Colocado por: sizeterá que solicitar uma 2ª opinião a outro técnico.
Colocado por: varejose quiser reforçar os muros pré-existentes, quais as opções que tenho?
Colocado por: varejoPedi a opinião a outro técnico e a solução passará por:
Colocado por: varejoA largura do muro é de 20 cm e a armadura foi aço A500 (10a de 25 em 25 cm na vertical e 8a de 25 em 25 cm horizontal), betão C30/37, para uma altura de 3 metros. De referir que cerca de 25% do muro leva terra até cima, ou seja, os 3 metros de terra. é o que constava no projecto de estabilidade, ao qual me suscitam duvidas importantes. o betão vai ficar aparente pela face interior.
De referir que a cave que faz um "u", vai levar a lage maciça por cima do 1º piso.
1º - tenho duvidas relativamente á capacidade destes muros (apenas 20 cm) com esta armadura de ferro, nomeadamente em suportar convenientemente as terras e não fissurar. Deveriam ser mais espessos (~ 30 cm?). e relativamente ao ferro?
Colocado por: RRufinoSe a descrição:
- muro que tem sempre laje no topo
- muro que tem fundação contínua
- malha vertical de 10//0.25m
- malhar horizontal de 8//0.25m
- "vão" do muro de 3,0m
- não há circulação de veículos ou outra sobrecarga relevante no tardoz do muro
está correcta...então para solos correntes e, não sendo pessoalmente fã do espaçamento utilizado para os varões, nem da adopção de varões de 8mm em muros, para condições correctas de execução, as contas dizem que o muro está bom (à pele, mas está).
Para o caso, dada a armadura horizontal, mas dependendo da extensão de cada face do "U" a primeira patologia a aparecer seria fissuras no muro por retracção impedida, isto é, o muro foi betonado e a sua sapata, previamente executada, impede a retracção natural do betão fresco a ganhar presa. Isto tipicamente são umas fissuras verticais afastadas 3m.
Colocado por: RRufinoAntes de mais obrigado pela sua opinião.
1- Na sua opinião, qual seria o espaçamento para os varões, e dos varões de 8mm em muros horizontais, deveria ser varões de 10? e na vertical, varões de 12? qual a sua a sua opinião?e quando diz "á pele", o que quer dizer?
2- Esqueci-me de referir que a lage de cima (1º piso, que fica apoiada nestes muros que tenho duvidas)poderá ter de suportar o peso de um carro, pois será acessível para cargas e descargas ocasionais. de referir que o carro "passará" por cima de um dos "U" (cerca de 30-35% desse "U").
o "U" terá de dimensões 13 metros x 4 metros x 14 metros (é mais um U tosco)...
Que soluções poderei ter? como poderei reforçar estes muros?
Obrigado
- "vão" do muro de 3,0m
está correcta...então para solos correntes e, não sendo pessoalmente fã do espaçamento utilizado para os varões, nem da adopção de varões de 8mm em muros, para condições correctas de execução, as contas dizem que o muro está bom (à pele, mas está).
Para o caso, dada a armadura horizontal, mas dependendo da extensão de cada face do "U" a primeira patologia a aparecer seria fissuras no muro por retracção impedida, isto é, o muro foi betonado e a sua sapata, previamente executada, impede a retracção natural do betão fresco a ganhar presa. Isto tipicamente são umas fissuras verticais afastadas 3m.
- "vão" do muro de 3,0m
Colocado por: varejoA minha questão será, se o carro andar por cima da lage superior ocasionalmente, terei problemas no futuro?