Para mim, não há nada que chegue à "modernice" de uma placa de indução: estou rendido!
Rápida (similar ao gás, é a mais rápida das eléctricas), baixo consumo (das eléctricas é a mais eficiente), facílima de limpar (mais que a vitrocerâmica convencional e, comparada com o gás, nem se fala) e a mais segura.
Eu trabalho no estrangeiro mais precisamente na Suiça e nas novas construcçoes de predios com apartamentos ou remodelaçoes usamos placas electricas, se pensa usar numa ilha o ideal é usar por inducao electrica ou vitroceramica e um exaustor a carbono activado. Desconheço se exaustores a carbono activado sao comuns em Portugal mas na Suiça sao cada vez mais recorrentes.
A grande diferença é que qualquer placa a gas é obrigatorio o uso de ventilaçao directa ao exterior, ja as placas electricas pode usar simplesmente um exaustor a carbono activado, a vantagem deste tipo de exaustor é que nao requer a instalaçao de qualquer tipo de ventilaçao, o ar é aspirado e depois de passar pelo filtro é libertado para o interior da casa.
Quanto as modernices que fala a meu ver sao superiores em varios aspectos, sendo a vitroceramica(aquece com resistencias) mais acessivel a nivel de preço que a induçao (funcionam por magnetismo) ja que a induçao so funciona com utensilios (tachos, frigideiras) compativeis mas é superior a nivel de aquecimento e consome menos energia. A facilidade de limpeza é superior aos fogoes tradicionais e estecticamente tambem sao mais atractivas.
Colocado por: Mars CariocecusDesconheço se exaustores a carbono activado sao comuns em Portugal mas na Suiça sao cada vez mais recorrentes.
Não é em carbono activado... são exaustores dotados de recirculação de ar e pelo facto necessita de ter um filtro extra em carvão activado.
Claro que existe em Portugal , isto não é o 3ª Mundo.... Longe disso. Podendo, o ideal é ter o exautor com uma conduta para o exterior.
REspondendo à Sandrita... Tanto pode aplicar placas a gas como electricas ( de preferencia de indução, que são muito rapidas, seguras, e faceis de limpar), no entanto se aplica numa placa a gas, não pode em caso algum ter o exaustor em modo de recirculação, pois os gases de combustão, toxicos, nomeadamente o monoxido de carbono não teriam por onde sair. è obrigatório igualmente haver uma entrada de ar permanente na cozinha com 100cm2.
Praticamente todas as pessoas que experimentam placas de indução ( que eu conheça), ao princípio estranham, depois entranham e não querem outra coisa...
PS: Se pesquisar aqui no forum, existem n topico s que falam e discutem as suas dúvidas... Discussões com mais de 10 anos...
Infelizmente ja estou no estrangeiro ha muito tempo (16 anos) e fiz formaçao tambem aqui na Suiça de maneiras que nao estou familiarizado nem com certos termos em português nem com o mercado de construcçao em Portugal, nunca foi minha intençao denegrir Portugal ou o que se usa em Portugal.