Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, vou arrancar com a obra do jardim de minha casa, que é delimitado por muros em pedra a Nascente, Norte e Poente. Estes muros, apesar de serem compostos na sua maioria por pedras de grandes dimensões, têm algumas particularidades que me levam a questionar qual será a melhor opção para a sua reparação.

    O muro a poente é composto por aparelho de pedra até determinada altura e rematado em cima por duas fiadas de bloco de cimento. O muro a Nascente tinha uma interrupção a meio que foi colmatada com parede de alvenaria de tijolo e está actualmente com o chapisco iniciado. O muro a Norte faz a separação entre o jardim e um anexo coberto com uma laje de muito fraca qualidade e actualmente revestida com tela asfáltica.

    As minhas questões são:

    - Muro a Poente: pretendo deixar o aparelho da pedra à vista (junta seca ou com a argamassa o menos visível possível). Uma vez que o remate do muro tem as fiadas em bloco de cimento estou a ponderar pintar essas fiadas e aplicar um tapa vistas em madeira por cima para as ocultar, ficando o restante muro com a pedra à vista. O que gostaria de saber é qual a técnica adequada para reparar o muro de pedra e qual o acabamento a dar nas fiadas em cimento.

    - Muro a Norte: neste caso o aparelho é todo com pedras de grandes dimensões pelo que o que pretendo é deixar a pedra à vista e plantar na base umas trepadeiras que com o tempo o começarão a cobrir. Penso que aqui a técnica a adoptar será a mesma a definir para o muro a poente.

    - Muro a Nascente: para esta zona estou a pensar colocar um banco corrido encostado ao muro e uma floreira nas costas do banco pelo que o muro não ficará em grande parte visível. será, no entanto, sempre necessário rematá-lo em cima. Deveria reparar e finalizar o muro, eventualmente areando-o e rebocando?

    Agradeço de antemão os vossos contributos.
      Muro Poente.JPG
      Muro Norte.JPG
      Muro Nascente.JPG
 
0.0083 seg. NEW