Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos

Encanhei com umas dúvidas que só vocês me poderão ajudar,

Na canalização de uma casa de banho os esgotos da banheira, lavatório e bidé são ligados à uma caixa sifonada, quanto em percentagem devem ter esses tubos de inclinação?

E depois a descarga dessa caixa pode ser ligada ao tubo de esgoto da sanita ou deveria ter um tubo separado independente ligado a rua para não existirem mãos cheiros ou algo desse género?

Grato por uma ajuda.
  2.  # 2

o sifão que se encontra no wc tem como função anular os cheirinhos, pode fazer a ligação ao tubo da sanita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Borges
  3.  # 3

Grato pela resposta.

E os tubos antes da caixa sifonada/sinfão
    devem ter muita queda ou praticamente nivelados?
  4.  # 4

2 cm por metro de desnivel
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: Ivo F.2 cm por metro de desnivel

Isso ou mais se possível, quanto mais melhor.
  6.  # 6

queda a mais também não é bom
    Concordam com este comentário: htavares73, LMGuerreiro
  7.  # 7

Colocado por: Ivo F.queda a mais também não é bom

Porque não? (pergunta sincera)

Normalmente, se os esgotos andam pela parte de cima da laje, o impedimento é a altura da betonilha e a presença de vigotas e outros "estorvos". Se os esgotos andarem por debaixo da laje (escondidos ou não por um tecto falso) já é possível dar desníveis mais generosos (e normalmente esta vantagem é aproveitada).
  8.  # 8

Colocado por: ClioIIPorque não?

Porque o regulamento não permite inclinações superiores a 4%.
  9.  # 9

Colocado por: Picareta
    Porque o regulamento não permite inclinações superiores a 4%.

Lembro-me de algumas construções em que estava capaz de apostar o dedo mindinho em como aquilo tinha troços de inclinação bem superior a 4%... mas adiante!

Se o regulamento não permite mais inclinação, alguma razão técnica deve ter por detrás. Têm medo que os esgotos se entusiasmem com a velocidade? :)
  10.  # 10

Por várias razões clioll.
    o tubo deve levar um certo nível de água por forma a evitar acumulações de lixo nas laterais, deslocações rápidas também podem originar problemas de sucção nos sifoes, barulho...
    Concordam com este comentário: Luís Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, Luís Borges
  11.  # 11

Faz sentido! Obrigado! :)
  12.  # 12

Grato a todos pela resposta.

No que me foi dito é que os tubos antes da caixa sinfonada não devem ter tanto desnível, 1cm por metro que chega para que os tubos possam ter sempre água e não existirem mal cheiro?

Acham de alguma maneira que isso é muito pouco e me pode dar problemas?
  13.  # 13

O ideal é 2%, mas 1% tambem funciona. Atencao que por vezes clientes e canalizadores nao sabem e fazem dupla sinfonagem o que provoca cheiros dos esgotos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luís Borges
  14.  # 14

Ola riscos

O que queres dizer como dupla sinfonagem, como assim?
  15.  # 15

sifão no aparelho e depois ligarem a uma caixa sinfonada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, Luís Borges
  16.  # 16

Colocado por: riscosAtencao que por vezes clientes e canalizadores nao sabem e fazem dupla sinfonagem

Eu diria que mais de 50% das instalações são feitas assim.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  17.  # 17

então ó meu nib é o ............ :) pagar por esta informação relevante para este fórum LOL
  18.  # 18

Bem para mim também é novo desconhecia que ao meter a caixa sifonada não era necessário depois sinfão no lavatório, tenho visto muitos com as duas coisas.

Sempre aprender :)
  19.  # 19

Colocado por: riscosdesconhecia que ao meter a caixa sifonada não era necessário depois sinfão no lavatório,

Não se trata de não ser necessário, trata-se de não se poder mesmo colocar.

Colocado por: Luís Borgestenho visto muitos com as duas coisas.

Essa é uma das causas de muitas vezes as pessoas se queixarem de maus cheiros.
  20.  # 20

Colocado por: riscossifão no aparelho e depois ligarem a uma caixa sinfonada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves,Luís Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luís Borges

No meu caso tive que ser eu a informar o meu sapateiro, vulgo, canalizador (com muitos anos de experiência, e empresa certificada e credencia,e etc etc...) que não se pode fazer dupla sinfonagem! Também foram só 4 Wc...

0.0240 seg. NEW