Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Tenho uma moradia com um painel solar com sistema de termossifão.
    Não tednho qualquer sistema de backup, a não ser a resistência do próprio reservatório/painel, com um relógio no quadro.

    O sistema funcionou bem até há pouco tempo atrás.
    Comecei a notar que a água tem um arrefecimento brusco.
    2 exemplos:
    - no 1º banho do dia, é necessário abrir a água fria qb e no 2º banho mesmo com a água quente no máximo, já não é quente o suficiente;
    - mesmo com a resistência ligada no dia anterior e nessa altura com a água MUITO quente, na manhã seguinte a água não está quente o suficiente.

    O que é que poderá justificar isto?
    Obrigado
  2.  # 2

    Provavelmente quando tem sol tem água muito quente, quando não tem, liga a resistência mas se ela estiver regulada para aquecer água por ex a 40 graus, nunca vai sair quente. Verifique.
  3.  # 3

    Mas a temperatura da água nunca deveria baixar de forma tão abrupta, nem está frio que se justifique, digo eu.
    Ontem à noite a água estava bastante quente e apesar da temperatura da água baixar durante a noite, creio que não deveria baixar tanto.
    Nos anos anteriores a partir de Abril que desligava a resistência e só a voltava a ligar em Novembro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
    • eu
    • 29 maio 2018

     # 4

    Colocado por: TIFFOSINos anos anteriores a partir de Abril que desligava a resistência e só a voltava a ligar em Novembro.

    Este ano tem havido mais dias com bastantes nuvens. Talvez seja essa a explicação...
  4.  # 5

    Pois, talvez.
    Desde sábado até ontem, tive a resistência desligada e de manhã tive sempre água qunte disponível para banhos, tal como esperado.
    Como ontem o dia esteve bastante nublado, liguei a resistência durante 1h30 mesmo para precaver que a temperatura da água pudesse baixar durante a noite.
    Hoje de manhã, a temperatura estava nos mínimos admissíveis.
    Estas variações tão grandes é que me estão a intrigar.
    Este não era o comportamento habitual.

    Sendo um sistema de termossifão, durante a noite, a água fica em repouso no reservatório sem qualquer intervenção, correcto?
  5.  # 6

    consegue ir ao pe do painel e do deposito? veja se nao ha fuga qualquer e ele esteja a meter agua fria.....
  6.  # 7

    Tem feito a manutenção preventiva anual aconselhada!? quantos anos tem o sistema? Isso deve precisar de glicol...
    Concordam com este comentário: Supporter
    • eu
    • 29 maio 2018

     # 8

    Tem uma válvula termostática à saída do depósito? Se estiver avariada, podem ocorrer situações dessas que descreve...
    Concordam com este comentário: callinas
  7.  # 9

    Sabe qual a marca do termossifao?
  8.  # 10

    Colocado por: loverscoutconsegue ir ao pe do painel e do deposito? veja se nao ha fuga qualquer e ele esteja a meter agua fria.....


    Nos períodos em que tenho ido ver, não detectei nenhuma fuga.
    Mas neste caso, convinha ir logo após um banho, coisa que ainda não fiz.
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasTem feito a manutenção preventiva anual aconselhada!? quantos anos tem o sistema? Isso deve precisar de glicol...
    Concordam com este comentário:Supporter


    Sim, anualmente, por uma empresa certificada (supostamente). Já volto a este tema.
    A revisão foi efectuada há 1 mês.
  10.  # 12

    Colocado por: euTem uma válvula termostática à saída do depósito? Se estiver avariada, podem ocorrer situações dessas que descreve...
    Concordam com este comentário:callinas


    Não tem. Será das próximas coisas a fazer.
  11.  # 13

    Colocado por: Energia LivreSabe qual a marca do termossifao?


    Troia. Acho que é 'prima' da Vulcano.
 
0.0130 seg. NEW