Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    como não descanso já tenho uma nova ideia com que me entreter ;-) Na cozinha do apartamento tenho pavimento cerâmico (40x40 ou 45x45, só medi a olho) num cinza muito escuro, quase preto. Ora, está sempre com aspecto de sujo, e a esposa está sempre a queixar-se que gostava que fosse de uma côr que não obrigasse a limpar tanto para parecer limpo. Lembrei-me por isso que um remédio "fácil" seria aplicar pavimento vinílico autoportante (daquele que parece flutuante normal, sem ser autocolante, mas é todo em plástico e outros compósitos sintéticos). O problema é que diz nas especificações que pode ser aplicado directamente sobre pavimento cerâmico SEM JUNTAS, mas o meu tem juntas. Até acho que aquilo deve aguentar sem ceder nas juntas, mas é um risco que obrigaria a retirar tudo caso começassem a ver-se depressões no sítio delas... Como não quero estragar o pavimento existente, há alguma maneira/produto que possa ser usado para encher as juntas, de modo a nivelar o pavimento, mas que possa facilmente ser removido um dia mais tarde? Alguma massa que seque sem endurecer nem ficar agarrada permanentemente às juntas, por exemplo?

Agradecido desde já pelo feedback!
    Abraços.
  2.  # 2

Autoportante, ou flutuante||?
    Estes fabricantes arranjam cada nova designação...
    Na minha opinião pode perfeitamente aplicar isso sobre o existente... tal como se fosse outro qq flutuante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 3

Obrigado pela resposta Pedro. Eles chamam autoportante, talvez em comparação com os que são autocolantes e mais fininhos (por analogia às alcatifas?). Aquilo só tem uns 4 mm de espessura é não é tão rígido como o flutuante normal, por isso receio que se venham a ver as juntas do pavimento cerâmico com o tempo, por isso perguntei acerca de encher as juntas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Todo o cerâmico tem juntas, a menos que seja um rectificado. O que se calhar eles querem dizer é que não pode ter junta aberta (junta com vários milímetros de largura).
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  5.  # 5

Pois, acho que é isso; não pode ter junta aberta, que o meu tem... Daí eu querer remediar isso nivelando as juntas, para evitar que deforme nesses locais. Mas não quero que seja um remédio permanente.

Estou a ver-me a encher aquilo com argila de modelar :-)
  6.  # 6

Nada disso,

Não deve ter juntas porque vão aparecer na superfície do vinil, deve aplicar um autonivelante próprio com baixa espessura.
  7.  # 7

Obrigado jorgealves. Mas esses autonivelantes não são permanentes? Se quiser remover o vinil mais tarde e voltar ao cerâmico não dá, certo?
  8.  # 8

Colocado por: pcspinheiroEles chamam autoportante, talvez em comparação com os que são autocolantes e mais fininhos (por analogia às alcatifas?). Aquilo só tem uns 4 mm de espessura é não é tão rígido como o flutuante normal, por isso receio que se venham a ver as juntas do pavimento cerâmico com o tempo, por isso perguntei acerca de encher as juntas...

Ahhh. certo, os que vi eram bem mais espessos.
    Nesse caso, é aplicar o autonivelente... ou se tecnicamente for possivel aplicar uma tela de subbase.
  9.  # 9

Obrigado de novo. Eu não posso aumentar a altura do chão, senão depois tenho que andar a cortar portas e rodapés dos móveis da cozinha... Com os 4 mm do pavimento consigo simplesmente aplicá-lo sem mexer em mais nada, por isso queria mesmo só encher as juntas. Aquilo por baixo é feito num plástico algo macio e não precia de base para absorver ruídos. Se se vir algum desnível devido a irregularidades na colocação do cerâmico não faz mal, só não queria que se vissem as juntas todas..
  10.  # 10

E encher as juntas com betume.
  11.  # 11

Mas o betume fica permanente... teria que ser um material que possa ser raspado em seco facilmente ou amolecido com água para retirar, caso queiramos (ou eventuais futuros proprietários) voltar ao cerâmico...
  12.  # 12

Silicone e siga...
    Concordam com este comentário: Wardruna
  13.  # 13

Colocado por: pcspinheiroObrigado jorgealves. Mas esses autonivelantes não são permanentes? Se quiser remover o vinil mais tarde e voltar ao cerâmico não dá, certo?
    posteriormente consegue retirar o autonivelante com alguma facilidade.
  14.  # 14

Colocado por: pcspinheiroMas o betume fica permanente... teria que ser um material que possa ser raspado em seco facilmente ou amolecido com água para retirar, caso queiramos (ou eventuais futuros proprietários) voltar ao cerâmico...

Pode sempre dizer que tem mosaicos do estilo "Flat".
  15.  # 15

Colocado por: jorgealvesposteriormente consegue retirar o autonivelante com alguma facilidade.

Qual o autonivelante prórprio a que se refere? O que é alguma facilidade?
    Tenho também ums mosiacos que gostava de cobrir.
  16.  # 16

Um que somente recubra entre 1 a 3mm,

Veja na linha de produtos da Atlas Portugal.

Para retirar basta água quente e muito raspar e escovar.
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesUm que somente recubra entre 1 a 3mm,

Veja na linha de produtos da Atlas Portugal.

Para retirar basta água quente e muito raspar e escovar.

hummm, esta parte não me agradou.
  18.  # 18

Pois, confesso que a mim também não...
  19.  # 19

Mas querem fazer omoletes sem ovos....

Se é para mudar o pavimento, mude e pronto, não interessa quem possa vir a seguir.... A não ser que o imóvel seja arrendado e aí a conversa é outra.
  20.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasMas querem fazer omoletes sem ovos....

Não... quero é comer os ovos sem fazer omeletes ;-)

0.0173 seg. NEW