Gostaria que me ajudassem a perceber uma questão de partilhas. Existe uma casa (baixo valor) e um pequeno terreno (separado da casa) a partir pelos herdeiros, gostaria que me dissessem qual a parte correspondente a cada um mediante o caso em concreto.
Senhor Zé casado com senhora Micas (casamento à cerca de 60 anos), deste casamento nasceram os filhos Manel e Jaquim, os pais compraram a casa e o terreno durante o casamento.
Senhora Micas falece à cerca de 40 anos e não foi feita habilitação de herdeiros.
O Sr. Zé casa novamente à cerca de 40 anos com a senhora Ana, ficando a morar na casa com a actual esposa e com os dois filhos menores do primeiro casamento.
Nasceu do segundo casamento do Sr. Zé com a Senhora Ana, o filho Zacarias.
Os filhos do primeiro casamento casaram e saíram dessa casa, o filho do segundo casamento também casou e saiu de casa.
Ficaram a morar na casa o Senhor Zé e senhora Ana.
Recentemente o senhor Zé faleceu, ficando a senhora Ana a residir na casa por acordo dos enteados e do filho (senhora com mais de 65 anos).
Já foi contactada uma solicitadora para fazer a habilitação de herdeiros.
Quem são os herdeiros? Apenas os filhos ou a senhora Ana também herda alguma coisa? Qual a parte correspondente a cada um?
O valor a pagar à solicitadora é dividido de igual forma pelos herdeiros ou cada um paga em função da sua parte na herança.
como não conhecemos o regime de casamento entre o zé e a micas e depois entre o zé e a ana, não podemos opinar.
mas tem todo o interesse em resolver isso o mais rápido possivel. Estas embrulhadas quanto mais tarde forem resolvidas mais complicadas se tornam. hoje são apenas a ana, o zacarias, o manel e o jaquim, mas daqui a 20 anos já correm o risco de serem muitos mais.
a solicitadora saberá fazer as contas, não se preocupe
"Estas embrulhadas quanto mais tarde forem resolvidas mais complicadas se tornam. hoje são apenas a ana, o zacarias, o manel e o jaquim, mas daqui a 20 anos já correm o risco de serem muitos mais."
Pois o meu receio são mesmo estas embrulhadas, sei que a herança que o meu marido tem a receber não vai pagar as dores de cabeça que isto vai dar (o meu marido é o filho do 2º casamento).
Colocado por: smstPois o meu receio são mesmo estas embrulhadas, sei que a herança que o meu marido tem a receber não vai pagar as dores de cabeça que isto vai dar (o meu marido é o filho do 2º casamento).