Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Digamos que necessito de preeencher um vao de 1.50m de comprimento por 1.50m de largura. O MDF e suficientemente resistente para que se possa caminhar sobre ele e, se assim for que espessura devo usar?
  2.  # 2

    Eu não arriscava...
  3.  # 3

    caminhar sobre mdf? tá bem tá...lol
  4.  # 4

    Porque não osb?
  5.  # 5

    A minha opinião: parece me impossível utilize contraplacados no mínimo
  6.  # 6

    Depende do que estamos a falar.
    Do que se trata? É no interior? O que há por baixo? Como vai fixar o MDF (encastrar os bordos, ou simplesmente apoiar a placa no chão?)? Dá para meter uns barrotes de forma a reduzir os vãos a metade?
  7.  # 7

    ...exactamente...dependo d q estamos a falar. Interior ou exterior, se tiver em contacto com aguas não é o mais aconselhado.. se tem algum tipo de suporte por baixo para não deixar grandes vãos que podem "abaular". Em termos de resistencia espessuras entre os 19mm e 30mm talvez seja o ideal.
  8.  # 8

    Quem iniciou o tópico fala de vãos de 1,5m por 1,5m, com MDF é muito vão para cobrir, se fosse ai uns 0,5m ainda era de ponderar.
  9.  # 9

    Caro rjmsilva.
    O momento flector é proporcional ao quadrado do vão. Mas o momento de inércia do material depende da sua espessura.

    Portanto, se o material (MDF) aguenta com um vão de 0,50m, é só uma questão de aumentar a espessura para que também aguente um vão de 1,50m.

    No fundo, até uma folhita de papel poderia aguentar com esse vão de 1,50m.... se tivesse para aí uns 40cm de espessura! :-))
  10.  # 10

    Obviamente que tenho que concordar consigo Luis, a minha intervenção foi no sentido de que o autor do tópico teria que diminuir o vão ou mantendo-o deveria escolher outro material já que provavelmente irá ter que usar espessuras de MDF pouco práticas. ( O papel está fora de questão pelos vistos. ;-) )
  11.  # 11

    O mdf costuma ter que 2/3/4 cms :)
    mas se fosse de papel tinha de levar uma boa cola e uma boa prensada"" :) aí está um bom exercício de engenharia :)
    Lembrei-me agora de um exercício que se costuma fazer nas universidades construir pontes em miniatura com esparguete usando o mínimo de cola e do próprio esparguete
 
0.0110 seg. NEW