Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    decidi partilhar um novo projecto que realizei, na sua maioria, no fim de semana e feriado da semana passada. Como de costume, só me lembrei de tirar fotos depois da obra feita...

    Queria uma mesa e dois bancos para podermos fazer refeições na varanda grande do apartamento, mas ou era em plástico (que eu não queria) ou ficava por muito mais do que me apetecia pagar. Por isso, após olhar para as madeiras disponíveis no Leroy Merlin, decidi logo que queria era eu fazer a coisa. Olhei para uma mesa desdobrável pequena, para ver como funcionava o mecanismo de desdobrar e depressa decidi que era assim! Usei os seguintes materiais:

    - 2 embalagens de soalho de pinho marítimo (200 x 14 x 2.1 cm) = 33.57€
    - 3 ripas de pinho 3x5x260 cm aplainadas = 13.47€
    - 2 ripas de pinho 2.2x4x260 cm aplainadas = 7.58€
    - ripa redonda faia (que até já lá tinha abandonada de outro projecto) = 5.29€
    - cola de madeira, indeterminável, vamos dizer, muito por alto = 1€
    - parafusos, já lá tinha também dos que sobraram dos sofás, vamos dizer uns 3€...
    - parafusos 8 x 80 mm = 6.87€
    - óleo de teca = 9.99€

    TOTAL = ~81€

    Ficam aqui umas fotos, tiradas antes de dar uma última demão no tampo da mesa (que ficou muito mais uniforme) e de acabar o segundo banco (que estava sem pernas à data das fotos por erro no cálculo da madeira necessária)

    Abraço e boas bricolagens!
      IMG_20180501_191003.jpg
      IMG_20180501_190810.jpg
      IMG_20180501_190848.jpg
  2.  # 2

    Inspirei-me neste exemplo, embora tenha divergido um pouco para simplificar certas coisa, e para que fosse desdobrável.
      Folding-Picnic-Table-Inside.jpg
  3.  # 3

    Está com um aspecto muito simpático!
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  4.  # 4

    Parece-me que deveria ter posto uma madeira a servir de "trava" por baixo. Digo isto porque esse tampo vai querer encarquilhar e ficar tipo "barco".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  5.  # 5

    Colocado por: TyrandeParece-me que deveria ter posto uma madeira a servir de "trava" por baixo. Digo isto porque esse tampo vai querer encarquilhar e ficar tipo "barco".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcspinheiro


    Como assim? Ao comprido? Diagonal? Já tem duas barras inferiores coladas e aparafusadas ao tampo, que também servem para apoiar as pernas. Mais do que isso e estorvada as pernas de fecharem, ou então não estou a perceber bem o que sugere. A mesa não é muito comprida, tem 1.4m e o vão entre as barras de suporte é de cerca de 1m, o que não parece muito para madeira de 21 mm de espessura..

    Obrigado!
  6.  # 6

    Ah Tyrande, note ainda que como é soalho as tábuas estão todas encaixadas umas nas outras e coladas também.
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiroAh Tyrande, note ainda que como é soalho as tábuas estão todas encaixadas umas nas outras e coladas também.


    Eu reparei nisso!

    Mas, na minha parca experiência com madeira e bricolagem, parece-me que da forma como está, a madeira vai trabalhar e vai querer arquear. Aliás, na primeira foto nota-se isso, muito muito muito ligeiramente.

    Na foto "exemplo" que pôs já tem lá a dita trava que mencionei.

    O que acho que deveria ter feito é posto uma trava de cada lado (linhas azuis no "boneco") (as linhas vermelhas são o que acho que vai acontecer. Com o tempo as pontas vão levantar e isso vai ficar empenado).
    EDIT: clique na foto para conseguir ver as linha...do contrário, mal se notam).
      IMG_20180501_1910032.jpg
  8.  # 8

    Mas não acha que a barra que se vê na última foto da minha mesa é suficiente (a que liga as tábuas todas e suporta as pernas), ou acha que precisa mesmo de uma barra adicional na ponta? As barras de suporte estão a apenas 20 cm das pontas... Eu tenho lá madeira extra e facilmente adicionava...
  9.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroMas não acha que a barra que se vê na última foto da minha mesa é suficiente (a que liga as tábuas todas e suporta as pernas), ou acha que precisa mesmo de uma barra adicional na ponta? As barras de suporte estão a apenas 20 cm das pontas... Eu tenho lá madeira extra e facilmente adicionava...


    Não acho que seja suficiente porque é exatamente pelas pontas que ela vai querer arquear. Se tiver mais madeira, com 2 cortes e parafusos resolve isso então!

    Atenção que isto é somente é minha opinião de "comparça" bricoleira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  10.  # 10

    convém referirem que provavelmente isso pode arquear se estiver ao mau tempo, e com isto digo, chuva... no verão até que acredito que não mexa muito a madeira mas no inverno é provavel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  11.  # 11

    Pois, estive a pensar na questão da Tyrande e acho que só se coloca se estiver aos elementos, mas está numa varanda coberta e pouca ou nenhuma água vai apanhar para além do ocasional copo entornado... Quando chover posso dobra-la e encostar ao muro ou pô-la na garagem para o inverno.
  12.  # 12

    Colocado por: pcspinheiroPois, estive a pensar na questão da Tyrande e acho que só se coloca se estiver aos elementos, mas está numa varanda coberta e pouca ou nenhuma água vai apanhar para além do ocasional copo entornado... Quando chover posso dobra-la e encostar ao muro ou pô-la na garagem para o inverno.


    Não importa. Se estiver ao exterior é claro que o processo é acelerado, mas a madeira trabalha de kkr forma.
 
0.0192 seg. NEW