Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Tenho um termoacumulador que este fim de semana lembrou-se de romper, inundando a casa.
    Têm ideia se vale a pena reparar?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Normlamente é lixo com ele.
    a não ser que seja um com cuba em inox ou cobre...
    Concordam com este comentário: migsan, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasNormlamente é lixo com ele.
    a não ser que seja um com cuba em inox ou cobre...


    Assim é.
    Concordam com este comentário: migsan
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  4.  # 4

  5.  # 5

    coloque um arierom ou um videira.
    de resto é só perder tempo, que acabam todos furados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  6.  # 6

    Provavelmente lixo devido a ferrugem.

    Alguma vez o anodo de magnésio foi trocado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  7.  # 7

    Colocado por: 1976coloque um arierom ou um videira.
    de resto é só perder tempo, que acabam todos furados...


    São de qualidade?
  8.  # 8

    Colocado por: ClioIIProvavelmente lixo devido a ferrugem.

    Alguma vez o anodo de magnésio foi trocado?


    Não. Nem sabia que devia ter feito manutenção....
  9.  # 9

    Para não ter manutenção o melhor ainda é comprar um termoacumulador de cuba em cobre. São caros e provavelmente tem de mandar fazer por encomenda (arierom, termobrasa, e outras marcas fazem-nos).

    Enquanto o termoacumulador em aço dura uns 5 anos sem manutenção, o de cobre dura 20. O primeiro custa 150€ e o segundo 400€. Ainda assim compensa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  10.  # 10

    Colocado por: ClioIIPara não ter manutenção o melhor ainda é comprar um termoacumulador de cuba em cobre. São caros e provavelmente tem de mandar fazer por encomenda (arierom, termobrasa, e outras marcas fazem-nos).

    Enquanto o termoacumulador em aço dura uns 5 anos sem manutenção, o de cobre dura 20. O primeiro custa 150€ e o segundo 400€. Ainda assim compensa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Em relação à manutenção, o que deveria ter feito? E era algo que poderia ser um amador a fazer, ou teria que ser um profissional?
  11.  # 11

    E em relação a alterativas? Esquentador electrico? Será uma alternativa?
  12.  # 12

    Colocado por: migsanEm relação à manutenção, o que deveria ter feito? E era algo que poderia ser um amador a fazer, ou teria que ser um profissional?

    So seguir o que está descrito no manual... nada de especial, nada que alguém com jeito para a bricolage não faça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  13.  # 13

    Colocado por: migsanEsquentador electrico? Será uma alternativa?

    So se quiser meter trifásico e aumentar a potencia de entrada do quadro... para uns 10.35kvA ou superior!!! existem topicos sobre essse assunto aqui no forum, leia quais são as grandes desvantagens...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  14.  # 14

    Colocado por: migsan

    Em relação à manutenção, o que deveria ter feito? E era algo que poderia ser um amador a fazer, ou teria que ser um profissional?


    Remover o ânodo de magnésio, ver o seu estado e substituir caso necessário.

    Este componente essencialmente é uma vara de magnésio mergulhada no depósito. É mais reactivo com o oxigénio do que o ferro, pelo que o oxigénio da água ataca preferencialmente o magnésio deixando o ferro do depósito em paz. Por essa razão o magnésio é corroído mais depressa, evitando que seja o ferro do depósito a sofrer. Daí também chamarem ao componente "ânodo de sacrifício".

    Em princípio pode ser feito por um amador. Eu tenho de fazer isso um destes dias, e para mal dos meus pecados o ânodo entra pela parte inferior do depósito, o que implica esvaziar o depósito antes de desmontar o ânodo.

    Há aparelhos em que o ânodo está montado por cima, o que facilita (mas ainda assim é preciso cuidados).

    Já que vai trocar o termoacumulador, já ponderou montar um com bomba de calor das subsidiadas pela ERSE?

    https://www.edp.pt/particulares/servicos/bombas-calor/

    Eu tenho uma e estou muito satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  15.  # 15

    Colocado por: ClioII



    Já que vai trocar o termoacumulador, já ponderou montar um com bomba de calor das subsidiadas pela ERSE?

    https://www.edp.pt/particulares/servicos/bombas-calor/

    Eu tenho uma e estou muito satisfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Infelizmente não cabe onde tenho hoje o termoacumulador.
  16.  # 16

    Viva,

    Aproveitando o tópico, alguém me sabe dizer onde é mais comum os termoacumuladores romperem ?

    É que tenho 1 de 200 litros no sotão já lá vão 3 anos, na semana passada foi feita a "revisão" pela 1ª vez, o anodo ainda estava +/-, o técnico disse que aguentava +1 ano..... Tenho receio de ficar com a casa "alagada".

    Quando eles furam/rompem é uma coisa em grande, ou começam a pingar ?

    Depois tenho ainda uma dúvida, caso o mesmo esteja sem corrente, a entrada de água fria no termo acontece na mesma ?



    Obrigado desde já.
      IMG_20180525_172336.jpg
      IMG_20180525_165313.jpg
  17.  # 17

    No meu caso furou em baixo, onde começou a pingar lentamente.
    Cerca de 2 dias depois foi o descalabro :)
  18.  # 18

    Em baixo, na zona em que tem o termostato com a luzinha certo ?

    Quando diz que foi o descalabro, foi tipo "rebentar as águas" ? :)

    Aquilo depois ao estar a perder água, se não fecharmos a torneira de entrada de água, continua sempre a correr, certo ?
  19.  # 19

    Colocado por: nsalvadoEm baixo, na zona em que tem o termostato com a luzinha certo ?
    Mesmo no fundo do cilindro.

    Quando diz que foi o descalabro, foi tipo "rebentar as águas" ? :)
    foi o correr continuo de um fio de água, que embora fino a mossa será grande se não estiver ninguém em casa.

    Aquilo depois ao estar a perder água, se não fecharmos a torneira de entrada de água, continua sempre a correr, certo ?
    No meu caso sim, não sei se existirá algum termoacumulador com algum mecanismo de protecção.
  20.  # 20

    Ok, chegou a apanhar a parte elétrica fazendo disparar algum disjuntor ou mesmo o quadro?
 
0.0223 seg. NEW