Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Namoro ha 8 anos, e Estou a acabar de contruir uma moradia, moradia essa que vai ficar apenas em meu nome e em que as faturas da casa (construcao) estao todas em meu nome. No entanto eu e a minha companheira fazemos o IRS juntos para receber mais algum ha durante 3 anos. Sabendo tambem que o credito habitação ficou em nome dos 2 (para facilitar), gostaria de saber se, como casa fica em meu nome e sabendo que fizemos irs juntos e credito ficou em nome dos dois , e caso nós avancar-mos para o casamento, ela tera algum direito a casa. Obrigado
  2.  # 2

3.  # 3

Qual a razão para a casa ficar só no seu nome?
  4.  # 4

Tnjp a casa fica em meu nome pois o terreno esta so em meu nome. E tambem porque so eu é que investi na casa ( minhas poupancas). Mas esta duvida nao e uma questão de confiança, apenas duvida :)
  5.  # 5

JoelM

Esta em nome dos dois o empréstimo, mas a conta de onde sai o dinheiro é a minha conta ordenado.
    • RCF
    • 28 maio 2018

# 6

John

Dependerá do regime de casamento.
    Se casarem em comunhão de bens, a casa será de ambos. Se casarem em regime de separação de bens a casa será apenas sua.
    A opção é Vossa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: John-26
  6.  # 7

Colocado por: John-26JoelM

Esta em nome dos dois o empréstimo, mas a conta de onde sai o dinheiro é a minha conta ordenado.

é bom que a estime.... é muito boa mulher!

nunca na vida eu aceitava participar num emprestimo de uma casa que nao fosse minha, independentemente se o dinheiro sai da conta X ou da Conta Y....
    Concordam com este comentário: AnaC21, smst
  7.  # 8

Colocado por: loverscoutnunca na vida eu aceitava participar num emprestimo de uma casa que nao fosse minha,

Até porque se isso correr mal e vocês se separarem e mais tarde ela quiser comprar casa, fica agarrada a um crédito E sem casa.... porque duvido que o banco a deixe sair do crédito. Eu também não teria aceite isso e não me parece que ela esteja ciente de todas as consequências para o futuro dela.

de qualquer das formas, se casarem, depende do regime. Normalmente, por omissão, só tem direito a 50% do que é adquirido durante o casamento. Separação de bens só tem direito ao que comprar em conjunto, de resto mantém separado. Só o 3º regime é que podem escolher ficar 50-50 para TUDO.
    No entanto, independentemente do regime, ela terá direito a uma percentagem (assumindo que há outros herdeiros, senão fica com tudo) no caso de morte do titular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: John-26
  8.  # 9

AnaC21
    Apenas me surgiu esta duvida. Ela ficar no empréstimo foi uma grande prova de confianca para comigo:) Ensinaram-me a ser uma pessoa justa, e jamais pensaria em prejudica-la mesmo que agente se separa-se um dia. O que espero que nunca aconteça:)
  9.  # 10

Se queria a casa só para si, fazia apenas o crédito em seu nome.
    Agra imagine um casal em que só o marido trabalha fora de casa e tem um salário enquanto a mulher abdicou de uma carreira para cuidar da casa, do marido e dos filhos, pela sua lógica em caso de divórcio a casa seria só dele.
    Agora se você fosse auto-suficiente, não precisava de fazer empréstimo em conjunto com a sua namorada, nem de fazer IRS em conjunto com ela e daí ir buscar benefícios, convidava-a para ir morar consigo apenas e se um dia as coisas corressem mal apenas lhe tinha de "abrir" a porta de casa. Uma relação é para ser vivida a dois e se ela contribui para a gestão familiar é lógico que terá direito a parte dela se um dia se separarem.
    Acho que era possível na escritura ter mencionado que determinada quantia foi comprada apenas com dinheiro seu e o restante era divida dos dois.
    Se tem medo do que possa acontecer no futuro dissolve a união de facto e tira o nome da sua companheira do crédito colocando no lugar dela um fiador (os seus pais por exemplo). Agora perante uma desconfiança dessas por parte do meu companheiro eu apenas aceitaria morar com ele nesta situação caso as despesas gerais fossem divididas pelos dois.
    Concordam com este comentário: sisu
  10.  # 11

Smst

A casa e dos dois e vamos viver uma vida a dois. Apenas me surgiu esta duvida. Nao pretendo ficar com tudo para mim, ou estou a pensar so em mim, como certamente alguns estao a pensar. Se ela vivd comigo tem os mesmos direitos. Foi so uma duvida. Obrigado
  11.  # 12

Isto e tudo muito bonito mas as coisas mudam.

O melhor e fazer os possiveis para salvaguardar uma situacao de futuro justa para si e para a sua companheira.

Por exemplo, imagine que iam comprar um apartamento, so voce contribuia com o dinheiro mas queria realmente que o bem ficasse dos dois, entao na hora da escritura ficava la que o bem era em co-propriedade, 50% de cada um.
    Concordam com este comentário: John-26

0.0167 seg. NEW