sistema SCE e quanto muito "fiscaliza" apenas o que lhe compete que é : se os técnicos estão ou não a cumprir o que está legislado!!!

Quem manda é que legisla... e os técnicos que projectam!!!
    Se o técnico que está a projectar considera que a solução X que apresenta é a melhor para um caso específico Y, seja ela qual for, e se não está em incumprimento com o que se encontra legislado em vigor só tem de a defender, e venha quem vier...

Onde é que está legislado que pode ser considerada a abertura de janelas em contexto de habitação?

_____________________________________________________________________________________________________________________

Mais, até lhe posso dizer que tenho muitos colegas a fazer concorrência desleal, porque onde uns vêm problemas, os outros vêm sempre soluções. À conta disso, já fiz algumas perguntas à ADENE, a tentar saber se a consideração que o colega PQXXXX fez no certificado SCEXXXXXXXXXXXX, relativamente à contabilização da abertura de janelas para efeitos de verificação da ventilação mínima (RPH=0.4 h-1) está correcta e se, estando correcta, também poderia começar a utilizar o mesmo procedimento em todos os meus projectos ou certificados relativos a edifícios novos.

A resposta foi simples e aquele certificado já foi fiscalizado, porque isto não tem piada nenhuma andar sempre a ser o mau da fita. Uns obrigam a meter grelhas e extractores porque está na lei (que até pode ser desequilibrada, mas é a lei) e os outros chegam lá e aquilo passa tudo, seja nas grelhas, seja nos alumínios, seja nos painéis solares ou bombas de calor de COP inferior ao que devia ser ou vidros ou até nos isolamentos... se não tem... tivesse. É uma brincadeira pegada. E quem leva as coisas com algum preceito é sempre o mau da fita.

Posso-lhe afiançar que já coloquei esse caso à ADENE com esse exemplo específico e, fartinho de saber a resposta, o que me foi dito é que as janelas não podem ser consideradas para efeitos de ventilação - ou melhor, não pode ser considerada a abertura de janelas, porque elas são consideradas em termos de permeabilidade pelas frinchas. E quem quiser projectar e certificar com base no contrário, tem que argumentar onde está legislado que tal consideração pode ser feita.

E já disse que nem concordo com isto, porque a ADENE permite a contabilização de grelhas manuais, que podem ser abertas e fechadas com comando manual e como tal é exactamente a mesma coisa que uma janela oscilço-batente, mas enquanto não mudarem a lei, é esta que tem que ser aplicada.

Aceito outras opiniões, mas não projecto e muito menos certifico nada que não cumpra com o que é o entendimento da ADENE, que ao fim do dia sou eu que respondo perante eles, não o projectista.
  3.  # 304

Colocado por: SkinkxOnde é que está legislado que pode ser considerada a abertura de janelas em contexto de habitação?

O perito que me vai fazer uma certificação de uma moradia, diz que a ventilação com janelas não conta.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • Skinkx
    • 25 junho 2018 editado

# 305

Colocado por: Picareta
    O perito que me vai fazer uma certificação de uma moradia, diz que a ventilação com janelas não conta.

Se for nova está correcto. Para verificar o mínimo de 0.40 h-1 não se pode considerar o efeito das janelas abertas.

Podemos discutir isto o quanto quisermos, é esta a consideração da ADENE. Da mesma maneira que podemos calcular a produção de energia solar ou renovável de outro tipo de mil e uma maneiras diferentes, até com programas de fabricantes e fornecedores... em contexto de certificação em solo nacional, o que conta é o programa SCE.ER.

O mais chato nisto tudo é que a ventilação é a parte mais complicada de verificar... cada um inventa como quer, já vi certificados energéticos finais a considerar caixilharias de classe A2 para serem muito permeáveis e deixarem entrar ar que chegue para verificar a ventilação e se correrem o mercado agradecia que me indicassem onde se encontra disso, porque mesmo os caixilhos de correr mais fatelas é tudo classe A3 para cima. Porque marcação CE dos caixilhos nem vê-la, poucos/nenhuns são os PQ que a pedem.

Eu posso achar extremamente ingrato não podermos considerar as janelas abertas no batente ou pelo menos a micro-ventilação conforme o vídeo que deixei atrás, pois acho aquilo extremamente eficiente para o nosso clima. Mas eu estou cá em baixo, na base da pirâmide, ao fim do dia não mando nada e ou me conformo com as regras que emanam de cima, ou metem-me fora da carroça.

Isto é assim na térmica, no gás e em muitas outras actividades reguladas. Já tive uma situação no gás onde tive que remover algo que era altamente funcional e uma segurança adicional/redundante, porque não cumpria com uma alínea que estava em diploma. Falei, argumentei, tentei racionalizar... do outro lado foram totalmente permeáveis ao que estava a dizer, mas também disseram que enquanto não alterasse o projecto não certificavam o mesmo e sem o projecto certificado não tinha a licença de construção.

Ao fim do dia, isto dá para refilar até certo ponto. Se quem manda não tiver abertura ou estiver de mãos atadas pela mesma legislação, estamos sempre reféns do que está escrito.

