Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

É a 1ª vez que utilizo este forum, mas nos últimos dias tenho passado várias horas a ler as discussões sobre este tema.

O meu Avô, agora viuvo, quer vender a moradia que tem no bairro do Caramão e mudar-se para uma casa mais pequena e para mais perto da restante familia.

Acontece que a moradia foi aumentada de forma ilegal (como 99% das moradias no Caramão) estando registado nas finanças a moradia original com 48m2 sendo que a moradia atual conta com cerca de 70m2.

O casal interessado na moradia tem de recorrer a um Crédito Habitação e corre o risco de não ver o CH aprovado.

Como pode o meu Avô legalizar esta situação de forma a não haver problemas para ninguém (nem quem compra, nem quem vende)?

Falaram-me de um PiP (Pedido de Informação Prévia) à CM Lisboa com a planta atual e depois atualizar a caderneta predial e regularizar a moradia nas finanças.
    Parece-me demasiado fácil...

Alguém sabe como proceder nestes casos?
    Custos e Prazos?

Obrigado,
    João Nuno
  2.  # 2

Colocado por: JoaoNunoAlguém sabe como proceder nestes casos?

falar com um gabinete de projectos. falar com eles ainda é de borla, como tal é aproveitar.

parece-me que a situação não se resolve com um PIP.
  3.  # 3

terá de ir à camara e falar com o técnico da zona e ver se é possivel legalizar.
    se for possivel legalizar, terá de mandar fazer um projeto de alterações.
  4.  # 4

Colocado por: fernandoFerreiraterá de ir à camara e falar com o técnico da zona e ver se é possivel legalizar.
    a

mas falar só por falar não sei se vai lá, porque é complicado para o técnico emitir uma opinião, ou chega lá com as plantas do que está construído e a implantação da casa no terreno, para o técnico avaliar a situação ou tenta convencer o técnico a se deslocar ao locar para ver o que está construído.

como fazer as plantas custa dinheiro e convencer o técnico da camara a se deslocar ao local parece tb dificel, acho que vai mesmo ter que falar com um gabinete de projectos.

em lisboa existem vários, que provavelmente se deslocam ao local a custo zero para orçamentarem a legalização. nessa deslocação dizem logo se aquilo tem pernas para andar ou não.
  5.  # 5

Obrigado pelas respostas!

Eu sei que terá de ser efetuado um novo projeto com a ampliação feita e este ser submetido à CML.

Só não sei qual é o processo, o tempo que pode levar e quais os custos.
    Será que alguém sabe?
  6.  # 6

O problema é que o banco só avalia o que esta legal. Sendo Lisboa pode chegar para o CH, dependendo da avaliação e do que a casa cresceu.
    Se for legalizar tudo vai gastar uma pipa de massa e demorar uns tempos. Mais vale fazer um desconto na venda...
  7.  # 7

Colocado por: JoaoNunoObrigado pelas respostas!

Eu sei que terá de ser efetuado um novo projeto com a ampliação feita e este ser submetido à CML.

Será que alguém sabe?

Colocado por: JoaoNunoObrigado pelas respostas!

Será que alguém sabe?

os custos e o tewmpo tem de ver com um gabinete de projectos.
  8.  # 8

Colocado por: tozepalmaO problema é que o banco só avalia o que esta legal. Sendo Lisboa pode chegar para o CH, dependendo da avaliação e do que a casa cresceu.
    Se for legalizar tudo vai gastar uma pipa de massa e demorar uns tempos. Mais vale fazer um desconto na venda...

E não haverá problema se o banco analisar a Caderneta predial e esta tem 48m2 e quando lá for ao avalista vê que a moradia tem 70m2?
  9.  # 9

O que vem na caderneta não interessa, só interessa o que vem no registo predial.
    A Câmara tem registos desenhados da casa?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Colocado por: nunogouveiaO que vem na caderneta não interessa, só interessa o que vem no registo predial.
    A Câmara tem registos desenhados da casa?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Eu só tenho acesso a uma Certidão de Teor onde consta esta informação.

O meu Avô tem umas plantas do original da casa, mas não sei se a Câmara tem qq registo, sendo a a construção original é de 1951 e está excluída de licença de habitação.

Alguém tem mais alguma ideia?

0.0152 seg. NEW