Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa tarde,

irei iniciar a construção da minha moradia muito em breve, e tenho uma dúvida relativamente a qual a melhor solução de impermeabilização para a cobertura que será plana e será com a solução "cobertura invertida".
    A dúvida está entre duas marcas em particular, e com soluções também diferentes.

Solução 1:
    - Marca: Imperalum para cobertura de acessibilidade limitada (8-343) - solução asfáltica
    - Descrição:
    Aplicação de emulsão betuminosa aplicada como primário de impermeabilização, IMPERKOTE F
    Aplicação de membrana de impermeabilização em betume plastómero APP com 3 Kg/m2 e armadura de fibra de vidro, protegida a polietileno em ambas as faces, POLYPLAS 30
    Aplicação de membrana de impermeabilização em betume plastómero APP com 4 Kg/m2 e armadura de poliéster, protegida a polietileno em ambas as faces, POLYSTER 40
    Aplicação de isolamento térmico em placas de poliestireno extrudido, IFOAM COBERTURA
    Aplicação de manta geotêxtil de fibras sintéticas com 150 g/m2 como camada separadora, IMPERSEP 150
    Aplicação de proteção pesada – Seixo rolado

Solução 2:
    - Marca: Danosa para cobertura invertida - solução em PVC
    - Descrição:
    Aplicação e fornecimento de geotêxtil Danofelt PY 150 da marca Danosa;
    Aplicação da tela de PVC Danapol HS 1.5 da marca Danosa;
    Aplicação de Esquinas internas e Externas em PVC da marca Danosa;
    Aplicação e fornecimento de geotêxtil Danofelt PY 150 da marca Danosa;
    Aplicação e fornecimento de seixo rolado.
    Aplicação e fornecimento de acessórios de drenagem e tubos de queda.

Parece ser unânime que Imperalum é bom, e talvez até melhor que a Danosa para um mesmo tipo de solução, mas como se tratam de 2 tipos de solução diferentes - uma é asfáltica e outra é PVC - não sei se são ambas boas soluções de impermeabilização ou se a Imperalum continua a ser a melhor aposta!!

Quem puder ajudar, de preferência que tenha uma destas soluções instalada na sua casa... agradeço desde já.

Cumprimentos,
    /Vitor Ribeiro
  2.  # 2

A solução 2 inclui a parte do escoamento pluvial
    Depois, vai depender de quem aplicar e de como resolvem as zonas de remate com as platibandas, com chaminés, eventuais lanternins, etc.
  3.  # 3

Imperalum parece ser standard mas na verdade não existem marcas que não tenham boas soluções, então comparar soluções betuminosas com pvc não tem mesmo como comparar, em condições normais preferia sempre pvc(1.5mm polyester), mas existem soluções muito boas em betuminosas e dependendo da obra em causa e dos remates até pode ser melhor.

PVC provavelmente vai ter de procurar mais e melhor por alguém que lhe dê garantias de um bom trabalho, mais importante que as esquinas interiores e exteriores e embocaduras que podem ser facilmente rematadas com telas sem armadura, tenha cuidado com a fixação das telas que mais vezes do devem ficam ao encargo unicamente de cola de contacto que com o passar dos anos e da contração da tela acabam por causar transtornos.

Edit:
    Ainda em relação à qualidade dos materiais a soprema/texsa também tem boas soluções para ambas as tela, e para pvc a qualidade da sika nunca é de descurar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sepviri
  4.  # 4

Colocado por: Sérgio KYOImperalum parece ser standard mas na verdade não existem marcas que não tenham boas soluções, então comparar soluções betuminosas com pvc não tem mesmo como comparar, em condições normais preferia sempre pvc(1.5mm polyester), mas existem soluções muito boas em betuminosas e dependendo da obra em causa e dos remates até pode ser melhor.

Obrigado pelo comentário Sérgio.
    Também percebo que dado serem soluções diferentes (uma asfáltica outra PVC), é muito complicado comparar. Mais ainda para mim que nada sei do assunto. A minha questão é mais o tentar aferir se a solução PVC da DANOSA é uma boa solução de impermeabilização ou não.
    Que a solução da Imperalum é boa parece ser consensual (e sim vai sempre depender e muito do instalador... para qualquer solução). Mas se a solução da DANOSA for igualmente boa então estou mais inclinado para essa por uma razão simples: é que a empresa que me deu o orçamento deu também um valor (muito simpático) para uma solução de rufos metálicos que eu prefiro em vez dos habituais mármores ou outra pedra para evitar com o passar dos anos aqueles inestéticos "riscos" parede abaixo devido ao silicone que entretanto se desgastou. Além de esteticamente gostar bem mais dos rufos metálicos. E assim seria uma só empresa a fazer toda a cobertura, ou seja, impermeabilização e rufos metálicos.

Agora... isso também só me faria sentido se esta solução da DANOSA for uma boa solução de impermeabilização da minha cobertura. Senão, sigo com a Imperalum e está feito!

Era portanto nesse sentido que fiz este post...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costa.hm
  5.  # 5

Nunca trabalhei com tela da danosa, mas nunca trabalhei com uma má tela de pvc de 1.5 PY, como tal assumo que danosa não fuja a regra.
    Quando fala em rufos parto do princípio que se refere a chapéus para rematar as platibandas, se assim for peça para lhe apresentarem uma solução com perfil de remate em chapa colaminada de pvc, provavelmente ainda mais "simpático" e ainda cai dentro das competências de uma empresa de impermeabilização.
  6.  # 6

Existe aqui no fórum alguém que já tenha usado esta tela PVC da Danosa?
    Se sim, estão satisfeitos com essa solução?
  7.  # 7

O rufo metálico também tem que se lhe diga. Se for zinco (já nem falo de cobre) é uma boa solução. Se for chapa zincada terá sempre uma durabilidade menor (ais uns 20 a 30 anos) mas que pode ser prolongada se houver manutenção (pintura).
  8.  # 8

Bom dia,

Eu apliquei tela asfáltica da marca Texsa/Soprema e estou satisfeita.

0.0164 seg. NEW