Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mais uma discussão sobre aquecimento. Woohoo!

    A minha casa é, digamos, fresquinha no inverno. É um apartamento pequeno (50m2) em que todas divisões ainda mais pequenas (max 15m2).
    Infelizmente, a única possibilidade que tenho de aquecimento é elétrica (devido a restrições no prédio em si). Estou ciente dos custos a longo em relação a outras soluções, como AC, piso radiante hidráulico, etc.

    Dentro desta via, identifiquei as seguintes opções:
    - piso radiante elétrico - o mais confortável, mas com a factura mais cara
    - radiador elétricos - mais eficiente que o piso radiante, menos eficiente que o acumulador. Dentro desta opção há as várias tecnologias (seco, fluido, ceramica), que parecem não ter grandes diferenças de performance
    - acumulador de calor - mais leve na carteira com o bi-horario, mas não mantém o calor até à noite

    Tendo em conta que trabalho em casa (num escritório com 6m2 sem porta), estava a pensar em acumuladores para as divisões familiares e um radiador para o escritório. No entanto, não descarto o piso radiante - dependendo do vosso conselho.

    1. Antes de mais - são estas todas as opções ou há mais opções?
    2. O piso radiante elétrico fica assim tão mais caro mensalmente que o radiador ou o acumulador?
    3. Do ponto de vista de quem passou por isto e está a viver com as consequências, qual a vossa opinião? Escolheriam este sistema ou outro qualquer? Qual?
    4. Em relação a marcas e modelos, quais as melhores em relação a qualidade/preço? (a correr o risco de tornar esta discussão uma guerra entre os utilizadores mais... comerciais)
    (em relação a potências, devido à dimensão das divisões, estou a pensar entre 1000 e 1500).

    Obrigado!
  2.  # 2

    Olá piso radiante hidráulico fica lhe mais em conta ...águas quentes Sanitárias temos energie.
    Basta ver no local
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kungfukenny
  3.  # 3

    Colocado por: kungfukennyradiador elétricos - mais eficiente que o piso radiante
    esta enganado pois o radiante electrico é mais eficiente que radiadores ou acumuladores.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kungfukenny
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesesta enganado pois o radiante electrico é mais eficiente que radiadores ou acumuladores.
    Concordam com este comentário:Etics


    Jorge, era exactamente este o objectivo da minha discussão, desmistificar discussões passadas, em que a opinião geral é que parece não ser. Existe algum estudo de custo destes sistemas a aquecer a mesma área com o mesmo isolamento? O que torna o piso radiante elétrico mais eficiente? (e justifica o investimento inicial?)
    Obrigado.
  5.  # 5

    Está bem isolado o apt?
    Se estiver não vai gastar muito com 50m².
    Está com vontade de refazer todo o chão do apt? Se sim equacione o PRE.
    Caso contrário, uns acumuladores bonitinhos e fica resolvido... De preferência que sejam possíveis de programar os horários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kungfukenny
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Azevedo78Está bem isolado o apt?
    Se estiver não vai gastar muito com 50m².
    Está com vontade de refazer todo o chão do apt? Se sim equacione o PRE.
    Caso contrário, uns acumuladores bonitinhos e fica resolvido... De preferência que sejam possíveis de programar os horários.

    Obrigado Pedro. Sim, existe a possibilidade de refazer o chão, a preocupação é só mesmo os gastos do PRE. Concorda com o Jorge em relação à eficiência superior? (se acumuladores são 1 para 1 em consumo, qual o rácio no PRE?)

    Em relação a acumuladores, alguma marca/modelo que possa recomendar? A performance é melhor que um radiador para manter a casa quente durante o dia (com pessoas a passar o dia lá)
  7.  # 7

    Colocado por: kungfukennyse acumuladores são 1 para 1 em consumo, qual oráciono PRE?
    não é uma questão de rácio mas de necessitar de temperatura menor para conforto idêntico.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  8.  # 8

    Então o PRE pode ser uma boa opção.
    Instalação com termostatos individuais programaveis em todas as divisões.
    • eu
    • 13 maio 2018 editado

     # 9

    Mas atenção que o PRE exige obras na casa, e a instalação fica bastante dispendiosa quando comparada com as alternativas elétricas.

