Iniciar sessão ou registar-se
    • FCC
    • 23 julho 2009 editado

     # 1

    Boa a noite a todos.

    Já conheço este fórum, acho-o muito interessante e com pessoas que demonstram ter bastantes conhecimentos técnicos, sobre a construção civil. Só hoje resolvi juntar-me ao mesmo, esperando puder ser ajudado e ajudar.

    O assunto que me trás aqui é o seguinte:
    Habito numa moradia geminada com sete anos, em que existe um declive no terreno. O terreno é bastante argiloso e muito húmido. Sei que a moradia do lado de baixo sofreu alguns abatimentos no pavimento há anos. A estrutura das habitações é só uma e tem dois pisos. Agora, como a casa foi comprada, decidiram efectuar a escavação no pavimento térreo da mesma, retirando vários m3 de entulho e areia de enchimento, para execução de caixa de ar.
    A profundidade da caixa, pelo que vi, da rua, é de cerca de 1,0m, sendo posteriormente colocada uma laje aligeirada, com malhasol.
    Dado que trabalho na área da construção, já falei com alguns engenheiros, com experiência, que ficaram admirados com o que se estava a passar.

    As minhas principais preocupações são:
    Como a estrutura é comum, tinham que pedir autorização para realizar os trabalhos?
    Onde descarregaram as vigas pré-esforçadas, nas vigas de fundação?
    As sapatas e vigas de fundação terão ficado descalças?
    A estrutura terá capacidade para suportar mais uma concentração de esforços ao nivel das sapatas e das vigas de fundações?

    Como é lógico modificaram-se as cargas podendo existir uma sobrecarga.

    Pelo atrás descrito não fui abordado sobre a realização dos trabalhos e quando fiz um contacto, responderam-me que em caso de haver danos pagavam.

    Desde já os meus agradecimentos a todos.

    FC
  1.  # 2

    FCC

    para melhor compreensão, existe duplicação da estrutura onde as moradias geminam?? tipo uma junta de dilatação e estrutura para cada lado ( moradia).
  2.  # 3