Sou proprietario de um T3 em Portimão de 130m2 de 2003 que adquiri no ano passado e tenciono modernizar totalmente o apartamento.
Nao sou residente em Portugal e infelizmente so vou a Portugal 2 vezes por ano, apesar de trabalhar como desenhador em arquitectura nunca trabalhei em Portugal e também me formei no estrangeiro por isso peço desculpa desde ja o uso incorrecto de certos termos de construção que nao estou familiarizado.
O que conheço do apartamento:
Chao nao flutuante, com cerâmica idêntica em todas as divisões, pre instalação de AC, gas canalizado e sem aquecimento central nem aspiração, a agua quente é aquecida por esquentador a gas. Classe energética actual C. Pelo que pude ver nao tem qualquer tipo de isolamento interior ou exterior e todas as janelas são em alumínio.
Em anexo deixo o plano com os muros que tenciono demolir entre a sala e a cozinha o resto dos muros nao irei mudar.
No hall, cozinha e sala tenciono pavimentar em cerâmica, nos quartos parquet e nas casas de banho pavimento e muros em mármore, os restantes muros serão pintados.
Nas casas de banho penso criar um ??espaço técnico?? (gaine technique francês) até 120cm de altura para instalar uma sanita suspensa com o reservatório encastrado e o lavatório, queria instalar duche italiana mas penso nao ter altura suficiente para realizar o declive necessário. a canalização tera de ser refeita também.
Como tenciono mudar também as portas todas e o apartamento tem uma altura de 2.50m gostaria de saber se sera possível de pavimentar por cima da cerâmica existente.
Para a cozinha actualmente as introduções de agua e gas estao no muro onde no plano esta o lava loiça e a ventilação do exaustor é também nesse muro.
Para nao estar a criar novas canalizações para o gas ou agua para a ilha da cozinha pensava fazer como aqui na Suíça mas nao sei se é comum em Portugal, que consiste em placas a indução electrica mais o exaustor a ??carbono activo?? (charbon actif) que nao necessita de ventilação para o exterior desde que o fogo nao seja a gas. Na zona da cozinha também penso fazer um faux plafond para "separar" visualmente a cozinha da sala e corredor.
Reparei no inverno que nas janelas de manha ha muita agua nos vidros e gotas de agua também nas paredes perto das janelas mas nao ha qualquer marca negra no tecto ou muros e a pintura ainda é de origem, nao tenho a certeza se a agua é humidade por condensação e se sera aconselhável mudar as janelas ou instalar AC.
Para finalizar ha também a parte electrica a renovar, possivelmente mudar de sitio de alguns interruptores e tomadas.
Nao estou ao corrente dos preços praticados em Portugal seja a nível de custos de materiais ou mao de obra, mas nao quero o mais barato nem o mais caro, quanto a empresas também desconheço na zona de Portimão, conheço da TV o Leroy Merlin que apareciam num programa de Tv que via ha uns anos atras mas tirando o nome nao sei a reputação que tem. Tenho como budget max. 25 mil euros.
Ainda nao finalizei os 3D mas assim que tiver acabado actualizarei o post.
A todos os que puderem dar sugestões um muito obrigado.
Este fim de semana vou acabar os renders e talvez fazer algumas mudanças nos planos até porque é um trabalho que é preciso avançar com urgência porque ha 2 semanas que foi descoberto um problema de infiltração e tenho o apartamento inundado aparentemente ja ha algum tempo, moveis a apodrecer, fungos nas juntas do pavimento etc. basicamente nao esta habitável, o perito do seguro deve passar para a próxima semana para avaliar os danos e depois disso pretendia fazer o orçamento para a remodelação e avançar com a obra o mais rápido possível. O problema agora é que eu pessoalmente so vou estar em PT em Agosto mas a minha esposa estara por la a partir do 17 de Junho.
Se possível gostaria de falar contigo amanha, se puderes deixar contacto agradecia.
Podemos falar também por WhatsApp o meu numero é o +41795266456