Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa noite;

Este verão vou ter de refazer o telhado e respectiva estrutura de suporte a uma vivenda quase bicentenária, que teve obras de "remedeio", portanto maioritariamente mal feitas na década de 1950...

A estrutura actual parece quase um naperon dos que a antiga proprietária certamente teria em cima do pexixé de tantos buracos que os carunchos lá fizeram, assim sendo e a pensar no futuro estou a pensar muito seriamente em fazer a conversão para LSF, o telhado esse vai continuar em telha Marselha por ser a que menos peso implica na cobertura e porque esteticamente fica bem enquadrado no resto da aldeia.

Apesar da intenção de manter o peso tão baixo quanto possível (talvez o madeiramento fosse um pouco mais leve, mas estou com "medo dos bichos") a edificação é provavelmente de logo após as invasões Francesas, e por isso ainda que não apresente rachas, cantarias partidas ou outras patologias a ideia é jogar pelo seguro, assim gostaria de saber acerca da opinião dos mais experientes acerca da necessidade de colocar um lintel sobre as paredes de 60 a 75Cm de espessura num edifício de dois andares com pouco mais de 40 metros quadrados de área bruta por piso.

Caso a sugestão seja para fazer lintel que método me aconselham, uma chapa em L ou Z de aço Zincado, um "combo de "Cs" de LSF, betão armado ou argamassa bastarda? Em qualquer dos casos devo fazer "ancoragem" às paredes mestras? Se sim com que método de fixação?

E já que aqui andamos a falar de reforços... Opiniões sobre a injecção de leitadas de cal nas paredes de pedra e argamassa, devem fazer-se, são contraproducentes, ou é apenas perda de tempo e dinheiro?

A quem der as melhores opiniões disponibilizo a churrasqueira para irmos lá fazer uma patuscada :D
  2.  # 2

Normalmente
    lintel em BA e a estrutura ou em Madeira tratada, ou em LSF, ou sistemas mistos metal/LSF, ou metal/ madeira.

Colocado por: 1974MCDE já que aqui andamos a falar de reforços... Opiniões sobre a injecção de leitadas de cal nas paredes de pedra e argamassa, devem fazer-se, são contraproducentes, ou é apenas perda de tempo e dinheiro?

Mas tem chochos? se tiver, é um metodo de consolidação....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1974MCD
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas

Mas tem chochos? se tiver, é um metodo de consolidação....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:1974MCD

Ainda não abri os topos nem andei a bater nas paredes para perceber como é que elas estão por dentro, o abuso de camadas de tinta também ainda não deixa perceber grande coisa... Até ao momento estou mais traumatizado com os carunchos do que com quaisquer outros problemas, como se pode ver muitos deles já foram ao chão.

0.0111 seg. NEW