Como eu disse, eu nem estou a dizer que concordo e até dei o exemplo dos comércios de porta aberta, onde a verificação dos caudais mínimos de ar novo é feita como se estivesse tudo fechado. É o que temos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, André Barros
    • VCAC
    • 25 junho 2018

# 306

Colocado por: Skinkx

Onde é que está legislado que pode ser considerada a abertura de janelas em contexto de habitação?

_____________________________________________________________________________________________________________________

Skinkx... Não se enerve comigo :D
    ...Sei bem o que é ser o "mau da fita" ....

Estamos apenas a discutir um tema...nada mais... ainda para mais um tema que não domino na íntegra que é o caso das habitações... sem stress...
    Estava apenas a tentar "comparar" com o que acontece nos serviços e compreender em concreto onde é que se diz na legislação que a abertura de janelas (que são também aberturas de admissão de ar reguláveis manualmente) não pode ser contabilizada.

Não estou a discordar de si, muito menos a questiona-lo... estou apenas a querer compreender...nada mais
  4.  # 307

Colocado por: VCAC

Skinkx... Não se enerve comigo :D
    ...Sei bem o que é ser o "mau da fita" ....

Estamos apenas a discutir um tema...nada mais... ainda para mais um tema que não domino na íntegra que é o caso das habitações... sem stress...
    Estava apenas a tentar "comparar" com o que acontece nos serviços e compreender em concreto onde é que se diz na legislação que a abertura de janelas (que são também aberturas de admissão de ar reguláveis manualmente) não pode ser contabilizada.

Não estou a discordar de si, muito menos a questiona-lo... estou apenas a querer compreender...nada mais

Não enervo nada, só deixei o negrito para que fique realçado nas paredes de texto.

O problema é que você tem uma portaria alocada especificamente ao RECS que diz que se pode considerar a abertura de janelas em determinados contectos para verificar os caudais mínimos.

Em habitação o que há é uma alínea que diz que, para edifícios existentes (anteriores a 2013) pode ser considerada uma abertura de 250 cm2 nas situações em que os banhos disponham de janelas exteriores e não tenham condutas de ventilação/exaustão específicas. Ou seja, em tudo o que é edifício novo, esta exclusão não pode ser aplicável e temos que optar por um conjunto de soluções, desde grelhas manuais/fixas/auto-reguláveis a extractores, de funcionamento em contínuo ou temporizado, para cumprir aquele valor. E digo do fundo da alma, é a coisa mais chata de cumprir neste novo regulamento.

Se fizerem um abaixo-assinado a pedir para considerar os batentes, eu meto lá o meu nome. Mas até lá, é com isto que temos que viver. Mas também digo uma coisa, tenho tido alguns trabalhos com emigrantes franceses e muitos deles metem estes sistemas de fluxo simples, com máquinas de extracção auto-reguláveis e grelhas também auto-reguláveis, e nem é preciso chateá-los muito, é cultural. Mais, gostam do sistema e se metem lá outra coisa que não funciona eles notam logo.
  5.  # 308

E que tal irem conversar para o café que o dia está bonito…:)
    Concordam com este comentário: Skinkx, JotaP
    • VCAC
    • 25 junho 2018 editado

# 309

E quem lhe diz a si que não estamos?
    Podemos estar muito bem a teclar na explanada de um café a aproveitar o bom tempo com uma imperial e um pratinho de tremoços, cada um com o seu telemovel, cada um na sua cidade!
    😂😂😂😂😂

Este não é um tópico sobre projectos de especialidades??!!
    Ou as especialidades são limitadas a estruturas,aguas e esgotos? A ventilação e a térmica fica descartada das especialidades?
    😉
  6.  # 310

Estejam á vontade so nao se esquecam de consumir:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
  7.  # 311

Colocado por: riscosEstejam á vontade so nao se esquecam de consumir:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCAC
    podias era pagar umas mines e umas sardines com bigodes, isso è que era de engenheiro.
  8.  # 312

A nova aquisiçao, grande machine
      IMG_20180706_192921.jpg
  9.  # 313

Colocado por: Anonimo16062021Isso serve para que? Para tirar finos?
    Mais valia lol, onde anda a era digital!?
  10.  # 314

Colocado por: riscosA nova aquisiçao, grande machine
      IMG_20180706_192921.jpg
    já vi tudo zé

https://www.youtube.com/watch?v=glJsQqvtfZU
  11.  # 315

Colocado por: Anonimo16062021Isso serve para que? Para tirar finos?

Nao..o frigorifico com as minis, esta no piso de baixo:)
  12.  # 316

Vem á vontade entre as 9 e as 20h tens a porta aberta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  13.  # 317

Colocado por: riscosVem á vontade entre as 9 e as 20h tens a porta aberta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021
    9 as 20? Andas folgado lol
  14.  # 318

Claro que sim, e o outro dos radiantes..esse ja conhece a casa
  15.  # 319

Cortou-se á 3° mini...bebe muito?
  16.  # 320

Colocado por: Anonimo16062021esse bebe muito
    por isso é que shor inginheiro se esqueceu de dizer onde tava o frederico das mines.

0.1180 seg. NEW