Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,
    Adquiri à uns tempos a serra de bancada do lidl (http://multipromos.pt/item/685_bancada-com-serra-circular-2000-w) tenho-a instalada numa mesa e não cheguei a instalar a parte de protecção e aspiração do disco, e devido a uns cortes q tenho q fazer estou a pensar remover a parte de metal q está no fim do disco (não sei o nome), é seguro remover essa peça? ou colocar uma mais pequena (q fique mais baixa do q o disco)?
  2.  # 2

Não é seguro remover ....
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Joao Dias, josealmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  3.  # 3

Então o ideal é conseguir/ construir uma peça mais baixa e substituir?
  4.  # 4

Colocado por: nunos7Então o ideal é conseguir/ construir uma peça mais baixa e substituir?

O ideal é não mexer nas peças de segurança. Regra geral elas estão lá por uma razão. Não facilite com a serra de bancada. A seguir á Tupia de mesa é a máquina que mais dedos leva...
  5.  # 5

Certo João, mas assim não consigo fazer "meio" corte... pois a peça q traz é mais alta q o disco :(
  6.  # 6

Colocado por: nunos7Certo João, mas assim não consigo fazer "meio" corte... pois a peça q traz é mais alta q o disco :(

Não estou a perceber que corte quer fazer ao certo?
  7.  # 7

Um barrote de 10cm, como a serra só corta 7cm, tenho q fazer um corte e depois virar o barrote e fazer o outro corte se quiser obter duas ripas de aproximadamente 5cm cada.
    Ao ter essa peça de segurança mais alta q o disco, não o consigo fazer...
  8.  # 8

Colocado por: nunos7Um barrote de 10cm, como a serra só corta 7cm, tenho q fazer um corte e depois virar o barrote e fazer o outro corte se quiser obter duas ripas de aproximadamente 5cm cada.
    Ao ter essa peça de segurança mais alta q o disco, não o consigo fazer...

A peça que está a falar é a faca e serve para manter a estabilidade da peça após o corte. Não estou a ver como é que a faca o impede de cortar virando o barrote pois a madeira quando chega á faca já vai "aberta". A não ser que eu esteja a ver mal a coisa...
  9.  # 9

A faca é mais alta q o disco, e por isso não permite fazer o tipo de corte q lhe falei no post anterior.
  10.  # 10

Colocado por: nunos7A faca é mais alta q o disco, e por isso não permite fazer o tipo de corte q lhe falei no post anterior.

Tens de tirar a faca então. Sugiro que peças ajuda a outra pessoa quando estiveres a cortar para "substituir" a faca e não deixar que o barrote suba na serra durante o corte.
    De resto, muita calma e a coisa vai lá. Não esquecer as protecções para os olhos.
  11.  # 11

Essa peça normalmente chama-se lâmina fendida, em inglês chama-se riving knife. Serve para evitar o kickback da peça.
    Pode retirar, mas deve estar ciente que é uma peça importante, sem ela e se não tiver experiência com a serra é provável que o kickback venha a ocorrer.
    Se não sabe o que é kickback, aqui tem um vídeo que explica.

Eu pessoalmente também tenho uma serra de bancada, mas preferi comprar uma serra circular de qualidade e montar a minha própria mesa. Na minha serra circular a lâmina fendida é adaptável e é recomendado que seja utilizada 1 a 3mm abaixo da linha de corte. Já viu se também não consegue diminuir essa distância? É que tirar a lâmina fendida sempre que quiser fazer um corte incompleto vai ser muito chato e estou mesmo a ver a lâmina a ficar perdida em qualquer sítio fora da serra e isso é perigoso.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 12

Colocado por: josealmeidaJá viu se também não consegue diminuir essa distância?

Ainda não vi... Era porreiro q desse, mas sinceramente duvido.
    Quanto ao kickback sim conheço e muito obrigado pela chamada de atenção, nunca é demais recordar estes pequenos pormaiores, como dizem por aqui 😁
  13.  # 13

Colocado por: Joao DiasDe resto, muita calma e a coisa vai lá. Não esquecer as protecções para os olhos.

Obrigado assim farei.
  14.  # 14

Abri a máquina e removi a faca, prolonguei o corte q a faca tinha com a rebarbadora (para encaixe) e voltei a colocar a faca, ficou porreiro.

Obrigado José e João.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, josealmeida

0.0166 seg. NEW