Iniciar sessão ou registar-se
    • Jota5
    • 30 maio 2018 editado

     # 181

    Colocado por: JoelM

    sim, ao arquitecto isto se quiser tem uma base mais completa para pedir orçamentos, a maioria dos clientes contudo prefere "poupar" nisso e fazerem eles a lista do que pretendem, tornando muito mais complicado o comparar de orçamentos porque acabam sempre por se esquecer de muitos dos materiais/elementos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana...


    A minha arquitecta dice-me não ser necesario,mapa de quantidades nem cuaderno de encargos...Vamos ver...
  1.  # 182

    Colocado por: Jota5cuaderno de encargos...

    Uma arquiteta que diz "cuaderno de encargos" deve ser boa deve.
    :)))
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 183

    Colocado por: Jota5não se necesario,mapa de quantidades


    pOIS E DEPOIS QUANDO AS COISAS CORREM MENOS BEM, É QUE MAIS COMPLICADO RECLAMAR E CONTROLAR OQ UE FOI OU NÃO FETO FACE O ORÇAMENTO RECEBIDO.
    aconselho sempre, a elaboração de mapa de quantidades, o amis descritivo e completo possivel, se necessários com peças desenhadas extra de apoio... mas não menos verdade que para muito empreiteiro, em especial nas zonas rurais, que trabalham à base da confiança e com a "palavra"... nem sequer tem conhecimentos para o preencherem e/ou afetarem valores...
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 184

    Colocado por: zedasilva
    Uma arquiteta que diz "quaderno de encargos" deve ser boa deve.
    :)))


    Disculpe-lá...O misturar idiomas fas que uma acabe por escrever asim...Cuaderno eu sei,en espanha tambén é asin,mas con tanta diferença de ortografia,acabo por fazer estas coisa,sorry.
  4.  # 185

    Colocado por: Jota5Disculpe-lá...

    Está desculpado, foi apenas uma piada para os arquitetos.
    Eu sou o gajo que mais erros de ortografia aqui dá.
  5.  # 186

    Colocado por: zedasilva
    Está desculpado, foi apenas uma piada para os arquitetos.
    Eu sou o gajo que mais erros de ortografia aqui dá.


    Espanhol e portugués pode parecer muito parecido,mas a ortografía é muito diferente,veja so...Libro,vehiculo,ahí,arbol,hombro etc etc
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 187

    Colocado por: zedasilva
    Uma arquiteta que diz "quaderno de encargos" deve ser boa deve.
    :)))


    Disculpe-lá...O misturar idiomas fas que uma acabe por escrever asim...Cuaderno eu sei,en espanha tambén é asin,mas con tanta diferença de ortografia,acabo por fazer estas coisa,sorry.

    Colocado por: JoelM

    se calhar nao quer é fazer...

    Sei lá...
  7.  # 188

    Colocado por: JoelM

    se calhar nao quer é fazer...


    Ou nao sabe..porque fazer mal ou muito incompleto à muitos a fazer.
  8.  # 189

    Colocado por: riscosmuito incompleto à muitos a fazer.

    Já me apareceram alguns com 50 paginas em que nem 2 se aproveitavam
  9.  # 190

    Colocado por: zedasilva
    Já me apareceram alguns com 50 paginas em que nem 2 se aproveitavam

    São ás carradas..depois o cliente paga em trabalhos a mais porque não estava previsto no mapa de quantidades. ou entao é um mapa saído do google..
  10.  # 191

    dá para sermos nos a escolher tudo o que queremos para esse caderno?
  11.  # 192

    Colocado por: Ana...dá para sermos nos a escolher tudo o que queremos para esse caderno?

    E deve!
    O CE é elaborado entre o DO e o técnico que o executa.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5, Ana...
  12.  # 193

    Colocado por: Anonimo06082021onde não pode faltar o PPR.

    Se for isso que estiver definido no projeto e for a vontade do DO.
    Neste caso o CE deve definir as regras básicas de uma boa execução
    Concordam com este comentário: zinna
  13.  # 194

    Colocado por: Anonimo06082021esqueci-me-me,aqui DO não tem voto na matéria.

