Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pretendo iluminar dois corredores, um hall de entrada e uma casa de banho com luzes de embutir.

Há regras relativamente à distancia entre luzes, distribuição das mesmas e potencia de iluminação (lumens)?

Obrigado
  2.  # 2

Fale com u eletrecista elê sabe as distâncias e as leis
  3.  # 3

Casa de banho 6000 e corredor 3000 quanto a distâncias na casa de banho pesquise na net quais as medidas mínimas da banheira ou base duche.
  4.  # 4

Colocado por: PedroGomesCasa de banho 6000

Que horror!!!!
    Não ultrapasse os 4200k,Nas Is e na Cozinha. O resto da casa entre os 2700k a 3200k.
  5.  # 5

Ah, referem-se `a "cor"da iluminação.

E os lumens? quanto devo prever por espaço / área?
  6.  # 6

Eu estava a referir me mm aos lumens
  7.  # 7

Colocado por: PedroGomesEu estava a referir me mm aos lumens

AINDA PIOR....
    Tem noção do que são os lumens...
    Numa IS, tanto podem bastar um luminária com 2000lm, como ter ter uma composição com varias que no totalizem 4000lm.
    Não há receitas assim como estão a por as coisas. Isso é demasiado simplista.

Numa sala é também recomendável ter iluminação geral, e haver zonas com maior intensidade luminosa e outras com menos... criar ambientes, funções... Não se mete uma iluminação aritmeticamente calculada atraves de uma grelha.. isso é para as lojas e locais de trabalho...
  8.  # 8

Foi o que o electricista me recomendou e gostei do resultado. Se é ou não adequado já não sei.
  9.  # 9

so quero que entenda e as pessoas que estão a ler isto, que as coisas não se "escolhem" assim. entende!!?

Ate´poruqe os 6000lm, podem ser decorrentes de um foco de angulo pequeno, e na pratica não ira iluminar muito... , ou decorrerem de uma luminária com dispersão difusa de luz e aí a historiao já poderá ser outra...
    Mesmo assim 6000lm, numa armadura de dispersão difusda, é demais para um espaço de 4 ou 5m2... Eu tenho IS, com 3.5m2, que so dispoem de uma armadura sobre o espelho com lâmpada T5-24W, debita entre 1500 a 2000lm, e estão perfeitamernte adequadas.
    Aos lumens debitados pelas lampadas, há que ter em conta as perdas pela constituição da propria luminária, e depois adequar ao tipo de revestimentos existentes ( cor e brilho) e efeito cénico que se pretenda.
  10.  # 10

Compreendo perfeitamente a sua posição. Eu dei a minha opinião como cliente final. No meu caso são lâmpadas Led já grandinhas para áreas um pouco maiores. Mas aconselho a falar com a pessoa que lhe irá montar a luminaria
  11.  # 11

Se acha que um electricista, é a pessoa com os conhecimentos e sensibilidade para recomendar luminárias.. pelo contrário...

Claro que há casos e casos.... mas normalmente é meia bola e fogo... E se for para factura à unidade ainda melhor. são capazes de encher uma sala com uma malha de luminárias, como se fosse uma loja de vestuário...

O cliente final, deve ver exemplos de situações similares à sua e depois pausadamente e reflectidamente, arranjar uma solução com o electricista, com a pessoa que lhe está a atender as luminárias, com o arquitecto que es´ta a projectoar os espaços...
    Concordam com este comentário: nsivi
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasSe acha que um electricista, é a pessoa com os conhecimentos e sensibilidade para recomendar luminárias.. pelo contrário...

Claro que há casos e casos.... mas normalmente é meia bola e fogo... E se for para factura à unidade ainda melhor. são capazes de encher uma sala com uma malha de luminárias, como se fosse uma loja de vestuário...

O cliente final, deve ver exemplos de situações similares à sua e depois pausadamente e reflectidamente, arranjar uma solução com o electricista, com a pessoa que lhe está a atender as luminárias, com o arquitecto que es´ta a projectoar os espaços...
    pra mim até um casquilho com uma lâmpada serve... Sou muito prático e estética é secundário... É ele não ganhou nada pois não estava no orçamento essa parte. Simplesmente perguntei e fui comprar.
  13.  # 13

Ok, nesse caso, um downlight/ placa com 2000lm de fluxo luminoso, redonda ou quadrada com difusor opalino 180º e cor 3000 a 4000k, colocada no centro do compartimento chegaria perfeitamente para uma IS "normal".
    Ou seja, um downligt placa LED com 18W ou 24W...
    Concordam com este comentário: PedroGomes

0.0155 seg. NEW