Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Foi-me sugerido um arquitecto que é tb construtor, como tenho visto por aqui que algumas funções inerentes a uma obra devem ser separadas, questiono se poderá haver vantagens ou desvantagens em contratar à mesma pessoa tanto o projecto de arquitectura como a construção.
    Fiscalização seria à parte e sem qualquer intervenção do arquitecto/construtor.
  2.  # 2

    Anna, iso agora tem de ver. Não vem mal algum se as pessoas forem sérias e do tipo de negócio que irá fazer.
    A ideia é ser projecto chave na mão?. vai fazer o contrato com a empresa de contrução civil... que fornece o projecto e executa a obra, certo?
    Nesse caso, ficará limitada logo à partida, pois não irá pedir cotação para a obra a outros.
  3.  # 3

    Não é propriamente um projecto chave na mão. Este construtor é tb ele próprio arquitecto e tanto posso contratar só arquitectura ou só construção. Mesmo que seja ele a fazer o projecto não significa que tenha de ser ele a fazer a construção. O intuito é depois de ter o projecto pedir cotação a vários empreiteiros (incluindo a ele)
    A minha dúvida é se poderá ser ou não vantajoso essa dupla prestação de serviço.
    Assim como não há vantagens em que o fiscal esteja relacionado com a empresa de construção (pelo que tenho lido), poderá haver desvantagens em que alguém construa aquilo que projectou? Poderá logo à partida projectar algo que lhe possa ser vantajoso na construção?
  4.  # 4

    Colocado por: AnaaPoderá logo à partida projectar algo que lhe possa ser vantajoso na construção?

    Desde que isso cumpra os padrões de qualidade exigidos pelo DO e seja uma forma de ter preços mais concorrenciais, não vejo problema.
  5.  # 5

    Nao tem qualquer problema ana, tudo depende da pessoa. Eu faço projetos e 90% das vezes sou o fiscal.aqui no forum todos dizem que é incompativel e a meu ver é completamente o contrario no meu caso
  6.  # 6

    Se ele não forçar a situação, até pode ser uma situação interessante. Não haverá empreiteiro a interpretar melhor o projeto do que ele :)
    Acho que é uma situação normal de acontecer... Muitas vezes são sociedades, é pessoal que se conhece das obras e aproveitam perspectivas de negócio.
    Agora o que tem mesmo de ver é se a construção dele é de qualidade. Já o conhece como arquitecto e já conhece a personalidade. Agora tem de conhecer a obra dele feita. Visite obras feitas, fale com clientes dele, veja há quanto tempo está no mercado ... Não há melhor feedback do que a opinião de clientes anteriores, com alguns anos de utilização preferencialmente.
  7.  # 7

    Obrigada a todos, já percebi então que não será incompatível nem poderá ser melhor ou pior que qualquer outra solução. Poderá ser uma solução que irá estar em cima da mesa como as outras propostas de arquitectura que já tenho.
  8.  # 8

    Se for Bom profissional até poderá ser uma mais valia.
  9.  # 9

    Completamente de acordo com o dito até agora, se for má pessoa pode ter ai uma janela para alguns conflitos de interesse, se for boa pessoa o facto de coordenar todo o processo pode facilitar tudo.

    Depende da seriedade do técnico.

    Boa sorte
    Nuno Costa

    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
  10.  # 10

    Poderá até ser uma vantagem na medida em que se acontecer um daqueles problemas em que não se sabe bem de quem foi a falha, se do projetista ou do construtor, e ambos se descartam, aqui só há uma pessoa a quem pedir responsabilidades.

    Por outro lado, para saber se o preço pedido não é exagerado, nada a impede de pedir orçamentos de projetos e orçamentos para obra, a outros arquitetos e construtores.

    O que acho que não deve ser feito e aqui discordo de alguns comentários anteriores, é que a fiscalização seja entregue a um dos projetistas. Na minha opinião a fiscalização deve ser o mais independente possível da equipa de projeto e, obviamente, do empreiteiro, é que tanto uns como outros não estão livres de cometer falhas e é preciso alguém que no interesse do dono de obra as possa apontar sem contemplações.
  11.  # 11

    Colocado por: J.FernandesO que acho que não deve ser feito e aqui discordo de alguns comentários anteriores, é que a fiscalização seja entregue a um dos projetistas. Na minha opinião a fiscalização deve ser o mais independente possível da equipa de projeto e, obviamente, do empreiteiro, é que tanto uns como outros não estão livres de cometer falhas e é preciso alguém que no interesse do dono de obra as possa apontar sem contemplações.


    Em relação à fiscalização ele disse-nos na reunião que seria à parte e por alguém escolhido por nós, nisso não teria qualquer intervenção.
    Pareceu-nos honesto, mas todos são até ao dia em que alguma coisa corre mal..
    • tmmc
    • 11 maio 2018 editado

     # 12

    Colocado por: Anaa
    Foi-me sugerido um arquitecto que é tb construtor


    Ao menos passa logo à frente da parte de derrapar por o construtor dizer que o projeto foi mal feito 😁
 
0.0111 seg. NEW