Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    O projeto da minha casa foi indeferido.

    Projeto de uma moradia com cave, rc e 1 andar.

    O que a Câmara indica é que devido a largura da rua não posso construir mais do que 3,5m de altura ou seja não posso construir o 1 andar.

    Não entendo esta situação pois as casas na minha rua ficam mais altas do que a minha ou seja fico num buraco e sem exposição solar.

    Um dos meus vizinhos sobe 7 degraus no exterior da habitação para aceder à sua casa.

    Poderei fazer o mesmo?
      B7A6D385-B93E-45E1-889E-1E52DAE2DB34.jpeg
  2.  # 2

    E o seu arquiteto nao teve pelo menos uma reuniao na C.municipal antes de submeter o projeto?
  3.  # 3

    Em princípio estarão em causa regras de loteamento ou simplesmente os 45 graus do RGEU; para ambas as situações, poderá, em princípio, responsabilizar o projetista e solicitar novo projeto.
  4.  # 4

    A minha questão é se posso fazer uns degraus para que a casa fique mais alta e consiga cumprir os 3,5m cota de soleira
  5.  # 5

    É preciso perceber de que forma essa regra dos 3,5m está descrita. Se for cércea, mede-se a partir do passeio, pelo que não vai adiantar fazer degraus. Fale com o seu um arquiteto...em geral, fale com um arquiteto. Há muitas soluções, e o próprio problema pode ser visto de vários pontos de vista.
  6.  # 6

    Colocado por: TochaA minha questão é se posso fazer uns degraus para que a casa fique mais alta e consiga cumprir os 3,5m cota de soleira

    Isso só agrava o problema.

    O arquitecto é que deveria ter visto os condicionantes para o local. Poderá ter 1º andar, mas para cumprir a regra dos 45º que pelos vistos estão a aplicar, terá de recuar o volume do piso +1 de forma a ficar dentro desse mesmo limite.
    Existem maneiras de resolver/ minimizar essas questão... mas parte sempre de um estudo de arquitectura, com a envolvente...
    Quem fez isso não sabia que haveria esse condicionante? não houve reunião previa com um tec. da CM!?

    PS: Essa rua deve ser muito estreita.... Isso é em centro histórico?
  7.  # 7

    ... Mais uma achega... Lembro também que segundo o RT-SCIE, não pode haver fachadas com vão em confronto a menos de 4.00m. Nos centros historicos existe alguma margem de liberdade... não muita. Nos rtestantes casos, deve essa distancia ser salvaguardada, pelo que nos outros casos deve o arquitecto arranjar soluções que garantam esse afastamento e que mesmo assim , já se sabe, garanta o alinhamento de fachadas que muitas vezes é exigido.
  8.  # 8

    Se calhar confundi cércea com fachada.

    Para ser mais preciso passo a citar a CM

    "No entanto, verifica-se que a altura de fachada proposta (6,50 m) continua a não respeitar o condicionamento definido na alínea b) do n.º 4.2 do artigo 25.º do Regulamento do PDM, de acordo com a qual, considerando a largura do arruamento de acesso à moradia a sudoeste (4,20 m, conforme assinalado nas peças desenhadas), assim como a largura da área social de seção no ponto mais desfavorável (3,25 m), a moradia deveria ter, no máximo, 3,50 m de altura de fachada. Pese embora o exposto pela técnica autora do projeto de arquitetura relativamente às construções ilegais que, alegadamente, ocupam parte da área social de secção (impedindo assim que o acesso automóvel à parcela seja mais largo), o condicionamento definido na alínea b) do n.º 4.2 do artigo 25.º do Regulamento do PDMS deverá ser respeitado relativamente a ambos os acessos propostos, e não apenas ao acesso automóvel.
    Por outro lado, o pavimento da área social de seção está em mau estado de conservação, com pavimento em terra e sem rede de drenagem de águas pluviais, conforme informação da Divisão de Intervenção no Espaço Público (DIEP) recolhida em conferência de serviços municipais após deslocação ao local, e da qual resultou a emissão de parecer desfavorável à pretensão."