    Se é para ter aquecimento elétrico (de consumos elevados por natureza), eu acho que não vale a pena gastar muito dinheiro: uns aquecedores a óleo da Worten são suficientes.
  9.  # 10

    Colocado por: euMas atenção que o PRE exige obras na casa


    Colocado por: kungfukennySim, existe a possibilidade de refazer o chão
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Está errado. Não tem de o fazer.
    Se o cliente optar por um pavimento flutuante o elemento de aquecimento pode ser colocado imediatamente por baixo do flutuante.

    ??
    E isso não é refazer o chão todo da casa??!!
    Não percebi...
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    ??
    E isso não é refazer o chão todo da casa??!!
    Não percebi...


    O que o user Etics quiz dizer é que sendo flutuante não necessita de betonilha de distribuição de carga por cima.

    Mas é algo também válido para alguns sistemas com a cerâmica ou pedra natural.
  12.  # 13

    O aquecimento radiante é melhor que radiadores.

    1. pode colocar radiadores eléctricos. Não vale a pena andar com grandes investimentos, uns prometem ser mais poupados mas isso é treta. Há-os mais bonitos, mais feios, mais baratos, mais caros. Mas para produzir calor é tudo o mesmo é implicam o mesmo custo energético.

    2. se vai mexer no pavimento, pode colocar cerâmico ou flutuante, com piso radiante eléctrico ou hidráulico.

    3. pode pensar em paredes radiantes ou até tectos radiantes eléctricas ou hidráulicas.

    4. há ac mural sem unidade exterior, caros e barulhentos, mas pode ser alternativa também.

    Se percebi bem, 50 m2 não é uma grande área, optar por piso ou paredes radiantes eléctricos seria a opção. O custo de energia não será nada transcende para 50 m2.
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Assumi, provavelmente erradamente, que estava a referir-se em levantar todo o chão para tentar reproduzir uma uma instalação tradicional com 3cm de isolamento + 4cm de betonilha + acabamento. Erro meu provavelmente....


    Precisamente.


    Sim também existe a versão em que leva a esteira de aquecimento que pode ser coberta com um autonivelante ou com a cola de um cerâmico.
    Estas versões mais "porcas".


    O problema destas opções, são o facto da betonilha ou o cimento cola, estarem sujeitas a dilataçoes, e consequentemente danificarem os cabos/esteiras.
  14.  # 15

    Cliente vai chorar com fatura final do mês uiui com PRE
    Aquecimento hidráulico para P-radiante é melhor e mais recomendado....( Seu bolso agradeçe) e com hidráulico for bem instalado e possível conjugar com os necessidades da casa( se tiver um depósito com painéis solares térmico pode aproveitar esse energia para piso radiante, ainda por cima, o sol e grátis.
  15.  # 16

    Colocado por: Oliveira989ainda por cima, o sol e grátis.
    não não é
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 17

    Pagas para ter sol? Hein!?
  17.  # 18

    Colocado por: Oliveira989Pagas para ter sol? Hein!?
    paga para instalar painéis, paga para os manter, paga mais de imposto se a sua casa tiver mais exposição solar que a do vizinho, paga a mais para ter vaos envidraçados para aproveitar o sol etc
    Concordam com este comentário: eu
  18.  # 19

    Obrigado pelo esclarecimento. O piso radiante tornou-se na escolha mais forte, apesar de ainda não ter encontrado provas de eficiência em relação a outros métodos elétricos (a não ser das próprias marcas). Parece que vou, nos termos dos colegas que comentaram aqui, chorar em qualquer dos sistemas. Só quero determinar o que vou chorar menos.
  19.  # 20

    A área é pequena, por isso a factura não será assim nada de especial.
    Se for zona de clima mais ameno, ainda melhor.
    Vá poupando ao longo do ano, para nos meses de inverno ter uma reservinha no banco.
 
0.0181 seg. NEW