Colocado por: VXMCAgora em relação as fotos apresentadas no que respeito dizem a impermeabilização ha alguma coisa contra à forma feita?
Relativamente aos calços ou apoios para a soleira, fui eu o idiota quem teve essa brilhante ideia e coloquei em prática 😀.
Não foi ninguém do dos inovar que sugeriu essa solução,como tal não existe lugar a essa do inovar ou inventar, não me leve a mal skinkx mas é essa a verdade. Já o disse a algumas pessoas que apesar de não ser licenciado nesta ou noutra arte qualquer, não faz de mim burro ou limitar me a não pensar em alternativas. Se assim fosse não teria existido o post it por exemplo.
É verdade que vou ter uma área grande de pedra sem apoio,cerca de 15cm para ser mais preciso, e apenas 10cm com cola. Por isso pensei em colocar o calço em xps para ajudar a suportar a pedra nesta fase do assentamento e até a aplicação do etics ficar a suportar o seu peso ora o xps tem maior resistência mecânica que o eps foi por isso mesmo que apliquei este material. Pode ser melhorado? Claro que sim! Estou aberto a sugestões de melhoria.
Colocado por: VXMCEste exemplo que mostrei é de uma soleira do parapeito do wc não é para andar pendurado nem a calcar. No entanto terei 2 ou 3 vãos de 3m onde isso vai acontecer.
Agora um pergunta estupida, como é que vou fixar esse calço rígido?
Colocado por: smartEstava me a referir a pedra do peitoril a ser aplicado no post 530...qual a espessura, 20 ou 30mm e se e granito ou calcaria..
Colocado por: Schlüter-Portugal
Está a falar onde especificamente?
Colocado por: smartE....sem querer chatear muito, pode ser indicada a espessura da pedra?
Colocado por: PicaretaQual é a pedra?
Colocado por: ricardo33020Coloco um esquadro a todo o comprimento, tipo uma chapa quinada de 1 a 2 mm galvanizada ou em inox.
Julgo ser mais ir suficiente para apoiar e ficar sem problemas.
Colocado por: Anonimo16062021Uma soleira não um peitoril,sim está lá e ainda não partiu..
Colocado por: smartA relevância parece estar a vista....a pedra a colar em 40% da sua base ficando com 60% pendurada tem todos os condicionantes para alguem se sentar na ponta exterior e partir...o caixilho não a deixa mexer e na outra ponta com a compressão e a quebra e limpinha....o Etics por baixo não esta ali a apoiar nada. Imaginem a pedra aplicada e a seguir a placa de Etics por baixo...ou encosta ou enche com cola por cima da face do Etics a colar por baixo da pedra...só que com um eventual peso superior se a pedra não resistir não vai ser o Etics que a suportara, dada que a minima compressao racha...e rachar ou partir e a mesma coisa dado que terá de ser substituída....se tiver 30mm ou for granito a conversa e outra...
E o que tem a ver na minha Humilde opinião...
Colocado por: VXMC
No rés do chão vou ter 3 vãos de 3m onde a pedra será pisada e poderá originar alguma rotação e possível quebra ou descolagem da mesma. 2 deles são os que lhe mostrei onde irei dobrar a kerdi sobre a tela asfáltica.
Colocado por: Anonimo16062021
Tenho cá um dedo mindinho que me diz que esses apoios são só provisórios.. digo eu..