Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ratodecasaSendo para uma casa nova, não tem de ter obrigatoriamente um equipamento energeticamente eficiente (painel solar ou bomba calor ou recuperador ar-agua)?
    A caldeira gas natural não entra nesse lote... (penso eu)
    Concordam com este comentário:Jota5


    Sim, foi-me indicado que o painel solar é obrigatório. No meu comentário anterior menciono que solução metemos (vai ser para aquecimento de águas).
  2.  # 22

    Com kit solar forçado e uma vez que pelas opções pondera radiadores alta temperatura para aquecimento, eu iria para caldeira condensação GN, para apoio ao solar e aquecimento central. Eu diria que fica por cerca de 1/4 desses orçamentos...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TDanielMartins
  3.  # 23

    Mas atenção que o painel não é obrigatório. Tem de ter obrigatoriamente um equipamento energeticamente eficiente para AQS, mas o painel é apenas uma das opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TDanielMartins
  4.  # 24

    A sério? Obrigado pela sugestão - acredite, está a ser muito útil, porque já tentámos pesquisar as diversas alternativas, mas é complicado entender MESMO bem a fundo. Qual seriam as principais diferenças na utilização no dia-a-dia com a dita caldeira de condensação? E consumos? Basicamente similar?
    • eu
    • 11 maio 2018 editado

     # 25

    Colocado por: TDanielMartinsE consumos? Basicamente similar?

    O custo do gás natural é de cerca de 5 cêntimos por KWh.

    O custo da eletricidade é de cerca de 20 cêntimos por KWh.

    Assumindo um SCOP da bomba de calor de 4 e um rendimento da caldeira de 100%, cada KWh de calor produzido fica mais ou menos ao mesmo preço: 5 cêntimos por KWh.

    Resumindo: os consumos da bomba de calor e da caldeira de condensação vão ser semelhantes.

    Mas a caldeira é muito mais barata, tal como disseram , custa uns 2500 € já com instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TDanielMartins
  5.  # 26

    Colocado por: euResumindo: os consumos da bomba de calor e da caldeira de condensação vão ser semelhantes.
    a bomba de calor vai gastar um bocado mais pois a 65°C de impulso o COP é de 3,5 ( na Altherma HT), mas por outro lado pode ter no horário em que no vazio fica a 0,09€/kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TDanielMartins
  6.  # 27

    Colocado por: euMas a caldeira é muito mais barata, tal como disseram , custa uns 2500 € já com instalação.
    tipicamente com IVA fica entre 1100€ e os 1900€

    Atenção que sendo radiadores e alta temperatura o efeito da condensação não é efectivo e logo baixa um pouco o rendimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TDanielMartins
  7.  # 28

    Muito obrigado mais uma vez. Então, se escolher esta próxima opção, e em vez da bomba de calor escolher uma caldeira de condensação, quanto preço a menos devo contar? (só para saber se o preço será justo, quando me enviarem o orçamento).

    opção 1: bomba calor vaillant arotherm
    1 un. Bomba calor vaillant arotherm 115/2 a 11kw
    1 un. Arotherm vwl 115/2 a 230v
    1 un. Calormatic vrc700/4
    1 un. Controlador vwl x/2 a
    2 un. Kit n1x1/14 (p/k13 / k23)
    1 un. Separador hidraulico 11/4
    1 un. Separador sujidade magnético 11/4
    1 un. Contador elect. C/s. Impuls.Tri
    2 un. Circulador grundfos
    2 un. Conj. Unioes
    2 un. Valvula zona motor 3vias 1
    1 un. Valvula zona motor 2vias 1
    1 un. Vaso expanção p/aquecimento 12l
    1 un. Valvula segurança lig. F 3/4x3bar
    92 un.Elemento radiador vox 600
    4 un. Radiador toalheiro vetta 1200/450
    12 un. Valvula termostatizavel
    12 un. Detentor esq. 1/2
    8 un. Kit universal tampões radiador zincado
    8 un. Suporte rad. Aluminio branco regulável ( par )
    24 un. Tubo cromado p/radiador 15x1/2
    24 un. Espelho cromado p/aquecimento 15
    24 un. 437015 adaptador linea3 d15
    12 un. Comando termostatico caleffi
    tugabens e isolamentos
    acessorios necessarios á instalação

    valor de proposta: 11480€ iva incluido

    ------------
  8.  # 29

    Penso que pode equacionar com a BC fazer AQS e aquecimento, não sendo necessária a solução que tem de PS de circulação forçada para as AQS.
    Não estou a sugerir, estou apenas a indicar que há essa possibilidade.
    Tem várias soluções, de vários orçamentos e que usam fontes de energia diferentes.
  9.  # 30

    Colocado por: TDanielMartins1 un. Bomba calor vaillant arotherm 115/2 a 11kw
    atenção que esta bomba de calor é de baixa temperatura pois somente produz até 55ºC.
  10.  # 31

    Aqs e aqcentral é energie vão ficar surpreendidos
 
0.0169 seg. NEW