Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Relativamente ao tipo e diâmetro de tubos tenho algumas questões a colocar, se me puderem ajudar:

    - A tubagem de ligação do Quadro de Entrada à Caixa de Contador / Portinhola para uma moradia será de que secção? 40/50mm^2?
    - Para interligação de quadros parciais qual o recomendado? 32? e a secção dos cabos? 6mm^2?
    - O barramento geral de terra deve ser com condutor isolado de que secção e qual o tubo aconselhado?

    Agradecia uma opinião de quem me pudesse ajudar.

    Muito obrigado desde já.
  2.  # 2

    veja também o traçado dos mesmos (curvas apertadas) e a secção interior, se corrugado ou liso (tubo gris, por exemplo)
  3.  # 3

    Colocado por: nunopinho- A tubagem de ligação do Quadro de Entrada à Caixa de Contador / Portinhola para uma moradia será de que secção? 40/50mm^2?
    - Para interligação de quadros parciais qual o recomendado? 32? e a secção dos cabos? 6mm^2?
    - O barramento geral de terra deve ser com condutor isolado de que secção e qual o tubo aconselhado?
    isso é demasiado especifico para poder ser respondido convenientemente, mas como tem que ter um electricista registado a fazer esse trabalho é melhor começar por lhe perguntar.
  4.  # 4

    Colocado por: nunopinho- A tubagem de ligação do Quadro de Entrada à Caixa de Contador / Portinhola para uma moradia será de que secção? 40/50mm^2?


    63mm

    Colocado por: nunopinho- Para interligação de quadros parciais qual o recomendado? 32? e a secção dos cabos? 6mm^2?


    32 ou 40
    Costumo passar 2 para ficar um de reserva


    Colocado por: nunopinho- O barramento geral de terra deve ser com condutor isolado de que secção e qual o tubo aconselhado?


    35mm
  5.  # 5

    Colocado por: Ivo F.63mm
    e se a moradia tiver 1200m2 de area bruta e PT próprio também é 63mm??

    Colocado por: Ivo F.32 ou 40
    Costumo passar 2 para ficar um de reserva
    e por que não 20mm ou 63mm ou mais ou menos,


    não se deve generalizar estas coisas pois podemos estar a descredibilizar o trabalho de alguém e sem qualquer base.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvese se a moradia tiver 1200m2 de area bruta e PT próprio também é 63mm??


    Jorge, isso já não é uma moradia...
    20.7kva é o limite para clientes residenciais.


    Colocado por: jorgealvese por que não 20mm ou 63mm ou mais ou menos


    pode usar 32mm ou mais, mas não menos.

    Colocado por: jorgealvesnão se deve generalizar estas coisas pois podemos estar a descredibilizar o trabalho de alguém e sem qualquer base.


    concordo, mas é como outra coisa qualquer dá-se a opinião sobre os factos que se conhece (nada), quem está do outro lado tem de saber filtrar isso.
  7.  # 7

    Colocado por: Ivo F.20.7kva é o limite para clientes residenciais.
    acha mesmo isso???


    Colocado por: Ivo F.pode usar 32mm ou mais, mas não menos.


    Colocado por: nunopinhoPara interligação de quadros parciais qual o recomendado? 32? e a secção dos cabos? 6mm^2?
    legalmente e dependendo dos elementos a ligar ate pode ser 20mm, ainda que ninguém coloque menos de 25mm.
  8.  # 8

    Pelo sim pelo não deve sempre deixar reservas e a secção adequada ou superior.

    No final da obra o preço de eventuais reservas deixadas é residual por isso aconselho a deixar várias.
  9.  # 9

    63mm acho exagerado, mas pronto, de qualquer maneira o importante como referiram é também deixar reservas, o preço no total da obra não será muito elevado.
  10.  # 10

    A tubagem que estou a falar não é a que vem da rede subterrânea até à portinhola, essa sim é tubo de 63.

    A tubagem que estou a falar é a ligação desde o quadro elétrico da moradia até à caixa de contador.
  11.  # 11

    É você que está a fazer a instalação elétrica?
    Não tem um eletricista?
  12.  # 12

    Não, mas queria confirmar se tudo vai ser executado de forma correta. Ambos sabemos que não é por se ser eletricista que se cumpra todas as regras ou se use os materiais adequados para as diversas situações.
  13.  # 13

    Colocado por: nunopinhoAmbos sabemos que não é por se ser eletricista que se cumpra todas as regras ou se use os materiais adequados para as diversas situações.

    Eu estava tramado se tivesse que fiscalizar os diâmetros de tubos e cabos do eletricista, ainda por cima ele é que tem que assinar o termo de responsabilidade no final da obra. Se não confiasse, de certeza que não o contratava.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  14.  # 14

    Não se trata de não confiar, apenas ter noção dos materiais. O conhecimento nunca é demais.
  15.  # 15

  16.  # 16

    Certo.
 
0.0179 seg. NEW