Estou a construir uma moradia e no projecto de estabilidade tinha uma laje com uma parte com vigas IPE. Era uma parte ligeiramente saliente mas que suscitava dúvidas a quem me está a construir a casa, pela dificuldade de as colocar no sítio (pelo peso, uns 300kg), de as ter que soldar (algumas intersectam-se) e pela dilatação que podem sofrer com o calor (vão ficar viradas a sul).
Não sei medidas, mas as vigas não ficariam completamente embebidas na laje, ficariam ligeiramente salientes.
Acham normal esta opção? O empreiteiro diz-me que não é usual esta opção. Grande parte da casa é em betão armado. Fico apreensivo pela quantidade de pontos enumerados acima... O que acham?
e pela dilatação que podem sofrer com o calor (vão ficar viradas a sul).
quem está a construir é que levanta tais dúvidas? pensava que quem calculou isso e quem projectou terão tido isso em conta.. já lhes perguntou?
o que lhe aconselho é que quando existem dúvidas destas tem de contactar com os projectistas e engenheiros que lhe fizeram os projectos. se existe essa solução é porque eles acharam que seria o mais indicado. e como eles conhecem melhor isso são eles que lhe podem esclarecer. apenas lhe digo que sim existem casos onde tais soluções mistas são aplicadas. mas lá está nao vou opinar no seu projecto em concreto.
por norma quando é assim são situações pontuais que por qualquer razão a solução é a mais indicada. ponha as suas dúvidas aos projectistas. Não é o lugar do construtor propor-lhe alterações á estrutura.
o peso não deve ser problema, qualquer grua pode com esse peso, soldar tambem não deve ser dificil, ou aparafusar, pode ser opção (pergunte aos projectistas), a dilatação não irei comentar, pois desci«onheco o pormenor, se ficar coberto , se estará exposto.. etc.. pergunte ao projectista e quem calculou a estrutura.
assim com o afastamento da internet quer-me parecer que o construtor apenas está a querer poupar uns trocos a não ter de alugar uma grua e uns soldadores para o trabalho em mão. e por isso está a plantar-lhe a dúvida no crânio. mas como disse, estou á distância da internet. não vou dizer que seja isso. mas parece-me
Obrigado pelos comentários, mas já tenho o problema resolvido. As vigas foram eliminadas. Eram desnecessárias e não traziam mais valias.
Já tinha discutido o assunto com os projectistas. Queria aqui só uma segunda opinião.
Eu aprecio que o construtor partilhe comigo as suas opiniões, e tenho tanta consideração por elas como as do arquitecto e do engenheiro. Ajudam-me todas a ter uma noção do trabalho completo.