Tenho tudo pronto para começar a construir no entanto nos documentos a entregar na camara para levantar a licença pedem o plano de segurança e saude. Falo com o arquitecto e diz-me que é o construtor, falo com o construtor e diz que é o arquitecto. Moral da historia falta esse documento e ninguem me arranja, posso eu pedir a alguém fora do arquitecto ou do construtor para me elaborar esse plano ? alguem me sabe tambem dizer quanto me pode custar esse plano ?
Pois já vi que as opiniões divergem, Tambem já li que o PSS tem de ser elaborado quando o projecto esta a ser também elaborado e que depois o empreenteiro apenas o tem de cumprir ou se quiser alterar.... No entanto nem um nem outro se estão para chatear e eu quero começar a construir e falta-me esse documento....
O PSS normalmente é realizado por quem fez os projetos de especialidades, nao passa de mais uma projeto. Há empreiteiros que ofereciam porque tinham um engenheiro nos quadros da empresa que o fazia....hoje isso já não é necessário. quando se diz que fica a cargo do D.O, quer dizer que o D.O é que tem de contratar quem faça o PSS, da mesma forma que contratar o coordenador de Segurança tambem é da responsabilidade do D.O
Existe o PSS em fase de projecto, deveria ser fornecido ( se constante da proposta de honorarios) pela equipa projectista Este é o PSS que se entrega na CM.
Depois Tem o PSS em fase de obra, supostamente será o PSS de projecto que serve de base e o qual é aperfeiçoado/ adaptado pelo Director técnico do empreiteiro geral e/ ou pelo Coordenador de Segurança em Obra ( contratado este último técnico pelo DO)