Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Estou a tentar montar um sistema de rega mas não percebo nada do assunto.
    Andei pela net e consegui recolher alguma informação e consegui chegar a uma espécie de projecto que desenhei e que teóricamente parece funcional, na prática não sei.
    Nas imagens podem ver o que pretendo para 2 espaços de aproximadamente 60m2.

A principal dúvida que tenho começa logo na espessura do tubo, 20mm com 16mm no interior serve?

A disposição será a correcta?

2 turbinas na imagem de baixo porque tem um passeio a meio e não posso passar tubos para o outro lado e se as turbinas chegarem aos 6 metros, as duas cobrem toda a área.

no outro espaço leva 4 difusores fixos que se chegarem a um leque de 4 metros de raio cobrem totalmente o espaço.

Quanto à pressão, não faço ideia, mas sempre usei um aspersor de impacto que segundo sei só funciona em locais com boa pressão de água.

Agradeço desde já a ajuda e espero que o desenho esteja perceptível.

Cmpts
    Hugo
      IMG_20180524_204137.jpg
      IMG_20180524_204110.jpg
  2.  # 2

Boas,

Será que a Cudell no Porto me poderá ajudar na escolha dos materiais?

Obrigado.
  3.  # 3

Colocado por: hugo_cruz12Será que a Cudell no Porto me poderá ajudar na escolha dos materiais?

aCHO QUE É MELHOR, E NO PLANEAMENTO DESSA REGA IDEM...
  4.  # 4

Colocado por: hugo_cruz12Boas,

Será que a Cudell no Porto me poderá ajudar na escolha dos materiais?

Obrigado.

sim certamente, agora a simpatia e profissionalismo de quem o atende...

tem também outras lojas/empresas com serviços equivalentes

normalmente "oferecem" o projecto de rega, fazendo o desconto desse custo, em material adquirido na própria loja.
  5.  # 5

sou cliente na Cuddel de Palmela sao cinco estrelas e ajudam e fazem sugestões..... presumo que na do porto será igual!

algumas coisas a ter em conta:

Tubagem principal em anel e depois tubagem mais fina para ligar aos aspersores e pulverizadores
    para essa dimensão eu so metia pulverizadores
    ajudam-no na escolha do material e de todos os acessórios que necessita

no caso do passadiço nao tem hipotese de escavar por baixo, tipo tunel, e passar um tubo? o ideal seria passar um tubo tipo de esgoto e depois dentro desse tubo passar o da rega. isto normalmente é possivel, dá trabalho mas é possivel e é melhor que partir o chao ou ter que andar a regar o passeio!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NTORION
  6.  # 6

eu no meu sistema (fui eu que fiz) e nos que costumo ajudar a montar, costumo utilizar tubo pet alta densidade de 25mm ou 3/4 para tubagem principal que fica em anel, isto é nao leva terminais, o tubo da a volta e liga novamente no mesmo tubo com um T.

Depois para ligar os pulverizadores costumo usar o tubo de 16mm ou 1/2 que liga a tomada de carga ao pulverizador directamente.

ja decidiu onde vai ficar a caixa com as electrovalvulas? onde está a pensar colocar a caixa tem la ponto de agua? pensa colocar o programador? vai precisar de luz. pode optar por um controlador a pilhas, mas nao aconselho!
    Concordam com este comentário: nmex2
  7.  # 7

Colocado por: loverscouteu no meu sistema (fui eu que fiz) e nos que costumo ajudar a montar, costumo utilizar tubo pet alta densidade de 25mm ou 3/4 para tubagem principal que fica em anel, isto é nao leva terminais, o tubo da a volta e liga novamente no mesmo tubo com um T.

Depois para ligar os pulverizadores costumo usar o tubo de 16mm ou 1/2 que liga a tomada de carga ao pulverizador directamente.

ja decidiu onde vai ficar a caixa com as electrovalvulas? onde está a pensar colocar a caixa tem la ponto de agua? pensa colocar o programador? vai precisar de luz. pode optar por um controlador a pilhas, mas nao aconselho!
    Concordam com este comentário:nmex2

enventualmenfe, e se ponto de água for junto ao próprio contador, fazer o anel (tubagem principal) em PEAD Risco Azul PN10 de 32mm (1") e depois distribuir nos circuitos pretendidos - electrovalvulas. Nunca sabe se um dia mais tarde não quer colocar uma torneira aqui ou ali.
    Concordam com este comentário: loverscout
  8.  # 8

Colocado por: nmex2

enventualmenfe, e se ponto de água for junto ao próprio contador, fazer o anel (tubagem principal) em PEAD Risco Azul PN10 de 32mm (1") e depois distribuir nos circuitos pretendidos - electrovalvulas. Nunca sabe se um dia mais tarde não quer colocar uma torneira aqui ou ali.

sim nao referi isso mas concordo e no meu caso está exatamente assim.... tubo de 32 ate as electrovalvulas das electrovalvulas sai tubo de 25 e do tubo de 25 para os pulverizadores sai tubo de 16
  9.  # 9

Com ou sem funny pipe?
  10.  # 10

Colocado por: esptCom ou sem funny pipe?

Colocado por: loverscout e do tubo de 25 para os pulverizadores sai tubo de 16
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  11.  # 11

isso do funny pipe é uma questão de gastar mais euros! com um bocado de tubo e 2 acessorios faz o funny pipe ás medidas que quer e nao fica dependente do que o mercado oferece e ao custo do mesmo....por esse motivo nem sequer falei nesses termos pois sempre poupa uns trocos!
  12.  # 12

Sim, nem eu estava a falar nele como um acessório, mas sim em fazê-lo ;)
  13.  # 13

compra um "rolinho" de 100m de tubo 32 e outro de 16, e depois uma questão de acessórios.
  14.  # 14

Aí se fosse só 100m... Preciso de bem mais :( nem sei por onde começar...
  15.  # 15

Colocado por: esptpor onde começar...
    uma sacholinha e toca a cavar...... =D
  16.  # 16

Colocado por: Sergio Rodriguesuma sacholinha e toca a cavar...... =D

está a ver, é um início, outro será por comprar os tais 100m de tubo (assim para ir aquecendo) e começar no ponto de água, fazendo a conduta principal - claro que projectar em papel o que se pretende, por onde passar e alguns detalhes, é mais fácil de concer logo de sacho na mão.

pela motivação correcta (e não fale em sandes de couratos, se não arranja pelo menos maisum, para fiscalizar) arranja já meia dúzia para ajudar.
    • espt
    • 28 maio 2018 editado

# 17

Oh diabo, deixe a churrasqueira ficar pronta que ponho lá o material* todo :)

No sábado andei umas 4h de enchada a limpar pedras etc, fiz uns 50m² e já fiquei todo torcido e com umas 5 ou 6 bolhas :)

O ideal era um abre valas, alguém sabe quem tem um? :)
  17.  # 18

*líquido e sólido, que é como quem diz, vinho, água, "mines", deveras, tiras, costelas, tubos, aspersores, válvulas, ferramentas e WC para tomar banho... :)

0.0211 seg. NEW