Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a considerar vender um apartamento em Lisboa, que comprei em 2005 por cerca de 150 000€ (com recurso a crédito habitação) e estou a pensar vender por cerca de 200 000€.

    Pelo que ando a ler, como o valor de venda é superior ao de compra, esse excesso de 50 000€ é tributado como mais-valia a 50%. O que não estou a conseguir perceber é se, serão esses 50% que terei efetivamente de pagar de imposto, ou se é a partir desses 50% que depois se calcula o imposto a pagar? Serão ou poderão ser englobados com outros rendimentos?

    Para além disto, que outras despesas significativas há na venda da casa (se não recorrer a imobiliárias)?

    Ao vender a casa também quero amortizar a totalidade da prestação, e pelo que percebi posso ser cobrado até 0,5% do valor em dívida. Ou seja, se estiver a dever 100 000€, pagaria 100 500€ para ficar sem dívida, está correto?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    ou se é a partir desses 50% que depois se calcula o imposto a pagar? Salvo erro sim

    Serão ou poderão ser englobados com outros rendimentos?sim

    Para além disto, que outras despesas significativas há na venda da casa (se não recorrer a imobiliárias)? obras de beneficiaçao

    Ou seja, se estiver a dever 100 000€, pagaria 100 500€ para ficar sem dívida, está correto? Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  3.  # 3

    https://www.contasconnosco.pt/simulador/mais-valias-habitacao
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, Aurelius, Bruno.Alves
  4.  # 4

    Colocado por: AureliusPelo que ando a ler, como o valor de venda é superior ao de compra, esse excesso de 50 000€ é tributado como mais-valia a 50%. O que não estou a conseguir perceber é se, serão esses 50% que terei efetivamente de pagar de imposto, ou se é a partir desses 50% que depois se calcula o imposto a pagar? Serão ou poderão ser englobados com outros rendimentos?


    ESSES 25000€ sao englobados nos seus outros rendimentos no calculo do imposto a pagar e depois paga o IRS correspondente.... não paga 25000€ ao estado...



    Colocado por: AureliusPara além disto, que outras despesas significativas há na venda da casa (se não recorrer a imobiliárias)?


    certificado energético... uma certidão e mais nada se tiver tudo em ordem...




    Colocado por: AureliusAo vender a casa também quero amortizar a totalidade da prestação, e pelo que percebi posso ser cobrado até 0,5% do valor em dívida. Ou seja, se estiver a dever 100 000€, pagaria 100 500€ para ficar sem dívida, está correto?


    certo.... por norma todos os bancos cobram esse valor de 0.5%....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  5.  # 5

    Obrigado a todos, penso que fiquei esclarecido :)
  6.  # 6

    Atenção que ao valor de compra, tem de aplicar o coeficiente de desvalorização da moeda que, salvo erro, é de 1,17.

    Mais valia a englobar = 200.000 - 150.000x1.7= 24.500€.

    Se reinvestir é tributado pela metade, ou seja, 12.250€ que irá ser tributado à taxa do seu IRS aquando do envio da Modelo 3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  7.  # 7

    Quanto às contas com o banco não posso esclarecer.

    Gastos com documentos para a escritura:
    -certificado e energético actualizado
    -registo predial actualizado(15€ se for feito online)
    -anúncio no site casapronta,para o exercício do direito de preferência (nos casos aplicáveis)
    -declaração do condomínio em como não há dívidas
    -planta de localização
    -licença de habitação emitida pela câmara

    -advogado(se quiser uma assessoria...)

    (Acho que não há mais gastos... não me estou a lembrar)




    Depois são os impostos:

    Como decorreram vários anos desde a aquisição até à venda, também vai entrar para as contas o coeficiente de desvalorização da moeda no cálculo das mais valias.
    Assim dos 50mil de mais valias o fisco considera 25 mil que vai adicionar aos outros rendimentos do vendedor.
    Depois o IRS é pago de acordo com o escalão correspondente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aurelius
  8.  # 8

    Colocado por: tostexhttps://www.contasconnosco.pt/simulador/mais-valias-habitacao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Aurelius

    Agora sim.
    Uma boa contribuição.
  9.  # 9

    Essas mais valias não tinham um período de carência qualquer para serem reinvestidas em habitação? Ou seja, só se não se comprasse nova casa em "xx" meses é que se pagavam esses impostos? 🤔
  10.  # 10

    Sim mas tem de ser em HPP salvo erro 36 meses
  11.  # 11

    Colocado por: Palhava
    Agora sim.
    Uma boa contribuição.


    afinal não assim tão boa, o simulador não tem em conta o factor de desvalorização da moeda.
  12.  # 12

    Colocado por: AureliusBoa tarde,

    Estou a considerar vender um apartamento em Lisboa, que comprei em 2005 por cerca de 150 000€ (com recurso a crédito habitação) e estou a pensar vender por cerca de 200 000€.

    Pelo que ando a ler, como o valor de venda é superior ao de compra, esse excesso de 50 000€ é tributado como mais-valia a 50%. O que não estou a conseguir perceber é se, serão esses 50% que terei efetivamente de pagar de imposto, ou se é a partir desses 50% que depois se calcula o imposto a pagar? Serão ou poderão ser englobados com outros rendimentos?

    Para além disto, que outras despesas significativas há na venda da casa (se não recorrer a imobiliárias)?

    Ao vender a casa também quero amortizar a totalidade da prestação, e pelo que percebi posso ser cobrado até 0,5% do valor em dívida. Ou seja, se estiver a dever 100 000€, pagaria 100 500€ para ficar sem dívida, está correto?

    Obrigado desde já.

    um apartamento que custava 150mil em 2005 só custa 200mil em 2018?em Lisboa?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 13

    Colocado por: Palhavao simulador não tem em conta o factor de desvalorização da moeda.

    Está enganado.
    O coeficiente de desvalorização da moeda está considerado (apesar de não visível no simulador).
  14.  # 14

    Colocado por: JOCOR
    Está enganado.
    O coeficiente de desvalorização da moeda está considerado (apesar de não visível no simulador).

    Mas fazendo lá a simulação,apesar de se colocar os anos da compra e da venda,nada se altera em relação a metade do valor da mais valia.
 
0.0162 seg. NEW