Iniciar sessão ou registar-se
    • FCC
    • 23 julho 2009 editado

     # 1

    Boa a noite a todos.

    Já conheço este fórum, acho-o muito interessante e com pessoas que demonstram ter bastantes conhecimentos técnicos, sobre a construção civil. Só hoje resolvi juntar-me ao mesmo, esperando puder ser ajudado e ajudar.

    O assunto que me trás aqui é o seguinte:
    Habito numa moradia geminada com sete anos, em que existe um declive no terreno. O terreno é bastante argiloso e muito húmido. Sei que a moradia do lado de baixo sofreu alguns abatimentos no pavimento há anos. A estrutura das habitações é só uma e tem dois pisos. Agora, como a casa foi comprada, decidiram efectuar a escavação no pavimento térreo da mesma, retirando vários m3 de entulho e areia de enchimento, para execução de caixa de ar.
    A profundidade da caixa, pelo que vi, da rua, é de cerca de 1,0m, sendo posteriormente colocada uma laje aligeirada, com malhasol.
    Dado que trabalho na área da construção, já falei com alguns engenheiros, com experiência, que ficaram admirados com o que se estava a passar.

    As minhas principais preocupações são:
    Como a estrutura é comum, tinham que pedir autorização para realizar os trabalhos?
    Onde descarregaram as vigas pré-esforçadas, nas vigas de fundação?
    As sapatas e vigas de fundação terão ficado descalças?
    A estrutura terá capacidade para suportar mais uma concentração de esforços ao nivel das sapatas e das vigas de fundações?

    Como é lógico modificaram-se as cargas podendo existir uma sobrecarga.

    Pelo atrás descrito não fui abordado sobre a realização dos trabalhos e quando fiz um contacto, responderam-me que em caso de haver danos pagavam.

    Desde já os meus agradecimentos a todos.

    FC
  1.  # 2

    FCC

    para melhor compreensão, existe duplicação da estrutura onde as moradias geminam?? tipo uma junta de dilatação e estrutura para cada lado ( moradia).
  2.  # 3

    "responderam-me que em caso de haver danos pagavam. "

    Incrível! E se o dano for uma vida humana? Também a pagam?

    >>As sapatas e vigas de fundação terão ficado descalças?

    Se a viga de fundação ficou descalça, pode ser grave ou não... À partida pode apenas suportar a alvenaria do seu vizinho e será essa a ceder. Mas, embora a alvenaria não seja estrutural, acaba sempre por sê-lo, tendo em conta algumas moradias que já observei.
    Se foram as sapatas, é grave. Prefiro acreditar que a equipa que lá está a trabalhar tomou as devidas precauções.

    >>A estrutura terá capacidade para suportar mais uma concentração de esforços ao nivel das sapatas e das vigas de fundações?

    Normalmente este tipo de moradias são sobredimensionadas, mas... igual nunca fica. Se estão a cavar abaixo das vigas de fundações poderão estar também a reforçá-las.

    >>Como a estrutura é comum, tinham que pedir autorização para realizar os trabalhos?

    Do lado da lei não sei bem como andam as coisas. Mas se as obras forem estruturais, como parecem ser, têm de pedir autorização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FCC
  3.  # 4

    Colocado por: O.MartinsPrefiro acreditar que a equipa que lá está a trabalhar tomou as devidas precauções.
    Eu prefiro DESCONFIAR.

    Suponho que anteriormente o pavimento do piso térreo fosse uma betonilha armada assente directamente sobre um enrocamento?

    Poderão alegar que uma lage no r/c não tem grande efeito na estrutura. Na realidade, para as fundações (quase que) tanto faz acrescentar uma lage aligeirada no r/c como na cobertura.

    Se estão a mexer na estrutura, ou a estão a alterar, tiveram de apresentar um projecto na Câmara.
    Arranje alguém para o avaliar.
    A consulta poderá ser feita na Câmara - escusa de chatear directamente os seus futuros vizinhos. Os processos arquivados em organismos públicos estão lá para isso mesmo: para poderem ser consultados por TODOS os interessados.

    Se estão a trabalhar sem um projecto aprovado pela Câmara, isto é, sem licença de construção... houve alguém que «não tomou as devidas precauções»!! ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FCC
  4.  # 5

    Boas

    A estrutura das habitações é só uma e tem dois pisos

    A não ser que se trate de habitações em regime de propriedade horizontal (não parece ser o caso) as estruturas têm de ser independentes. Se não são, algo está mal.

    Como a estrutura é comum, tinham que pedir autorização para realizar os trabalhos?

    Se se tratar de propriedade horizontal, então a estrutura será provavelmente comum , nesse caso, têm de ter a sua autorização.

    O que pode acontecer:
    1 - As fundações foram projectadas para determinada carga; se esta for aumentada corre o risco de causar assentamentos do terreno (ainda por cima diz que o terreno é mau) e estes assentamentos vão reflectir-se na sua estrutura com as consequências que daí advêm: rachadelas e coisas do género.
    2 - Pior ainda se as suas fundações ficam descalças.

    Tome em consideração as palavras de Luis K.W. e consulte o processo junto da câmara.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FCC
    • FCC
    • 23 julho 2009

     # 6

    Colocado por: marco1 existe duplicação da estrutura onde as moradias geminam?? tipo uma junta de dilatação e estrutura para cada lado ( moradia).


    Não, a estrutura é só uma, pelo que também não existe junta de dilatação.


    _______________________________________ " " ____________________________


    Colocado por: O.Martins
    >>As sapatas e vigas de fundação terão ficado descalças?.


