Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os colegas de Fórum,

    Já à algum tempo que acompanho o fórum, mas nunca tive oportunidade de participar em nenhuma discussão.
    Acontece que vivo no 1º andar numa moradia Bi-Familiar no concelho de Oeiras e tenho o sótão em bruto ainda com barrotes e gostaria de remodelar completamente o mesmo.
    A minha ideia é levantar um pouco o telhado e colocar uma placa em conjunto com um bom isolamento para beneficiar o resto da casa.
    Foi-me dito na câmara que como a casa está no limite do índice de construção (0,5) da zona não posso usar o sótão para área habitável.
    O que devo fazer para aproveitar ao máximo o espaço? O que eu realmente gostava era de fazer uma casa de banho visto que só tenho uma em casa e aproveitar o resto do espaço para um open space e as laterais para arrumos, mas visto que não posso fazer o WC vou ter de me contentar com o espaço para arrumos.
    Outra questão tem a ver com as águas do telhado. Tenho 4 e gostava de colocar apenas 2 e usar as novas paredes para colocar janelas, mas esqueci-me de perguntar na câmara se tal era possível. Será que alguém me poderá esclarecer sobre esta questão?
    Sugestões para o aproveitamento do espaço são bem vindas.

    Com os melhores cumprimentos
    Nuno Duarte
  2.  # 2

    Alterar de qualquer forma a cobertura (telhado) obriga a projecto de alterações e respectivo lienciamento na Cãmara municipal... independentemente do uso que fôr dado ao sotão.

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  3.  # 3

    Exacto,

    Foi exactamente o que me pediram na câmara, um projecto de alterações.
    O que eu gostava de saber é se ao incluir janelas nesse projecto o posso estar a invalidar à nascença.

    Com os melhores cumprimentos
    Nuno Duarte
  4.  # 4

    Em principio não invalida... poruq é que não há de ter iluminação/ ventilação natural no sotão!!!
    • pagc
    • 5 março 2008

     # 5

    Estar mexer nas águas da cobertura, irá implicar projectos e como já está no indice máximo, provavelmente não será aceite.

    O que pode fazer para aproveitar o sotão é levantar a telha existente, limpar e aplicar Cuprinol na estrtura de madeira, aplicar subtelha + isolamento térmico e voltar a assentar a telha. è um trabalho que custará na casa dos 120 a 140€/m2 + IVA.
    Quando a estrutura estiver à vista, faz uma ou duas alterações, para aplicar 1 ou 2 janelas Velux (+/- 1000€ cada dependendo do acessórios), preferencialmente nas águas menos vistas, quer por causa da câmara, quer por causa dos amigos do alheio. A plicação dessas janelas poderá ser feita logo ou mais tarde.

    Por dentro, monta um tecto falso em Pladur com placa hidrófuga (verde) e pinta (+/- 30€/m2). Desta forma, fica com o sotão habitável. Nas zonas mais baixas pode fazer uns armários embutidos, para aproveitar o espaço morto. A partir dai será dividir o sotão. Betonilha (15€/m2) no chão com pavimento em madeira ou cerâmico (20€/m2).

    Desta forma consegue aproveitar o espaço sem se meter em projectos, sem mexer nas águas (no caso de ser possível e que é caro), sem meter a câmara ao barulho

    Cumps
    Paulo Correia
  5.  # 6

    Obrigado pelos comentários,

    Com 99% de certeza vamos fazer um projecto pois temos um Eng. Amigo que não nos cobrará nada pelo mesmo.
    Como tal vamos tentar colocar o telhado em 2 águas de modo a poder colocar janelas nas paredes e vamos subir um pouco o telhado de modo a aproveitar melhor o espaço.
    Como o Arq. nos indicou que não haveria problemas em continuar a escada até ao sótão, vamos aproveitar para ficar com uma entrada exterior à casa mas que ficará fechada, optimizando ao máximo o espaço.
    Conforme a obra for avançando vou tentar descrever as peripécias para nos podermos todos rir um pouco.

    Com os melhores cumprimentos
    Nuno Duarte
  6.  # 7

    Olá, bem não sei como está a obra mas devo dizer-te que a lei mudou e as coisas estão mais facilitadas, eu sei pq trabalho numa CM no Urbanismo, vê o que mudou e acho q consegues o q precisas.
  7.  # 8

    martamachado, ja agora em q CM trabalha?
  8.  # 9

    Não consigo compreender, então a camara disse que estava no limite de construção de área habitável, como pensa conseguir meter um projecto que pretende, de uma forma visivel, alterar a volumetria e essa mesma área habitável? realmente e aparentemente a solução que o pagc deu parece-me a mais acertada. Boa sorte.
  9.  # 10

    Estou acabando um sotão para um amigo meu, fizemos isso, colocamos uma janela velux, forramos o sotão com madeira paredes. vigas, pilares e na zona mais baixa foi colocado uns armários com portas de correr
    em todo o comprimento, ficnado uma optima zona para arrumação.

    depois eu coloco aqui fotos.
  10.  # 11

    Olá Nuno Duarte,
    Sou proprietário de uma moradia antiga semelhante à sua (concelho de Oeiras, sotão em barrotes, indice de construção no limite). Estou a pensar também alterar as àguas do telhado por forma a facilitar o uso do sótão (se possível colocando mansardas ou janelas de água furtada), e telhado a 2 águas (2 inclinações) para aumentar o pé-direito. Como tal estou curioso em saber se de facto conseguiu licenciar a obra junto da CMO. Devo ir reunir em breve com o Arq. da zona para abordar esse assunto, e se de facto houvesse algum "precedente" já ia mais descansado (sei que eles por vezes são chatos com as alterações).
    Cumprimentos.
 
0.0161 seg. NEW