Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Parabéns pelo excelente fórum e pela assídua participação do vários intervenientes.
    Tenho um terraço que anteriormente era de terra e que foi acimentado, levando parece-me uma rede entre a betominha e o cimento. Foi feito de maneira a ter um pequeno desnível para as aguas não ficarem estagnadas e irem para o ralo do esgoto, mas agora com o calor o cimento rachou e está uma racha praticamente de um lado ao outro do terraço, para alem de existirem alguns sítios que tem pequenos furos no próprio cimento.
    Nesta situação o que me aconselham a fazer ?
    Não serei eu a fazê-lo uma vez que não percebo nada de construção, mas para estar mais ou menos precavida e não me deixar enganar por orçamentos duvidosos e que não resolverão a questão...
    O terraço é pequeno, tem cerca de nove metros quadrados.. já agora, eu moro em Lisboa, aconselham-me algum contacto para resolver esta questão? é que com os últimos empreiteiros que fizeram obras em minha casa fiquei "escaldada.." e certamente não os voltarei a contactar para nenhum trabalho futuro... Obrigada
      HPIM1568.JPG
  2.  # 2

    Continuando ainda no terraço e para não estar a maçar com um novo tópico... tenho estas tampas no terraço que pertencem aos esgotos do prédio, e gostaria de saber, uma vez que vou fazer intervenção no terraço, se não seria possível colocar estas tampas em condições ou seja retirar aquele cimento que foi posto só para remediar, e arranjar um sistema de serem amovíveis, para que de uma próxima vez que seja necessário uma intervenção nos esgotos, não me partam e deixem o terraço numa confusão e sujidade total... e quanto a estas tampas exclusivamente, não deveriam as despesas ser suportadas pelo condomínio, uma vez que são de todo o prédio? mais uma vez Obrigada
      HPIM1570.JPG
  3.  # 3

    Comecemos pelo fim.
    O fornecimento e montagem de um aro com tampa sifonado, em aço inox, pode custar umas centenas de euros.

    E, claro, deviam ser uma despesa de todo o condomínio.

    Se em vez de estar no (seu) terraço, essa tram..., digo, «tampa» estivesse no hall de entrada do prédio, já teriam mudado isso.
  4.  # 4

    É perfeitamente normal que existam rachadelas, visto ser terra por baixo, desde que não seja nada de exagerado.
    O melhor nesse caso é colocar tijoleira.
  5.  # 5

    Colocado por: InHerSpaceO melhor nesse caso é colocar tijoleira.
    ... Para estalar a tijoleira? :-)
  6.  # 6

    Com a rachadela que está na foto,... não acredito!!!!
    Aquela rachadela certamente tem a ver com a secagem do cimento, e não com abatimento do terreno!
  7.  # 7

    Colocado por: InHerSpaceCom a rachadela que está na foto,... não acredito!!!!
    Aquela rachadela certamente tem a ver com a secagem do cimento, e não com abatimento do terreno!
    Nisto estamos (quase) de acordo.
    As estaladelas parecem ser muito pequenas e parecem-se com as que são devidas à secagem (/cristalização) do cimento.
    Mas a retração que provoca esse tipo de fissuras ocorre quando a massa ainda é muito recente, e se encontra a secar. E não anos depois (uma das fotografias é de Jan/2008).

    Como o seu primeiro diagnóstico apontava para o facto de ter terra por baixo (sugerindo um abatimento), que é provavelmente o diagnóstico correcto, não há tijoleira que lhe valha.
    Se não estalou (porque a estaladela no cimento ainda é pequena), vai estalar (quando a estaladela aumentar).
  8.  # 8

    O melhor é partir os massames existentes no terraço e fazer tudo de novo mas desta vez como deve de ser, colocando:

    - Tout venant (ou lá como se escreve) 20cm a 30cm espessura
    - Brita nº3 uns 20cm espessura
    - Manta geotextil
    - Membrana Drenante Fondaline
    - Malhasol
    - Betão com 10cm a 15cm espessura

    Depois fazer a betonilha, impermeabilizar e colocar pavimento, assim garanto que não vai partir...
  9.  # 9

    Quanto ás saidas das águas não percebi na fotografia onde estas se encontram...
  10.  # 10

    Colocado por: vasco tomeO melhor é partir os massames existentes no terraço e fazer tudo de novo mas desta vez como deve de ser, colocando:

    - Tout venant (ou lá como se escreve) 20cm a 30cm espessura
    - Brita nº3 uns 20cm espessura
    - Manta geotextil
    - Membrana Drenante Fondaline
    - Malhasol
    - Betão com 10cm a 15cm espessura

    Depois fazer a betonilha, impermeabilizar e colocar pavimento, assim garanto que não vai partir...


    Já estou a ver a dona do terraço a deitar as mão à cabeça e a pensar: "Tanta coisa por causa de 9m2 de terraço??". Mas sem duvida ue ficaria com o problema resolvido de vez.
  11.  # 11

    Obrigada pelas mais diversas respostas. As fotografias foram tiradas ontem (esqueço-me sempre de configurar a maquina e depois sai sempre com as datas trocadas ... ) o cimento foi posto no inicio deste ano em todo o terraço.
    Na foto das tampas pode não estar muito perceptível, mas quase que ocupam a porta do terraço de um lado ao outro, e o que me preocupa é que aquilo ate foi tapado pelo meu sogro, e por aquilo que ele diz, a empresa foi lá, partiu o cimento todo à volta, retirou aquele bocado que serve de tampa, desentupiu e depois no fim, utilizou o cascalho para servir de enchente para não ficar tão distante entre a "tampa" e o resto do cimento e foi-se embora.... e ele para aquilo não ficar assim colocou cimento todo a volta, mas claro que ele não é nenhum profissional e só colocou aquilo para remediar... e se o condomínio não quiser pagar as tampas... não me apetecia muito estar a pagar do meu bolso o que eu acho que não me compete, mas também deixar como está e arranjar o resto também não me parece boa opção...
    Quanto a fenda, o terraço tem cerca de 2.10m de largura e a racha esta desse tamanho... será que poderei ter problemas de infiltrações na casa, ou será apenas um aspecto estético? a opção do Sr. Vasco Tomé realmente deveria resolver o assunto, mas realmente pensei como o Sr rmjsilva disse Tanta coisa só para 9 metros quadrados... isso será muito dispendioso, não?
    será que não existe uma outra forma de minimizar estas fendas, e de uma forma menos dispendiosa ? Sei que tudo tem o seu custo e que por vezes não se pode querer resolver as coisas e não dispensar de muito dinheiro, só que é um terraço tão pequeno, que apenas serve para estender a roupa e quanto muito colocar uma mesita de vez em quando para uma sardinhada...
    Obrigada
  12.  # 12

    Coloque um tapete de relva artificial e esqueça que as fendas existem, não creio que irá ter problemas por elas lá estarem...
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilvaColoque um tapete de relva artificial e esqueça que as fendas existem, não creio que irá ter problemas por elas lá estarem...


    É o mesmo que varrer para baixo do tapete, não?
  14.  # 14

    Colocado por: pc saldanha
    Colocado por: rjmsilvaColoque um tapete de relva artificial e esqueça que as fendas existem, não creio que irá ter problemas por elas lá estarem...


    É o mesmo que varrer para baixo do tapete, não?


    Eheh, neste caso seria mesmo. ;)
  15.  # 15

    O problema maior é saber se o pavimento existente está a partir por estar a afundar!

    Assim pela fotografia não a posso ajudar, só pessoalmente...
 
0.0170 seg. NEW