Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

No projeto da casa tenho cozinha integrada com a sala. Tudo amplo, um só espaço.

A cozinha é em U, penso que chamada cozinha com península.

E na península é que fica a placa de fogão.

Visto que é este tipo de cozinha moderna, também se pode aplicar placas a gás? Ou tem de ser eléctricas?

Fica muito mal cozinha moderna com placa a gás?

Quais as vantagens de uma e de outra? e desvantagens?

Gostava das vossas opiniões.

Ainda não estou nesta fase, mas passei uns dias numa casa com placa electrifica e não me cativou, dai surgiu já esta dúvida...

Ah, e hoje numa pesquisa na net, vi que havia ainda outros tipos para além do gás e eléctrica, ..., vitrocerâmicas, indução, ... modernices !!
  2.  # 2

Para mim, não há nada que chegue à "modernice" de uma placa de indução: estou rendido!

Rápida (similar ao gás, é a mais rápida das eléctricas), baixo consumo (das eléctricas é a mais eficiente), facílima de limpar (mais que a vitrocerâmica convencional e, comparada com o gás, nem se fala) e a mais segura.
  3.  # 3

Ola,

Eu trabalho no estrangeiro mais precisamente na Suiça e nas novas construcçoes de predios com apartamentos ou remodelaçoes usamos placas electricas, se pensa usar numa ilha o ideal é usar por inducao electrica ou vitroceramica e um exaustor a carbono activado. Desconheço se exaustores a carbono activado sao comuns em Portugal mas na Suiça sao cada vez mais recorrentes.

A grande diferença é que qualquer placa a gas é obrigatorio o uso de ventilaçao directa ao exterior, ja as placas electricas pode usar simplesmente um exaustor a carbono activado, a vantagem deste tipo de exaustor é que nao requer a instalaçao de qualquer tipo de ventilaçao, o ar é aspirado e depois de passar pelo filtro é libertado para o interior da casa.

Quanto as modernices que fala a meu ver sao superiores em varios aspectos, sendo a vitroceramica(aquece com resistencias) mais acessivel a nivel de preço que a induçao (funcionam por magnetismo) ja que a induçao so funciona com utensilios (tachos, frigideiras) compativeis mas é superior a nivel de aquecimento e consome menos energia.
    A facilidade de limpeza é superior aos fogoes tradicionais e estecticamente tambem sao mais atractivas.

Cumprimentos.
  4.  # 4

Colocado por: Mars CariocecusDesconheço se exaustores a carbono activado sao comuns em Portugal mas na Suiça sao cada vez mais recorrentes.

Não é em carbono activado... são exaustores dotados de recirculação de ar e pelo facto necessita de ter um filtro extra em carvão activado.

Claro que existe em Portugal , isto não é o 3ª Mundo.... Longe disso. Podendo, o ideal é ter o exautor com uma conduta para o exterior.

REspondendo à Sandrita...
    Tanto pode aplicar placas a gas como electricas ( de preferencia de indução, que são muito rapidas, seguras, e faceis de limpar), no entanto se aplica numa placa a gas, não pode em caso algum ter o exaustor em modo de recirculação, pois os gases de combustão, toxicos, nomeadamente o monoxido de carbono não teriam por onde sair. è obrigatório igualmente haver uma entrada de ar permanente na cozinha com 100cm2.

Praticamente todas as pessoas que experimentam placas de indução ( que eu conheça), ao princípio estranham, depois entranham e não querem outra coisa...

PS: Se pesquisar aqui no forum, existem n topico s que falam e discutem as suas dúvidas... Discussões com mais de 10 anos...
  5.  # 5

Infelizmente ja estou no estrangeiro ha muito tempo (16 anos) e fiz formaçao tambem aqui na Suiça de maneiras que nao estou familiarizado nem com certos termos em português nem com o mercado de construcçao em Portugal, nunca foi minha intençao denegrir Portugal ou o que se usa em Portugal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Mars, faltou ali um ;) para juntar ao cometnário escrito

Assim:
    Colocado por: Pedro BarradasClaro que existe em Portugal , isto não é o 3ª Mundo.... Longe disso ;)
    Concordam com este comentário: Mars Cariocecus
  7.  # 7

Ja agora Pedro nao queres ir dar uma vista de olhos ao topico que criei e para o qual ainda nao obtive resposta ;)

Estive a ver o teu perfil e parece que te enquadras ao que pretendo fazer.

https://forumdacasa.com/discussion/55669/remodelacao-e-renovacao-apartamento/#Item_2
  8.  # 8

Olha nem tinha visto... Podemos combinar. Pagas o almocinho e vamos ver isso.
    Concordam com este comentário: Mars Cariocecus

0.0132 seg. NEW