    Nos meus tem.
    Aliás os DO para quem executo CE devem pensar
    -Atão mas se era para eu decidir tudo para que raio pago ao gajo?
  14.  # 195

    Não se pode "bater" apenas nos arquitectos e ou nos engenheiros das especialidades. Um DO facilmente pode provocar um acréscimo nos potenciais custos, basta que para isso ele peça algo em âmbito de elaboração de projectos que a equipa de projeto 'desenhe, mas como o DO não têm a verdadeira noção desse custo, apanha um susto quando recebe os primeiros orçamentos.

    Foi o meu caso.

    É certo que o DO pode dizer que pediu uma casa para o orçamento X,e dizer que a equipa de projeto não alertou para o acréscimo das 'adições' mas entre o momento da 1 reunião até à submissão dos projectos na câmara vai um certo tempo e a equipa de projeto,pelo trabalho que tem, facilmente esquece esse limite. Quem nunca esquece esse valor é o DO.

    No meu caso, devido a um 'já agora' fiquei, em âmbito de projeto, com uma cave enorme que inicialmente não estava equacionada. Após ter recebido os primeiros orçamentos é que tive noção do incremento do custo dessa mesma cave na construção.

    Julgo que sou um gajo minimamente informado, e tive que reconhece que quem falhou na realidade fui eu e não a equipa de projeto. É certo que a mesma poderia e deveria ter-me alertado para esse custo,mas quem definiu / aceitou / aproveitou para incuir a cave fui eu.
  15.  # 196

    Colocado por: zedasilva
    E deve!
    O CE é elaborado entre o DO e o técnico que o executa.


    Colocado por: zedasilva
    E deve!
    O CE é elaborado entre o DO e o técnico que o executa.

    COm varias reunioes entre ambos, com consulta de marcas, com apresentação de amostras...isso é trabalho de execução
    Concordam com este comentário: zedasilva, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana...
  16.  # 197

    Colocado por: amartinsJulgo que sou um gajo minimamente informado, e tive que reconhece que quem falhou na realidade fui eu e não a equipa de projeto. É certo que a mesma poderia e deveria ter-me alertado para esse custo,mas quem definiu / aceitou / aproveitou para incuir a cave fui eu.


    porra tive um caso desses há pouquíssimo tempo....infelizmente
  17.  # 198

    Colocado por: DR1982CMartin, veja o video do espaços e casas, o arquiteto fala na arra de implantação, (56-60m2) e fala em 80-90m2 de área util...

    Sim DR, fui eu que coloquei o link, portanto, claro que vi e sei o que está no clip.
    O que eu penso é que, sendo o plafond de 180.000€ total, esse valor inclui tudo, ou seja é tecto máximo para área útil e bruta (se é que se designe como bruta), ou seja arranjos exteriores, muros, deck exterior - Tudo.
    Não sei se não incluirá outros custos também (licenças, taxas, projecto de arquitectura..).
    Como conheço a casa, quando tiver essa possibilidade, poderei confirmar (já que se quer fazer a conta ao tostão).

    Por mim, já me satisfaz pensar, como repetido, que 1000€/m2 é uma média a considerar, entre um mínimo (650€/m2 do arqt Nuno Gouveia) e um máximo (1200€/m2 referido pelo arqt Pedro Barradas), vá.
  18.  # 199

    Verdade que me meteram no CE PPR e PVC e não me explicaram . Eu sabia lá que havia PEX, etc ... vantagens / desvantagens vs custos ... comi e calei porque não fazia ideia . Talvez se fosse informado mantivesse o PPR ou não... só escolhi os acabamentos á " vista".. mas agora está e espero que dure muitos anos sem problemas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  19.  # 200

    Colocado por: enf.magalhaesVerdade que me meteram no CE PPR e PVC e não me explicaram . Eu sabia lá que havia PEX, etc ... vantagens / desvantagens vs custos ... comi e calei porque não fazia ideia . Talvez se fosse informado mantivesse o PPR ou não... só escolhi os acabamentos á " vista".. mas agora está e espero que dure muitos anos sem problemas.


    mas eles nao dizem quais as vantagens e desvantagem de cada escolha de materiais as diferênças de preços e isso??
 
0.0461 seg. NEW