Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos e antes de mais obrigado pela vossa preciosa ajuda.

Tenho uma vivenda que adquiri em 2016. Este inverno começaram a aparecer umas manchas na parede, especialmente no quarto onde durmo e no sótão e em especial nas paredes viradas a poente, que no inverno são as que apanham menos sol (não tenho paredes voltadas a norte).
    Fui-me apercebendo ao longo do tempo que a tinta que foi usada para pintar a casa quando a mesma me foi entregue deve ter sido a mais barata que existia (foi uma contrapartida pela compra da casa e paga pelos anteriores proprietários que devem ter ido para a tinta mais barata do mercado). Depois, confesso que não tenho por hábito deixar a casa a arejar (até pelo horário de trabalho e pelos muitos dias de chuva que houve nestes últimos tempos).
    O que é um facto é que no inverno do ano passado nada apareceu mas agora após estes meses de chuva tenho as paredes como mostram as fotos...

Gostava da vossa ajuda para perceber se estas manchas serão mesmo apenas condensação por arejamento insuficiente e o que devo fazer (para além de mais arejamento das divisões, claro) para prevenir estas situações. Ouvi dizer que o ideal seria pintar com esmalte aquoso adicionando um produto anti-fungico. Quais recomendam?
    Ou será que tenho algo mais grave como alguma infiltração?
    E para limpar as paredes antes da pintura como devo fazer?

Muito obrigado a todos!
      IMG_5767.JPG
      IMG_5766.JPG
      IMG_5765.JPG
  2.  # 2

Deixo mais algumas fotos.

Obrigado mais uma vez :)
      IMG_5771.JPG
      IMG_5772.JPG
      IMG_5769.JPG
  3.  # 3

Isso é condensação, tem que ventilar a casa, em alternativa compre um desumidificador, é mais prático.
    Não pinte com esmalte que não é nenhuma casa de banho.
  4.  # 4

Okey obrigado pela resposta :)

Então pinto com tinta "normal"? E com algum aditivo?

Tenho usado neste inverno o aquecimento central, será que contibuiu para esta situação?
  5.  # 5

Colocado por: pedrogcostaTenho usado neste inverno o aquecimento central, será que contibuiu para esta situação?

Sim

Tinta com anti fungos.

mas deve investir em ventilaçao (natural ou mecanica)

e se calhar em isolamento térmico...

data da construção?
  6.  # 6

Ano de construção 2004.

A caixilharia de alumínio (vidros duplos) acumula bastante água também, chegando a escorrer nós dias mais húmidos.

Vou instalar ar condicionado, juntamente com a ventilação natural e com uma tinta antifúngica deve evitar que se repita esta situação não?
  7.  # 7

Pedro,
    pois... opões?
    - desumificador ligado a uma tomada para trabalhar X horas quando estás fora de casa
    - poderás tentar fazer nessa area uma zona para instalar um "respirador" ou mesmo sei la meter um ventilador, daqueles que usamos na casa de banho?

Para limpar esse bolor, que me parece ser pelas fotos, eu uso sempre lixivia pura e depois passo água.
    Já para pintar, se ires por tintas baratas vais andar nessa **** ano após ano provaelmente!
    é comprares uma que tenha a cena de anti fungos e se tiver mais aquela opção de ser lavavel acho que poderá ser melhor

E convém veres fora, nessas paredes se existem tambem fissuras ou micro fissuras e sei la, pintares essas paredes com boa tinta para fachadas

Atençao que... é apenas opiniao de bricoleiro de fim de semana! Provavelmente agora quando chegar mais pessoal a casa já terás mais opiniões.
  8.  # 8

Pois acho que agora com a instalação do AC a coisa é capaz de melhorar... Não fazia mesmo ideia que o aquecimento central potenciava esta situação...

Sim quero mesmo pintar a casa com uma tinta boa e lavável, até por causa dos miúdos :P

Por fora não me parece haver nada de fissuras.
  9.  # 9

Não precisa pintar nada se a pintura estiver boa.
    Tive exactamente o mesmo problema a uns anos e expus aqui no fórum também, ninguém me soube ajudar senão dizerem que era falta de ventilação, o que não era verdade. A casa sempre foi bem ventilada.
    Isso são fungos que resolvi lavando as paredes, primeiro com lixívia, depois enxaguar, secar e passar fungicida em todas as paredes, até agora não apareceu mais já lá vão 4 anos. Antes tinha de lavar as paredes todos os anos e voltava sempre a aparecer.
    O produto que apliquei que me resolveu o problema foi o Aquastop Artibiose, descontaminante de paredes da CIN/Sotinco.
  10.  # 10

Okey, muito obrigado pela ajuda :D
  11.  # 11

Bem vou avançar com uma pintura da casa (para além das manchas que estão na parede a tinta é fraca e impossível de limpar...); a pessoa que me vai pintar a casa falou-me em 2 possiblidades:

Robiallac VinylRep (mate) ou Robiallac Rep Semi-Acetinado.

Quais as diferenças em termos de:

- Resistência a fungos (como os que tinha acima)
    - Facilidade de limpeza de pequenas manchas
    - Aspecto visual

E já agora, em termos de preços...

Obrigado!
  12.  # 12

Se tem condensação, o melhor é o semi acetinado (meio brilho).
    O vapor de água faz gota e não é tão facilmente absorvido pela parede (que com o tempo fica negro)

Quanto a preços, qualquer loja de tintas lhe diz isso.
  13.  # 13

Estive a ver as latas de tinta com mais atenção e a de "Rep" diz "tinta plástica de elevada qualidade" e a de VinylRep diz "tinta vinílica de elevada qualidade"...

Qual a diferença entre uma tinta vinílica e uma plástica?
  14.  # 14

Alguém consegue ajudar? :)
  15.  # 15

Se a casa tem humidade a pior tintá são as melhores
    Opte por uma tinta média
    E desumificafor a trabalhar
    Aquecer a casa provoca condensacao
  16.  # 16

Colocado por: pedrogcostaQual a diferença entre uma tinta vinílica e uma plástica?

Conselho: não leve os rótulos comerciais à letra.

O que é o vinil? Não é plástico também?

"Tinta Plástica" é muito vago. Toda a tinta que forma filme a aplicar é plástica.

Pelo que já tinha dito mais atrás, o que precisa é de bom tratamento anti fungos. Foque-se nisso. Na Robbialac há uma de interiores ainda melhor que essas para esses problemas, chama-se Robbiotel mas é caríssima e normalmente aplica-se mais nas WC e cozinhas! Pode não precisar de tanta carga no resto da casa. A Rep é uma boa tinta e ainda pode reforçar com aditivo anti-fungos.
  17.  # 17

Bom dia a todos!

Para finalizar a conversa (e agradecer a vossa ajuda :) ) a cas foi toda pintada com Robiallac Rep Semi-Acetinado e aplicação de Plastron nas zonas mais afetadas. Para além disso todas as paredes foram limpas com um produto próprio (não sei qual foi, mas foi aplicado com máscara).

Mais uma vez muito obrigado a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna

0.0188 seg. NEW