Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Pretendo fazer umas recuperações cá em casa, aproveitando os dias de férias (dias de trabalho em casa...). Essencialmente, o trabalho passa por recuperar as portas e janelas de madeira, já com muitos anos em cima.

    A madeira apresenta-se em bom estado, mas já com várias camadas de tintas. As mais recentes são em esmalte e as mais antigas num produto que fica muito agarrado à madeira, conseguindo-se mesmo ver os contornos do veio através dessa camada mais antiga.

    Fiz uma experiência para ver o trabalho que tudo isto me vai dar, decapando com uma pistola de de ar quente. As camadas de esmalte saem com alguma facilidade, mas a camada mais antiga, nem por isso, havendo a necessidade de lixar e muito para conseguir ficar com o veio da madeira à vista e sem tinta. Também experimentei com um decapante da Duquebel mas sem grandes resultados, nomeadamente na tal camada de tinta mais antiga.

    A madeira em questão é pinho, nacional ou de Riga, e de boa qualidade, comprovada pelos muitos anos e pelo bom estado actual. Gosto da ideia de o acabamento permitir ficar com o veio à vista, talvez com um bondex aquoso ou um outro tipo de óleo semelhante.

    O que gostava de saber é o seguinte:
    - É mais fácil, rápido e eficaz decapar com pistola de ar quente ou com um bom decapante? De notar que são várias camadas e a mais antiga não é esmalte e está muito agarrada à madeira.
    - Que tipo de acabamento sugerem? Óleo, ficando o veio à vista, esmalte ou outro? A casa é antiga e tem soalho e tectos em madeira maciça envernizada em mate e as paredes são em branco mate.


    Obrigado a todos.
    José Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  2.  # 2

    Então ninguém opina??

    Estou a ver se tiro umas fotos para exemplificar melhor algumas das minhas dúvidas.
    • AnaT
    • 25 julho 2009

     # 3

    Olá Josep70.

    Eu sou adepta da pistola de ar quente. O decapante acho pouco eficaz e muito "sujo". Também fiz o mesmo a umas portas cá de casa e a minha ideia era mesmo deixar com a madeira à vista mas, quando decapei tudo, dei com essa camada que eu acho que é um primário. Para tirar tudo, só lixando. E depois ainda encontrei os nós da madeira queimados (creio que o faziam para não "suar" resina)... Resultado, depois duma trabalheira monstruosa (eu também aproveito as minhas férias para trabalhar cá em casa...) tive de optar por voltar a pintar porque, apesar da madeira ser boa e estar em boas condições, estéticamente ficavam muito mal aqueles nós todos queimados...

    Se as suas não tiverem esse problema devem ficar muito bonitas enceradas...

    Boa obra

    Ana T
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
    • AnaT
    • 25 julho 2009

     # 4

    Ah, só mais uma coisa...

    Se usar a pistola de ar quente nas janelas, cuidado com os vidros. Tem de usar um acessório especial para direccionar o ar quente, senão parte o vidros com o calor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  3.  # 5

    Olá,

    REalmente dá muito trabalho...

    No meu caso, quanto aos nós, por aquilo que já pude ver, não estão queimados. O que mais me preocupa é a existência de umas micro-fissuras na superfície da madeira para aonde o tal produto branco (primário?) se alojou e que com o raspador e lixa não consigo remover. Talvez uma ideia seja aplicar um pouco de betume de madeira na superfície das portas de forma a tapar isso. Depois, também verifiquei que o raio do tal primário também se infiltrou nas junções dos vários elementos que constituem as portas, obrigando-me a raspar com uma lâmina e eventualmente a também aplicar o tal betume.

    Será que com uma lixadeira de rolos o trabalho vai mais depressa, fazendo depois o acabamento com a lixadeira vibratória?

    Eu estava a pensar aplicar óleo nas portas. O método de aplicar cera é idêntico? Tem fotos que ilustrem como fica o acabamento?


    Cumprimentos
    • AnaT
    • 27 julho 2009 editado

     # 6

    Não tenho fotos porque acabei por pintar as portas com esmalte devido aos nós queimados.

    Em relação ao lixar com lixadeira de rolo ou vibratória... estamos mal. Eu só tenho uma vibratória (mouse) e tenho de me aguentar com ela. Dá para fazer o trabalho mas demoro eternidades. O que me vale é que não tenho prazos a cumprir. Vai tudo andando ao sabor da minha disponibilidade de tempo e energia.
    Bricolagem amadora no seu melhor...

    Em relação à aplicação da cera, é como encerar um móvel ou o chão. Dá uma camada com um pano, espera que seque e dá o polimento (brilho) com um pano seco e que não largue pelo. Fica com um brilho muito suave e não há como o cheiro da cera...
  4.  # 7

    Sobre essas portas na minha opinião ha 2 soluções...

    uma solução facil é uma lixagem e serem pintadas em tinta de esmalte sintectico

    a outra é serem bem lixadas e depois envernizadas, pode ser com verniz sintectico acetinado em 3 demãos com uma lixaira lixagem fina entre demãos e fica bem bom, mas atenção que para isso a madeira tem que tar lixada e crua sem sujidade nem restos de cola e outras tretas senao mancha toda e fica uma porcaria
  5.  # 8

    Já agora, acham que o Lasur opaco da Cin, quando aplicado em superfícies de madeira que ainda tenham resquícios de esmalte antigo, os vai disfarçar também, ficando com um cor mais ou menos homogénea, deixando perceber o veio da madeira?
 
0.0128 seg. NEW