Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Tenho um recuperador a lenha instalado. Este inverno que passou, sendo o primeiro em que este trabalhou, reparei que ele nao tira bem o fumo e ao abrir a porta para colocar mais lenha, sai muito para fora ao ponto de, tendo a casa cerca de 6 meses, tenho que a pintar novamente na parte onde esta instalado. já liguei para a fabrica onde comprei e dizem que se deve ao facto de ter apenas 3, 60 metros de altura de tubo, pois os testes e a teoria indica no mínimo 5 metros, que é o que quem o instalou também diz. Terão as casas rasteiras têm esse problema?

    Sendo a casa só de um piso e extremamente simples, está a custar-me imenso ter que colocar quase mais 2 metros de tubo a sair da chaminé porque acho que vai ficar mal e vou ficar sempre a não gostar de ver ali aquilo.

    A chaminé está mais alta que o cume do telhado e o tubo vai mesmo até ao cio da chaminé para que não haja problemas por causa do vento.

    Sabem se existe mais algum tipo de solução?

    Obrigado.
  2.  # 2

    existe sim, segue os conselhos dos instaladores e do fabricante, afinal quem sabe? eles ou VC? e que importa se vc pensa que fica mal, será preferível ter o problema que tem com o fumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  3.  # 3

    A boca da chaminé tem de se elevar pelo menos 50cm acima do ponto mais alto do telhado ( cumeeira).
    Como é que está?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  4.  # 4

    Colocado por: Marco FigueiredoBom dia.

    Tenho um recuperador a lenha instalado. Este inverno que passou, sendo o primeiro em que este trabalhou, reparei que ele nao tira bem o fumo e ao abrir a porta para colocar mais lenha, sai muito para fora ao ponto de, tendo a casa cerca de 6 meses, tenho que a pintar novamente na parte onde esta instalado. já liguei para a fabrica onde comprei e dizem que se deve ao facto de ter apenas 3, 60 metros de altura de tubo, pois os testes e a teoria indica no mínimo 5 metros, que é o que quem o instalou também diz. Terão as casas rasteiras têm esse problema?

    Sendo a casa só de um piso e extremamente simples, está a custar-me imenso ter que colocar quase mais 2 metros de tubo a sair da chaminé porque acho que vai ficar mal e vou ficar sempre a não gostar de ver ali aquilo.

    A chaminé está mais alta que o cume do telhado e o tubo vai mesmo até ao cio da chaminé para que não haja problemas por causa do vento.

    Sabem se existe mais algum tipo de solução?

    Obrigado.

    E deram-lhe as devidas instruções de como e quando pode abrir a porta do recuperador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  5.  # 5

    O recuperador tem entrada de ar exterior?
    Tem borboleta de controle da saida de fumos?
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  6.  # 6

    Claro que quero o problema resolvido mas se houver outra solução viável, gostava de tentar.
    A chaminé tem precisamente 62 cm acima do ponto mais alto.
    Quando abro a porta, devo também abrir o ar. Foi isso que me ensinaram e é isso que faço.
    Não, não tem a entrada de ar exterior porque dá fábrica dizem que é mesmo da altura da chaminé e que não adiantaria, nem a borboleta.
    Se fizer um furo na placa do telhado e colocar a entrada de ar por aí, há problema?
    Nós últimos tempos, quando abria a porta do recuperador, para além de abrir o ar na escotilha de cima, também abria a grelha de baixo, onde se acumulam as cinzas e nem assim o fumo saia como deve de ser.
  7.  # 7

    Eu não sei, mas acho estranho essa dos 5 metros. Nas casas de rés do chão não me parece que haja chaminés com essa altura desde a parte de cima do recuperador até à ponta. E se diz que a chaminé tem 62 cm acima do cume, e pôr mais 1.40m que falta é um bocado descabido.
    Pode sempre pôr uma carapuça daquelas de inox que andam com o vento, só que depois haja lenha para queimar, acho eu!
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasA boca da chaminé tem de se elevar pelo menos 50cm acima do ponto mais alto do telhado( cumeeira).
    Como é que está?
    depende pedro, pode não ser o suficiente, qualquer chaminé necessita de um minimo de altura para ter uma tiragem adequada. mas sim por norma tem de estar no minimo isso que referiu,

    Colocado por: luisrdsEu não sei, mas acho estranho essa dos 5 metros. Nas casas de rés do chão não me parece que haja chaminés com essa altura desde a parte de cima do recuperador até à ponta. E se diz que a chaminé tem 62 cm acima do cume, e pôr mais 1.40m que falta é um bocado descabido.
    Pode sempre pôr uma carapuça daquelas de inox que andam com o vento, só que depois haja lenha para queimar, acho eu!


