Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal!

Não fiz esta pergunta na outra discussão por considerar que é um bocado off-topic.

Basicamente cheguei a um acordo com o vendedor e vamos dar início ao processo de compra! Isto vai ser feito através da imobiliária que o vendedor contratou.

A imobiliária diz que não me tenho de preocupar com nada. Eles tem advogados que tratam de tudo eu só tenho de assinar a papelada e fazer o pagamento.

Mas o certo é que o verdadeiro cliente da imobiliária é o vendedor. Afinal de contas é ele quem vai pagar a comissão, por isso há sempre uma certa "desconfiança" no sentido de se há o risco de me venderem algo com problemas legais.

Normalmente para estas situações convém procurar um advogado/solicitador para ele verificar a papelada? Ou a imobiliária é obrigada por lei a ser imparcial durante a venda e vai mesmo verificar que está tudo em ordem e notificar-me caso haja alguma coisa? (penhoras, algum contrato de arrendamento, etc, etc).

Obrigado!
  2.  # 2

Peça para consultar os documentos do imóvel, caderneta predial, certidão permanente e licença de utilização. Verifique se na descrição, está livre de ónus ou encargos.
    Consulte as actas de condóminio, se for o caso e CE.
    Se estiver tudo ok, siga para bingo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
    • RCF
    • 30 abril 2018

# 3

Colocado por: mourinho2018Bom dia pessoal!

Não fiz esta pergunta na outra discussão por considerar que é um bocado off-topic.

Basicamente cheguei a um acordo com o vendedor e vamos dar início ao processo de compra! Isto vai ser feito através da imobiliária que o vendedor contratou.

A imobiliária diz que não me tenho de preocupar com nada. Eles tem advogados que tratam de tudo eu só tenho de assinar a papelada e fazer o pagamento.

Mas o certo é que o verdadeiro cliente da imobiliária é o vendedor. Afinal de contas é ele quem vai pagar a comissão, por isso há sempre uma certa "desconfiança" no sentido de se há o risco de me venderem algo com problemas legais.

Normalmente para estas situações convém procurar um advogado/solicitador para ele verificar a papelada? Ou a imobiliária é obrigada por lei a ser imparcial durante a venda e vai mesmo verificar que está tudo em ordem e notificar-me caso haja alguma coisa? (penhoras, algum contrato de arrendamento, etc, etc).

Obrigado!

Em princípio, não necessitará de advogado.
    Vai recorrer a empréstimo bancário? Se sim, não necessita mesmo de advogado, pois o Banco, como entra com dinheiro, tira tudo a limpo. Se não fizer empréstimo e tiver dúvidas, não será mal esclarecer antes com um advogado ou solicitador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mourinho2018
  3.  # 4

Colocado por: mourinho2018A imobiliária diz que não me tenho de preocupar com nada. Eles tem advogados que tratam de tudo eu só tenho de assinar a papelada e fazer o pagamento.

Obrigado!

nao se esqueça de ler antes de assinar.....
    Concordam com este comentário: mhpinto, mourinho2018, A. Madeira
  4.  # 5

Não vou recorrer a empréstimo bancário. Vou tentar contactar um advogado como sugerido e mal tenha o contrato enviar para ele. Muito obrigado!

Em relação ao sinal, o pagamento é feito em que altura e qual é o método? Convém ser transferência bancária para ter "provas" da transferência caso algo corra mal? Normalmente assinamos primeiro o CPCV e depois pagamos ou pagamos e depois assinamos?
  5.  # 6

Das duas compras de imóveis que fiz, ambas foram através de imobiliárias e em ambos os casos não recorri a mais ninguém. se bem me lembro, foi-me disponibilizada toda a documentação comprovando que os imóveis estavam "limpos".
    Para além das boas dicas já aqui colocadas, lembro só que em qualquer CPCV há sempre uma cláusula que garante que o imóvel está livre de ónus e encargos.
    Se isso para si não for suficiente, pode sempre dizer à imobiliária que só assina o CPCV se forem adicionadas cláusulas que cubram os eventuais receios que possa ter.
    Concordam com este comentário: Jacinta
    • RCF
    • 30 abril 2018

# 7

Colocado por: mourinho2018Em relação ao sinal, o pagamento é feito em que altura e qual é o método? Convém ser transferência bancária para ter "provas" da transferência caso algo corra mal? Normalmente assinamos primeiro o CPCV e depois pagamos ou pagamos e depois assinamos?

O normal é ser pago aquando da assinatura do CPCV, no mesmo momento. No CPCV deve ficar escrito quanto é o sinal e que foi entregue naquele momento. Pode ser por transferência bancária ou por cheque. O cheque também é uma boa prova. Primeiro, fique com cópia do cheque. Depois, o registo bancário também lá fica e faça por passar o cheque em nome do destinatário e não ao portador.
    Concordam com este comentário: Jacinta
  6.  # 8

Colocado por: mourinho2018Em relação ao sinal, o pagamento é feito em que altura e qual é o método? Convém ser transferência bancária para ter "provas" da transferência caso algo corra mal? Normalmente assinamos primeiro o CPCV e depois pagamos ou pagamos e depois assinamos?

Não me lembro como foi da primeira vez, mas da segunda foi por transferência, depois de assinado o CPCV. Se fosse por cheque teria sido no momento.
  7.  # 9

Colocado por: mourinho2018Em relação ao sinal, o pagamento é feito em que altura e qual é o método?
    Normalmente o sinal é efectuado quando da assinatura do contrato promessa de compra e venda. Para segurança sua e do vendedor utilize cheque bancário ou visado endossado ao dono do imóvel.
    Tire cópia dos cheques e tenha as cópias consigo no acto da escritura.
    Vou fazer uma escritura no final de Maio e estas informações foram prestadas no Notário.
  8.  # 10

Colocado por: 21papaleguasPeça para consultar os documentos do imóvel, caderneta predial, certidão permanente e licença de utilização. Verifique se na descrição, está livre de ónus ou encargos.
    Consulte as actas de condóminio, se for o caso e CE.
    Se estiver tudo ok, siga para bingo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mourinho2018

Consultei a certidão permanente mas vou ser completamente sincero, não sei o que a maior parte das coisas que vejo lá significam. Só me chamou a atenção uma parte que diz: "Hipoteca Voluntária". Isto é relativo a credito habitação? O que devo ter em atenção quando assinar a escritura em relação a esta Hipoteca?
  9.  # 11

Colocado por: mourinho2018O que devo ter em atenção quando assinar a escritura em relação a esta Hipoteca?

Tem que estar alguém do banco com o documento necessário para o cancelamento da hipoteca (distrate), e você tem que levar um cheque visado ou bancário.
  10.  # 12

Se a casa está hipotecada, aquando da assinatura da escritura, está também presente um representante do banco, que recebe o cheque. Não é o vendedor que recebe o cheque, mas sim o representante do Banco.

0.0159 seg. NEW