    Pois é, também não sei, porque não tive acesso à casa do sr.. Já falei com o projectista/construtor, só sabe que naquela zona a base da sapata está a 1,70m da cota do pavimento. Ou seja, talvez não tenham chegado à base da sapata por 0,70m.

    Colocado por: O.Martins
    >>A estrutura terá capacidade para suportar mais uma concentração de esforços ao nivel das sapatas e das vigas de fundações?


    O projectista disse que é possivel suportar, no entanto não se responsabiliza, porque não sabe de nada...


    _____________________________ " " _______________________


    Colocado por: Luis K. W.
    Suponho que anteriormente o pavimento do piso térreo fosse uma betonilha armada assente directamente sobre um enrocamento?


    Sim, é isso.


    Colocado por: Luis K. W.
    Se estão a mexer na estrutura, ou a estão a alterar, tiveram de apresentar um projecto na Câmara.


    Colocado por: j cardoso
    Tome em consideração as palavras de Luis K.W. e consulte o processo junto da câmara.



    Certamente não o fizeram porque não assinei qualquer declaração.
    Há cerca de 2, 3 anos fiz um telheiro, quando fui à Câmara fui informado que, o projecto que tinha comigo seria autorizado, desde que em anexo fosse apresentado o cálculo da estrutura e uma Declaração do meu vizinho como autorizava a realização dos referidos trabalhos, dado tratar-se de propriedade horizontal. Já falei esta semana com os serviços da CM que também desconhecem a situação.
    E como "o senhor está na casa dele e sabe o que está a fazer", a coisa está complicada.

    Já agora, para além da construção da estrutura também demoliram diversas paredes e construiram outras.

    Cumprimentos,

    FCC
  5.  # 7

    Colocado por: O.Martins
    >>As sapatas e vigas de fundação terão ficado descalças?.


    Pois é, também não sei, porque não tive acesso à casa do sr.. Já falei com o projectista/construtor, só sabe que naquela zona a base da sapata está a 1,70m da cota do pavimento. Ou seja, talvez não tenham chegado à base da sapata por 0,70m.


    Pois, podem "apenas" estar a aplicar a carga no topo da sapata.
    Se for, é grave, porque assentamentos existem sempre, e sempre o solo que é, daqui a 10 anos pode estar a sentir as consequências disso. Nessa altura já náo há ninguém para pagar o dano, imaginando que a casa possa estar a ser arranjada para ser vendida.

    O menos grave é se eles tiverem a aplicar a carga numa nova viga de fundação. Ou a mesma viga reforçada.
    É como eu lhe disse, a estrutura nunca fica igual... pode continuar a assentar os milimetros que estava previsto ou uns cm e isso pode ser grave, porque será um assentamento diferencial.

    Tente conversar com o seu vizinho. Não fale com o construtor. Explique ao seu vizinho que esta coisa dos assentamentos em solos deste tipo acontecem ao fim de anos, e depois terá de ser ele a responsabilizar-se pelos danos que ocorrem na sua quase. Tudo na esperança de que ele lhe possa mostrar a obra.
    O ideal era umas fotos, mas isso seria pedir muito!
    •  
      FD
    • 23 julho 2009

     # 8

    Colocado por: FCCresponderam-me que em caso de haver danos pagavam

    Coloque isso por escrito e leve-lhes a assinar. ;)
  6.  # 9

    Resumindo

    -o seu vizinho está a alterar a estrutura de um imovel em propriedade horizontal;
    -não tem tem projecto para aprovação camarária, portanto não tem licença de obras;
    -não tem o seu consentimento.

    Se for isto é mais que suficiente para exigir o embargo total e imediato dessa obra.
  7.  # 10

    Para além do embargo da obra por parte da câmara.
    Haverá igualmente o embargo da obra por parte da ACT caso seja apresentada uma denúncia.
    O construtor habilita-se a ficar sem alvará, isto se tiver alvará pois se as coisas são como pareçem não estou a ver um construtor responsavel arriscar a sua empresa numa obra do género.
    • FCC
    • 27 julho 2009

     # 11

    Colocado por: zedasilvaPara além do embargo da obra por parte da câmara.
    Haverá igualmente o embargo da obra por parte da ACT caso seja apresentada uma denúncia.
    O construtor habilita-se a ficar sem alvará, isto se tiver alvará pois se as coisas são como pareçem não estou a ver um construtor responsavel arriscar a sua empresa numa obra do género.


    No presente caso realmente a Câmara poderia embargar a obra, relativamente ao construtor, certamente não fica sem alvará porque não terá.

    Na realidade estes tipos de obras, ocorrem diáriamente em todo o país, porque muitas das vezes não são feitas as denúncias (como neste meu caso). Depois de muitas trocas de opiniões e aconselhamentos, optei por pensar no futuro, pois não sabemos quantos anos mais estaremos na casa ao lado e como será a convivência. Como tenho crianças e fazem barulho (o que é normal) espero não ser incomodado por tudo e por nada, como já li neste fórum um artigo. Neste caso, o que está-se a tentar fazer é uma acção de sensabilização ...
    Já explicamos que existem dias e horas para efectuar-se obras, em especial na utilização de martelos pneumáticos (foram já feitas 2 chamadas de atenção, uma pelas 20 horas durante a semana e num sábado de tarde), necessidade de projecto, legaligação, etc...
    Mas sei que existem outras queixas.

    Relativamente à sugestão do Sr. O.Martins, informo que, desde o primeiro momento que tenho acompanhado a evolução dos trabalhos c/ fotos dos residuos e dos materiais, no exterior. Como é lógico não tenho acesso ao interior.
 
0.0166 seg. NEW