Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de saber a vossa opinião relativamente à minha situação.

    Há uns meses visitei uma casa, que estava à venda por 320.000€. Gostei bastante. Consegui negociar a casa por 300.000€ porque tendo em conta os preços praticados na zona, seria o valor mais justo. Apesar da casa ter sido totalmente remodelada à menos de 1 ano, achei que 320.000€ era esticar a corda.

    Assinei então o CPCV, onde dei um sinal de 30.000€. Sabendo que à partida não teria problemas com a aprovação do crédito no banco, lá levei a minha vida tranquilo e o processo com o banco decorreu normalmente até vir o resultado da avaliação do imóvel que qual o meu espanto quando me dizem que foram 281.000€. Ou seja, 39.000€ abaixo do valor pelo qual estava à venda inicialmente!

    Mais espantado ainda fiquei, quando falei com a agência imobiliária e esta me diz que não ficou surpreendida, e que o problema deverá ter sido "o sotão e a cave". Ou seja, a casa foi efectivamente toda remodelada de cima abaixo (eu vi), mas nada foi devidamente legalizado ou documentado. Na certidão permanente e nas plantas, a casa tem 2 quartos, 1Wc, 1 cozinha e 1 cave, quando na realidade tem 4 quartos, 1 cave, 1 sotão, 1 cozinha e 3WCs. As áreas totais batem certo, as remodelações e acrescentos de wc's e quartos foram feitos interiormente.

    Ainda mais estupidamente espantado fiquei, quando a agencia imobiliária me diz que não escolhi bem o banco e que devia falar com o consultor financeiro deles para me ajudarem a escolher outro banco. Isto apesar de dificilmente qualquer banco em Portugal me dar um Spread melhor que o que me foi proposto à data (1.15 e 85% de financiamento).

    O meu dilema agora é o que fazer. Gosto mesmo da casa e já estava a fazer planos para a mesma, mas não gostei nadinha da atitude: Primeiro não me terem dito de antemão que podia haver uns "pequenos" problemas com a documentação do imóvel ao não bater certo com o que a casa realmente é, e depois esta coisa de me chutarem para o consultor financeiro deles para escolher outro banco.

    Já pensei em diversos cenários:
    - Calar e pagar. Mas custa-me estar a dar 300.000€ por uma casa avaliada por 281.000€. Além de que depois o problema da documentação errada passa a ser meu.
    - Falar com os compradores, no sentido de ou baixarem o valor da venda (duvido) ou tratarem de actualizar as plantas e certidão e após isso pedir nova avaliação (também duvido).
    - Desistir da compra e pedir a devolução do Sinal. Esta tem sido a ideia que mais anda na minha cabeça, mas sei que não é assim tão simples, apesar de achar que tanto os vendedores como a agencia imobiliária não jogaram com o baralho todo nesta questão da documentação meio manhosa e desactualizada.

    Que fariam vocês nesta situação ?
  2.  # 2

    Colocado por: audioslaveQue fariam vocês nesta situação ?

    Eu dava um enxerto de porrada ao vendedor e aos gajos da imobiliária, por me venderem um T2 ao preço de um T4, sem sequer me informarem da verdade. Eles conheciam os documentos e mentiram.
    Concordam com este comentário: sarapintolas, Eugenia Matos
  3.  # 3

    Por acaso ainda ha umas horas atrás li um artigo a alertar para o facto de em muitos casos a avaliação dos bancos estar a ser abaixo dos preços de compra. Acho que deve avaliar com calma se o negócio ainda vale a pena, se não valer ir para tribunal caso não lhe devolvam o dinheiro.
    Concordam com este comentário: audioslave, Eugenia Matos
  4.  # 4

    Desista da compra. Se ocultaram isso, imagine o resto que há para descobrir.
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Eu dava um enxerto de porrada ao vendedor e aos gajos da imobiliária, por me venderem um T2 ao preço de um T4, sem sequer me informarem da verdade. Eles conheciam os documentos e mentiram.


    Também me ocorreu como sendo uma hipótese. Os gajos no site tem, e passo a citar: "2 QUARTOS + 2 QUARTOS NA CAVE + 1 QUARTO NO SÓTÃO".

    Existe algum fundamento para mandá-los **** e recuperar o meu dinheiro ? Nem quero saber do receber em dobro, só mesmo reaver o que já adiantei.
  6.  # 6

    Como é que está descrito o imóvel no CPCV?
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaComo é que está descrito o imóvel no CPCV?


