Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Numa moradia a construír em Évora, com quase todas as janelas viradas a nascente, será que vale a pena colocar vidros com controle solar?

Alguns detalhes que podem ser relevantes. A moradia terá piso radiante para aquecimento e arrefecimento, com recurso a uma bomba de calor com painel solar térmico integrado. Vou tentar a todo custo ter ar condicionado para arrefecer, pelo menos para já.

De acordo com alguns estudos solares que fiz, apenas entra sol pelas janelas de forma significativa entre Abril/Maio e Setembro/Outubro, e apenas durante a manhã até cerca das 10:30/11:30, dependendo do mês.

Nos meses com mais frio entra pouco sol pelas janelas, apenas durante o início da manhã e por pouco tempo. Ou seja, penso que nunca irei conseguir tirar partido do sol para me aquecer a casa.

Considerando estes factores, e ainda que as janelas estejam viradas a nascente, será que faz mais sentido ter o controle solar para ganhar um pouco mais no verão, já que no inverno não vou conseguir ganhar quase nada?

Sei perfeitamente que a melhor protecção de verão é jogar com os estores. No entanto, ser for vantajoso ter controle solar, pode ser uma boa opção.
  2.  # 2

O que recomenda o perito do projecto térmico?
  3.  # 3

Não sei bem. Foi proposto o seguinte vidro: "Vidro duplo PLANICLEAR 5mm(ext.) + PLANICLEAR 4mm com PLANITHERM XN (int.) com lâmina de ar de 16mm, com coeficiente de transmissão térmica (U) igual a 1,4 W/(m2.ºC), factor solar g vidro=0,62 e gT=0,04."

Pelo que percebi este vidro não tem controle solar, certo?
  4.  # 4

Não, é totalmente o oposto, grande transparência, grandes ganhos solares mas com poucas perdas termicas.. Para o controlo solar tem o estore..É para isso que existe o estore.. efectuar o controle... Assim consegue ter os ganhos solares no inverno e o controle solar no verão.
    Se mete um vidro de controle solar... depois no inverno não desfruta dos ganhos solares.
  5.  # 5

Este pessoal só quer aconselhamentos técnico de borla... ;) Acho mal... têm os técnicos das suas obras, pagos, com responsabilidades inerentes... para quê!!?
    o Fórum não é para dar 1ª as opiniões... é para vir depois queixar-se quando tudo já tiver descambado... aí sim podemos tentar remediar as coisas ;)
  6.  # 6

Capoto do bom arrefecimento íntegra com ventilos e já tens Renovação de ar.
    Uma vez que isola se muito as casas hoje em dia.. também podes controlar isso remotamente através telemóvel....
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasNão, é totalmente o oposto, grande transparência, grandes ganhos solares mas com poucas perdas termicas.. Para o controlo solar tem o estore..É para isso que existe o estore.. efectuar o controle... Assim consegue ter os ganhos solares no inverno e o controle solar no verão.
    Se mete um vidro de controle solar... depois no inverno não desfruta dos ganhos solares.

A questão é mesmo essa: durante os meses de frio, tenho muito pouco sol a entrar pelas janelas, penso que nunca irei ter ganhos solares significativos no inverno.

0.0127 seg. NEW