Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria que me ajudassem a perceber uma questão de partilhas.
    Existe uma casa (baixo valor) e um pequeno terreno (separado da casa) a partir pelos herdeiros, gostaria que me dissessem qual a parte correspondente a cada um mediante o caso em concreto.

Senhor Zé casado com senhora Micas (casamento à cerca de 60 anos), deste casamento nasceram os filhos Manel e Jaquim, os pais compraram a casa e o terreno durante o casamento.

Senhora Micas falece à cerca de 40 anos e não foi feita habilitação de herdeiros.

O Sr. Zé casa novamente à cerca de 40 anos com a senhora Ana, ficando a morar na casa com a actual esposa e com os dois filhos menores do primeiro casamento.

Nasceu do segundo casamento do Sr. Zé com a Senhora Ana, o filho Zacarias.

Os filhos do primeiro casamento casaram e saíram dessa casa, o filho do segundo casamento também casou e saiu de casa.

Ficaram a morar na casa o Senhor Zé e senhora Ana.

Recentemente o senhor Zé faleceu, ficando a senhora Ana a residir na casa por acordo dos enteados e do filho (senhora com mais de 65 anos).

Já foi contactada uma solicitadora para fazer a habilitação de herdeiros.

Quem são os herdeiros? Apenas os filhos ou a senhora Ana também herda alguma coisa? Qual a parte correspondente a cada um?

O valor a pagar à solicitadora é dividido de igual forma pelos herdeiros ou cada um paga em função da sua parte na herança.
  2.  # 2

Ninguém pode ajudar com as duvidas colocadas?
  3.  # 3

Porque não conversa isso com a sua solicitadora ?
  4.  # 4

como não conhecemos o regime de casamento entre o zé e a micas e depois entre o zé e a ana, não podemos opinar.

mas tem todo o interesse em resolver isso o mais rápido possivel. Estas embrulhadas quanto mais tarde forem resolvidas mais complicadas se tornam. hoje são apenas a ana, o zacarias, o manel e o jaquim, mas daqui a 20 anos já correm o risco de serem muitos mais.

a solicitadora saberá fazer as contas, não se preocupe
  5.  # 5

"Estas embrulhadas quanto mais tarde forem resolvidas mais complicadas se tornam. hoje são apenas a ana, o zacarias, o manel e o jaquim, mas daqui a 20 anos já correm o risco de serem muitos mais."

Pois o meu receio são mesmo estas embrulhadas, sei que a herança que o meu marido tem a receber não vai pagar as dores de cabeça que isto vai dar (o meu marido é o filho do 2º casamento).
  6.  # 6

Colocado por: smstPois o meu receio são mesmo estas embrulhadas, sei que a herança que o meu marido tem a receber não vai pagar as dores de cabeça que isto vai dar (o meu marido é o filho do 2º casamento).

Pode sempre renunciar a herança.

0.0116 seg. NEW