Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal do Forum,
    Tenho andado a ler muito e a acompanhar alguns tópicos porque também estou naquela fase de começar a tomar decisões da minha vida e os dilemas as vezes parecem simples, mas....

Tenho negociado/apalavrado um terreno (+/- 900m2) que tem uma casa devoluta pois ardeu e so restou pouco mais do que as paredes exteriores. o dilema começa aqui, na Câmara aconselharam a dar entrada ao processo como uma moradia nova, um projecto novo, um n.º novo, mas como é daquelas construções muito antigas e que não cumpriam afastamentos,uma das paredes faz literalmente de muro com um vizinho, pelo que caso apresente um projecto novo tenho afastamentos a cumprir... e se fizer um aditamento posso sempre "usar" os afastamentos/alinhamentos/recuos que mais me forem convenientes... o que resta da moradia tem cerca de 35m2 a 40m2/piso, por isso terei sempre que fazer as coisas como uma moradia nova, mas contar com ter que manter parte da moradia antiga. (senão for mais,faço um anexo ou garagem nesse sitio).

Alguém sabe me dizer se as licenças de aditamento costumam ser mais caras ou baratas que para construção de raiz?

Saudações,
    Nuno
  2.  # 2

Colocado por: Nuno814as licenças de aditamento

Isso não existe. O que existe é reconstrução.
    A vantagem da reconstrução é que em principio pode manter o polígono de implantação, ao nível de licenças o custo é igual
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno814
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaA vantagem da reconstrução é que em principio pode manter o polígono de implantação, ao nível de licenças o custo é igual

a vantagem é poder vir a usufruir de iva à taxa reduzida na mão de obra... esse é que é uma grande vantagem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

6% para mão de obra
  5.  # 5

Colocado por: MedidorOrça6% para mão de obra

por cada 50k de mão de obra, poupa-se 10k

já paga ao arquitecto o trabalho de pensar como se pode reconstruir essa ruína
  6.  # 6

...e 6% de IVA nos materiais até um limite de 20% do valor total da obra.
  7.  # 7

Colocado por: nunogouveia...e 6% de IVA nos materiais até um limite de 20% do valor total da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno814

mesmo que se possa considerar como uma moradia nova? pois tenciono manter apenas 1 parede da ruina e quanto muito o piso 0 como anexo e será para levantar uma moradia nova anexa....

0.0141 seg. NEW