    PDM

    4.2 - A construção de novos edifícios em lotes já destacados fica sujeita, de qualquer modo, aos seguintes condicionamentos:
    a) A altura da fachada será dada pelo valor modal (valor mais frequente) das alturas das fachadas da frente edificada do lado do arruamento onde se integra o novo edifício no troço de rua compreendido entre duas transversais ou que apresente características tipológicas homogéneas;
    b) A altura da fachada do novo edifício não poderá exceder a seguinte altura de fachada (HF), em função da largura do armamento (L) para o qual o edifício tem o acesso principal:
    L menor ou igual a 5,5: máxima HF = 3,5 m;
    L superior a 5,5 m e inferior a 9 m >= HF < 6,5 m;
    L superior a 9 m e inferior a 15 m >= HF < 9,5 m;
  9.  # 9

    Pois.. então, se não cumpre, não cumpre...
    A altura da fachada é a dimensão vertical da fachada, medida a partir da cota de soleira até à linha superior da cornija, beirado, platibanda ou guarda de terraço, acrescida da elevação da soleira, quando aplicável.

    Notas
    A altura da fachada é um parâmetro urbanístico relevante para controlar o desenvolvimento vertical da fachada do edifício na confrontação com via pública ou logradouro. Este parâmetro urbanístico será normalmente definido para as fachadas que se desenvolvem a partir do nível do solo.
    No caso dos edifícios que confrontam com duas vias públicas ou logradouros a cotas muito diferentes, pode ser necessário fixar duas alturas da fachada. A altura da fachada onde se encontra a entrada principal (Hf1) resulta diretamente da definição. A altura da outra fachada (Hf2) pode ser fixada arbitrando uma cota de soleira auxiliar (S2), que será a cota do piso mais próximo do passeio adjacente a essa fachada.

    Fonte
    Decreto Regulamentar nº 9/2009 de 29 de Maio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
      Hfachada.JPG
  10.  # 10

    Portanto para ter o piso +1, teria e ser um recuado 45º face a Hf. Entende!? No seu caso a Hf terá no máximo 3.50m. sendo o terreno em declive, poderá eventualmente aplicar a regra atraves da media aritmetica entre as cotas mais alta e mais baixa face o arruamento.. Mas aí já será assunto a ver com a Câmara.
  11.  # 11

    Bom dia
    Esqueça fazer os degraus, não vão servir para nada. A técnica que lhe fez o projecto deveria ter informado o senhor sobre estas condicionantes presentes no Regulamento do PDM. Peça a técnica para lhe fazer novo projecto ou que lhe devolva o que já pagou pela a asneira realizada.
    Faça mudança de técnico ou melhor vá falar com um arquitecto apresente as condicionantes e o programa para sua casa, o técnico sem custos irá informa-lo de se pode ou não fazer a casa que pretende ou terá que optar por outra solução.
    Já agora qual é a localização do edifício ( Câmara Municipal de ......)? e uma foto aérea do local da obra, assim poderei-lhe dar informações mais precisas sobre o que pode ou não fazer; eu sou arquitecto e posso avaliar essa situação (consultoria pro bono).
  12.  # 12

    Colocado por: marq. A técnica que lhe fez o projecto deveria ter informado o senhor sobre estas condicionantes presentes no Regulamento do PDM. Peça a técnica para lhe fazer novo projecto ou que lhe devolva o que já pagou pela a asneira realizada.


    Lolol... É basicamente isto.
    Concordam com este comentário: Marco Conceicao
  13.  # 13

    Colocado por: JoelMExperimente ir a um advogado ou médico pedir uma opiniao sem custos a ver o que lhe dizem...


    O caricato disto tudo é que a culpa é do arquitecto... desvaloriza muito o seu saber. Não pode ser. O conhecimento tem de ser cobrado, tal com o faz um advogado, um solicitador, um canalizador, um electricista, um medico, etc...
    Também não menos verdade que há muita gente que aproveita-se mesmo disso, inclusive com visitas a "obras"e depois xuta pra fora que o outro faz mais barato 10% ( mas as opiniões técnicas já as consumiu e , o mais caricato é que vai utilizar essa info com o "outro",o baratucho...

    É por essas e por outras que em muitos topicos aqui do Forum, não me apetece responder... epá tem técnicos, pagam-lhes, então elucidem-se com eles. Se querem 2ªas opiniões.. devem contratar o serviço, os "outros" estão cá para isso mesmo.. Também precisam de "comer".