    Não é nada estranho, esse minimo é calculada em função do tamanho da lareira, o caudal do tubo da chaminé (mesmo que seja de secção quadrada apenas conta o circulo que cabe lá dentro)e a altura desse mesmo tubo.. os tais 50cm acima da cumieira nem sempre são suficientes para chegar ao minimo necessário para uma boa tiragem. se o fabricante diz que necessita de 5m, então é o que o Marco necessita de ter.
  9.  # 9

    O tubo é de 200mm.
  10.  # 10

    Colocado por: Marco FigueiredoO tubo é de 200mm.
    percebo, mas quem fabricou isso tb diz que precisas min 5m. por isso penso não haver muito mais a dizer.

    a minha do escritório tb tem 20cm e durante a construção da mesma fiz o calculo á moda antiga... fui aumentando sempre para cima enquanto a tiragem não estivesse satisfatória, e depois de satisfeito ainda levou outra secção em cima para garantir que a coisa funcionasse. pouco me interessava a estética da chaminé, o que queria era tirar o fumo.

    outra coisa a salientar é que enquanto o ar dentro da mesma não aquecer pode haver turbulência la dentro e o fumo não passar.. etc etc.. mas o mais indicado quando não tira é aumentar para cima e garantir que haja ar a entrar em baixa, por isso a casa tb não pode estar estanque á circulação do ar, tem de haver ar a entrar desde o exterior da casa.. o resto é treta.
  11.  # 11

    Ja experimentou abrir uma frincha de uma janela antes de abrir o registo do "ar" e a porta?
  12.  # 12

    Ps ja instalei chamines com menos de 3 metros e puxam bem
  13.  # 13

    Colocado por: Marco Figueiredonão tem a entrada de ar exterior
    enquanto nao a tiver vai ser sempre um cancro.
  14.  # 14

    OK. Então tenho mesmo que fazer uma entrada de ar do exterior certo? No caso, se essa entrada vier do telhado funciona igual correto?
  15.  # 15

    Colocado por: Marco FigueiredoOK. Então tenho mesmo que fazer uma entrada de ar do exterior certo? No caso, se essa entrada vier do telhado funciona igual correto?


    Penso que não deve funcionar bem, porque como há fraca tiragem, tem de se facilitar a entrada de ar, e é mais fácil por baixo.
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvesPs ja instalei chamines com menos de 3 metros e puxam bem
    instalou esta que o Marco tem?
  17.  # 17

    Colocado por: Marco FigueiredoOK. Então tenho mesmo que fazer uma entrada de ar do exterior certo? No caso, se essa entrada vier do telhado funciona igual correto?
    nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  18.  # 18

    A entrada de ar tem obrigatoriamente de ser ao nível da base do recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Figueiredo
  19.  # 19

    Boa noite a todos, tenho um problema semelhante.
    Comprei casa este ano, e agora quando começamos a utilizar o recuperador de calor, sempre que abrimos a porta para meter lenha o fumo sai diretamente para a sala. A hotte tem uma grelha superior mas não tem em baixo e não tem entrada de ar exterior perto, tem na cozinha que é relativamente perto. Já experimentei abrir uma portada ou a porta de casa e o fumo continua a entrar na sala. A chaminé foi limpa por uma empresa e pelo que vi o tubo tem cerca de 6m.
    Acontece que hoje subi ao telhado para ver a chaminé e reparei a chaminé não está no mínimo a 50cm cume do telhado, e além disso a chaminé é pegada à da casa do lado e cerca de 25 cm mais baixa.
    Agradecia se me pudessem dar umas luzes, pois vamos ter um bebé em casa brevemente, e caso não resolva esta questão, o recuperador ficará sem uso.
    Penso que o problema seja a chaminé mas gostaria de ter certezas antes de mandar subir.

    Muito obrigado!
  20.  # 20

    é subir a boca de extração da sua chaminé 50cm acima da casa do seu vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís Filipe Evr
 
0.0223 seg. NEW