    "prédio urbano composto de moradia unifamiliar de cave e rés do chão, com logradouro"
  8.  # 8

    Colocado por: audioslave"prédio urbano composto de moradia unifamiliar de cave e rés do chão, com logradouro"

    Uiiiii .... foi mesmo enganado!!
  9.  # 9

    Mas também se pós a jeito ... devia de ter verificado todos os documentos antes de passar 30.000 para as mãos do vendedor
    Concordam com este comentário: audioslave
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaMas também se pós a jeito ... devia de ter verificado todos os documentos antes de passar 30.000 para as mãos do vendedor
    As imobiliárias sabem muito...
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaMas também se pós a jeito ... devia de ter verificado todos os documentos antes de passar 30.000 para as mãos do vendedor
    Concordam com este comentário:audioslave


    É verdade, mas não é todos os dias que se compra uma casa, há estes pequenos pormenores que passam. Não sinto que tenha sido enganado, a casa é como a descrevem.. não legalizaram foi a obra. Fico burro é como é que isto é claríssimo e fácil de provar e pouco ou nada posso fazer.
  12.  # 12

    Colocado por: audioslave

    É verdade, mas não é todos os dias que se compra uma casa, há estes pequenos pormenores que passam. Não sinto que tenha sido enganado, a casa é como a descrevem.. não legalizaram foi a obra. Fico burro é como é que isto é claríssimo e fácil de provar e pouco ou nada posso fazer.
    Poder pode, se não devolverem o sinal vai a tribunal e diz que lhe queriam vender algo que descobriu estar ilegal
    Concordam com este comentário: Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: audioslave
  13.  # 13

    Colocado por: jorgferrAs imobiliárias sabem muito...


    Exacto.. o que mais me espanta é isto passar-se com supostamente a maior e mais conhecida imobiliária do País: Remax.
  14.  # 14

    Colocado por: jorgferrPoder pode, se não devolverem o sinal vai a tribunal e diz que lhe queriam vender algo que descobriu estar ilegal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:audioslave


    No limite é isso que vou fazer. No entanto ainda vou pensar bem no assunto tal como sugeriu. Obrigado!
  15.  # 15

    Colocado por: audioslavenão legalizaram foi a obra.

    As alterações no interior, que não alterem a estrutura, não precisam de licenciamento, isso pode estar tudo legal, o problema é que para os bancos isso é importante, e desvalorizam o imóvel.
    Aqui o que é mais grave é não o terem avisado disso, dai que mereçam um enxerto de porrada.
    Se gosta e conseguir pagar, não deixe de fazer o negócio .... caso as alterações sejam apenas no interior e não tenham alterado a estrutura da casa.
  16.  # 16

    Colocado por: Picareta
    As alterações no interior, que não alterem a estrutura, não precisam de licenciamento, isso pode estar tudo legal, o problema é que para os bancos isso é importante, e desvalorizam o imóvel.
    Aqui o que é mais grave é não o terem avisado disso, dai que mereçam um enxerto de porrada.
    Se gosta e conseguir pagar, não deixe de fazer o negócio .... caso as alterações sejam apenas no interior e não tenham alterado a estrutura da casa.


    O que são consideradas alterações de estrutura ? Uma cave aberta que passa a ter mais dois quartos, uma wc e uma lavandaria não é uma alteração de estrutura ?
  17.  # 17

    Colocado por: audioslaveO que são consideradas alterações de estrutura ?

    Alterações nas vigas, lajes e pilares.

    Colocado por: audioslaveUma cave aberta que passa a ter mais dois quartos, uma wc e uma lavandaria não é uma alteração de estrutura ?

    Não, e isso é perfeitamente legal, não precisa de nenhuma licença.

    Colocado por: jorgferrdiz que lhe queriam vender algo que descobriu estar ilegal

    Ainda aqui não vi nada ilegal.
  18.  # 18

    Colocado por: PicaretaNão, e isso é perfeitamente legal, não precisa de nenhuma licença.

    Correcção .... desde que não alterem os alçados.
    As janelas já existiam?
    Concordam com este comentário: jorgferr
  19.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Alterações nas vigas, lajes e pilares.


    Não, e isso é perfeitamente legal, não precisa de nenhuma licença.


    Ainda aqui não vi nada ilegal.


    Entendido. Faz-me confusão mas ok. Para que servem as plantas e as certidões se a malta pode alterar à vontade sem necessitar de actualizar a documentação ?
  20.  # 20

    Colocado por: audioslaveEntendido. Faz-me confusão mas ok. Para que servem as plantas e as certidões se a malta pode alterar à vontade sem necessitar de actualizar a documentação ?


    A mim o que me fazia confusão era eu precisar de uma licença para fazer uma alteração no interior da minha casa.
    Concordam com este comentário: audioslave
 
0.0220 seg. NEW