    Muita gente aparece por aqui e "exige" soluções técnicas, à borla... Tem dias que facilito, outros já não. Depende.
    Foi um desabafo.
  14.  # 14

    Colocado por: JoelM

    Pessoal a trabalhar de graça é que é "fixe"! Experimente ir a um advogado ou médico pedir uma opiniao sem custos a ver o que lhe dizem...


    Cobrar por algo que pode facilitar a relação cliente e futuro técnico, para mim é um investimento. Tem razão o advogado e o medico cobram pela sua opinião, mas se queres ter trabalho tens fazer pequenos sacrifícios.
    Concordam com este comentário: Tocha
  15.  # 15

    Colocado por: JoelMPessoal a trabalhar de graça é que é "fixe"! Experimente ir a um advogado ou médico pedir uma opiniao sem custos a ver o que lhe dizem...


    Tem razão!

    Colocado por: marqCobrar por algo que pode facilitar a relação cliente e futuro técnico, para mim é um investimento. Tem razão o advogado e o medico cobram pela sua opinião, mas se queres ter trabalho tens fazer pequenos sacrifícios.


    Também tem razão!
  16.  # 16

    Colocado por: marqBom dia
    Esqueça fazer os degraus, não vão servir para nada. A técnica que lhe fez o projecto deveria ter informado o senhor sobre estas condicionantes presentes no Regulamento do PDM. Peça a técnica para lhe fazer novo projecto ou que lhe devolva o que já pagou pela a asneira realizada.
    Faça mudança de técnico ou melhor vá falar com um arquitecto apresente as condicionantes e o programa para sua casa, o técnico sem custos irá informa-lo de se pode ou não fazer a casa que pretende ou terá que optar por outra solução.
    Já agora qual é a localização do edifício ( Câmara Municipal de ......)? e uma foto aérea do local da obra, assim poderei-lhe dar informações mais precisas sobre o que pode ou não fazer; eu sou arquitecto e posso avaliar essa situação (consultoriapro bono).


    A casa está localizada em Sintra caso esteja interessado em avaliar a situação poderei enviar um email para si com toda a informação.

    Obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: marqmas se queres ter trabalho tens fazer pequenos sacrifícios.

    Quero trabalho, mas remunerado sff... ainda por cima actualmente esse "sacrificio" não se justifica... Ou ter o "trabalho" e este ainda tem custos para o próprio...
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas

    O caricato disto tudo é que a culpa é do arquitecto... desvaloriza muito o seu saber. Não pode ser. O conhecimento tem de ser cobrado, tal com o faz um advogado, um solicitador, um canalizador, um electricista, um medico, etc...
    Também não menos verdade que há muita gente que aproveita-se mesmo disso, inclusive com visitas a "obras"e depois xuta pra fora que o outro faz mais barato 10% ( mas as opiniões técnicas já as consumiu e , o mais caricato é que vai utilizar essa info com o "outro",o baratucho...

    É por essas e por outras que em muitos topicos aqui do Forum, não me apetece responder... epá tem técnicos, pagam-lhes, então elucidem-se com eles. Se querem 2ªas opiniões.. devem contratar o serviço, os "outros" estão cá para isso mesmo.. Também precisam de "comer".

    Muita gente aparece por aqui e "exige" soluções técnicas, à borla... Tem dias que facilito, outros já não. Depende.
    Foi um desabafo.
    Concordam com este comentário:sousa tavares,Marco Conceicao,fernandoFerreira,Tocha


    Eu paguei pelo meu projeto e não me importo de pagar para ter uma segunda opinião sobre o meu processo, apenas coloquei o problema aqui no Forum para que eu possa realmente saber o que se está a passar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

    Colocado por: TochaA casa está localizada em Sintra

    Estás Lixado..;) tenho colegas que se recusam a fazer projectos para esse município, ou em último caso, é meter mais uns 20% aos honorários.... para os contratempos, muitas vezes injustificados, mas que fazem perder tempo e dinheiro a todos.
  20.  # 20

    Colocado por: TochaEu paguei pelo meu projeto e não me importo de pagar para ter uma segunda opinião sobre o meu processo, apenas coloquei o problema aqui no Forum para que eu possa realmente saber o que se está a passar.

    Tocha o desabafo não foi para si ... aliás eu até lhe respondi ;)
 
0.0245 seg. NEW